domingo, 2 de maio de 2010

SIDA OU SIDOCA?

domingo, 2 de maio de 2010
CUIDADO COM A DONA SIDA

Dona Sida com S sim senhor – faça o favor!

Ela ficou conhecida como unha e carne com o HIV – e juntos liquidavam com os linfócitos T4 (células CD4); que são os elementos do sistema imunológico que sinalizam ás outras células para a necessidade de proteger o organismo contra vários tipos de agentes invasores (vírus, fungos e bactérias) – morte por infecções secundárias são a principal causa de desencarne de portadores de HIV.

Mas, dona Sida é eclética:

Estamos no http://saudeoudoenca.blogspot.com

Só por hoje.

"ARBEIT MACHT FREI"

Em reposta ao artigo “Ganharás o pão com o suor do teu rosto” meu amigo o Dr. Alfredo Jorge Silva e Souza – neurocirurgião que atua em São José dos Campos e Jacareí (SP); enviou-me a seguinte resposta: arbeit macht frei. Dono de uma inteligência privilegiada ele tem sempre essas tiradas, que levo muitos dias digerindo.
Essa, me fez rever nossa relação esquizofrênica com o trabalho; enquanto comunidade.

Vai saber qual foi a intenção do sujeito ao colocar a placa com a frase em questão – provavelmente não se tratava de “humor negro” nem de piada de mau gosto; no começo de suas atividades o campo de concentração não era ainda um declarado campo de extermínio.
À entrada de Auschwitz I lia-se (e hoje não se lê mais; pois roubaram a placa) as palavras: “Arbeit macht frei” (o trabalho liberta).
Os prisioneiros do campo saíam para trabalhar durante o dia nas construções do campo, com música de marcha tocada por uma orquestra. (Wikipédia).

Muitas são as possibilidades da leitura dessa verdade cósmica – pois, nossa chegada á condição humana é uma suada conquista.
Cada uma de nossas qualidades foi conquistada passo a passo e a falta delas também. Exemplo: Nossa condição de riqueza ou de pobreza pessoal não veio de graça – Se o amigo não é muito dado ao trabalho nunca peça á Fonte Criadora, paciência; pois, o que receberá de volta? – Problemas, empecilhos, contratempos – ou seja, as ferramentas para conquistar a tão sonhada paciência.

Livrar-se da ignorância que aprisiona e que nos faz viver de esmolas (físicas ou espirituais) também dá trabalho. Como já foi bem dito: “não só de pão vive o homem”. Depois da conquista do livre arbítrio não nos é permitida a condição de vegetar.

Para a maior parte de nós quando se fala em trabalho; o que nos vem á mente é a atividade profissional.
Fica em aberto muitas questões prá lá de vitais para a futura paz individual e social.

O trabalho profissional liberta ou escraviza?

Como não batemos bem da cabeça; tanto liberta quanto escraviza – imaginemos a felicidade do primeiro salário do primeiro emprego – Poder comprar o que quiser (leia-se puder – para não cair na armadilha do crédito) – Em contrapartida; algum tempo depois, o mesmo trabalhador pode tornar-se um estressado e voluntário escravo do trabalho.

Desemprego.
Mesmo sabendo que o trabalho dignifica o homem, permite-se que máquinas e tecnologia gerem milhões de desempregados de forma súbita; sem usar alternativas (que não queiram copiar os campos de concentração – pelo amor de Deus – ninguém quer ser libertado daqui pro lado de lá).
Para não diminuir o lucro, a primeira coisa a fazer é enxugar a folha de pagamentos. Com certeza gente demais e emprego de menos vai dar zebra.

Baixos salários.
Quanto vale meu trabalho?

Falta de capacitação profissional.
Estudar prá que?

Trabalho escravo.
Esqueceram de avisar a alguns setores da economia que a princesa Isabel liberou os escravos (de libertar; esqueceram).

Trabalho infantil.
Ser filho do Jeca Tatu não é fácil não.

Pobreza de ética profissional.
Onde há desprezo pela educação não pode haver qualidade pessoal muito menos profissional. A escola vai ter que dar berço também – será que vai dar certo. Mobral de família?

Vida abaixo da linha de miséria.
Bolsa neles – até que aprendamos a viver com muito pouco e quase nada; conforme diz Emanuel (mentor do Chico Xavier): rico é aquele que tem poucas necessidades. A classe política sem que o saiba nem pretendesse; é uma tremenda alavanca para a evolução espiritual do povo – “Há males que vem para bem” – “Deus escreve certo por linhas tortas” – isso torna a vida apaixonante; mas, menos, menos... Desse jeito ninguém merece!

Trabalho, emprego, salário e sociedade de consumo.

“Arbeit macht frei”...

Amigo! – Dessa, tô fora!
Ser libertado desse jeito – nem morto – nem morto.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo