sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VIGIE SUA AGRESSIVIDADE – ISSO PODE SALVAR SUA VIDA





    Nós somos seres ainda bastante agressivos e até com impulso para a violência.

    No ritmo anterior de vida; nossas contenções geradas pela educação e religião até que funcionavam de forma razoável. Quando nossa agressividade era colocada á mostra e á prova conseguíamos nos conter ou batíamos uma porta, falávamos alto; falávamos um palavrão. Quando o desejo de retaliar era muito forte e nossa vontade era agredir o outro; agredíamos a nós mesmos: somatizando – dor de cabeça, gastrite, pressão arterial que subia; coceira, etc.

    Hoje é preciso vigiar muito; pois num desses impulsos podemos bater ou apanhar, matar ou morrer.

    Nosso assunto de hoje é a agressividade subliminar, oculta nos padrões de comportamento social dito normal.

    Agressividade:

    Tendência a atacar com o único motivo de sobrepujar, provocar uma reação no oponente com objetivo de subjugá-lo ou matá-lo.

    Na atualidade nem sempre o agressivo ataca de forma explícita, a agressividade torna-se cada vez mais subliminar, camuflada e, portanto, mais difícil de ser erradicada; em alguns meios sociais é quase que, considerada uma virtude necessária para tornar-se um vencedor; sobre os pacatos e cooperativos.

    Esse ponto é pouco abordado no conceito bullying; mas ele é fundamental; pois, no bullie a agressividade e a covardia caminham lado a lado.

    Também podemos citar a atitude de provocar que, é ignorada como um sintoma de agressividade. No entanto, quem provoca quer briga, para mostrar a si mesmo que é mais poderoso.
O desejo básico da provocação; uma marca registrada do bullie; além de subjugar ou humilhar – é esconder o sentimento de menos valia – somente os fracos de caráter provocam.

    Essa derivação da agressividade é comum em múltiplas situações da vida moderna e, uma das mais perigosas para a paz íntima e social; pois, como bem diz o ditado popular: “quem procura acha”.

No dia a dia na convivência com as pessoas enfrentamos olhares e posturas desafiadoras num entrechoque de bullies – o conceito de normalidade camufla a postura bullying de viver.

    Momento crucial para rever nossa educação e modo de vida.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo