domingo, 28 de novembro de 2010

EXCLUSÃO - ESTRESSE E DOENÇAS DA TIREÓIDE



Conforme vimos em artigos anteriores; nós estamos enquanto humanidade vivendo nos últimos cinqüenta anos, principalmente, um momento especial de seleção natural da espécie. E isso, em todos os aspectos que envolvem o ser: ético, moral, espiritual, funcional, orgânico.

Uma das ferramentas atuantes nesse processo é o estilo de vida baseado no Estresse Crônico – esse efeito colateral do estilo de vida que levamos é chamado de Síndrome Geral de Adaptação.

A SGA evolui em três fases:
1- Reação de alarme
2- Fase de resistência
3- Fase de exaustão
Reação de alarme:
É a soma de todas as reações não específicas para as quais o organismo não está ainda adaptado. Caso a agressão sistêmica seja moderada é possível a recuperação; e essa fase se divide em duas: a de choque e a de contrachoque que é a reação natural contra o choque e baseia-se no aumento da atividade.

Fase de resistência:
É a soma de todas as reações não específicas geradas pela exposição demorada a estímulos; aos quais; o organismo se adaptou.
A adaptação a determinado agressor é acelerada ás custas da diminuição contra outros tipos de agentes (explica as doenças recorrentes infantis e daqui em diante dos adultos).

Fase de exaustão:
Devido à permanência e á intensidade da situação toda a fase de resistência não pode ser mantida e o equilíbrio se rompe.

Um diferencial é identificar o estresse útil de adaptação a uma vida cada vez mais digital; do estresse inútil, inoperante.

O estresse inútil comanda a vida das pessoas cansadas, tristes ou desalentadas de forma crônica, que logo se transformam em depressivas, angustiadas ou em pânico.

Quase mortas, em vida...

Nosso assunto de hoje é o aumento vertiginoso dos casos de doenças da tireóide, tanto na sua função (hipo e hiper) quanto na sua estrutura (tumores, cistos e nódulos).

Na SGA todo o processo se desenvolve no eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal; estudos mostram a relação entre o estado de ânimo e o hipotireoidismo subclínico.
Na depressão, a tireotropina (TSH), secretada na hipófise, passa a responder menos ao seu hormônio liberador, o TRH. Mas o desânimo e a apatia da depressão modificam essa resposta, aumentando, retardando, ou seja, de qualquer forma essa resposta está alterada na depressão. E no caso que nos interessa no assunto de hoje: O cortisol é capaz de interromper a liberação dos hormônios da tireóide.

Vivemos um momento de aceleração e de instabilidade emocional; sob pequenos estímulos nós estamos apresentando comportamentos estilo Bipolar.
Sabedores que as emoções e sentimentos participam ativamente do mecanismo do estresse crônico dá para imaginar que nosso sistema endócrino e neuronal vai pirar.

Por que as doenças da tireóide atingem mais as mulheres?

Segundo a visão psicossomática, a tireóide é a glândula das emoções e da auto-estima. As mulheres de maneira geral têm mais dificuldade em educar as emoções; a tendência controladora é muito forte (resquício do instinto materno) – em parte, isso pode explicar um pouco. Manter a auto-estima num mundo onde os valores flutuam ao sabor dos desejos de ícones da mídia; não é nada fácil. É possível que algumas substâncias utilizadas de forma corriqueira como anticoncepcionais, medicamentos, alimentos..., possam participar do processo; mas, assim como parte das colocações psicossomáticas, isso fica no terreno das especulações.

O que fazer para preservar nosso organismo e, no caso, a tireóide?

O primeiro passo é aprender a separar o estresse útil do inútil.

Praticando coisas bem simples como:
Cuidar da própria vida; e apenas dela.
Usar de honestidade de princípios: o que é meu é meu; o que é seu é seu – em todos os sentidos: de valores a problemas.
Aprender a dizer não; com inteligência e honestidade.
Usar a informação e a tecnologia com discernimento.
Definir e cultivar idéias próprias e valores pessoais.
Ter muitos amigos.
Dar muitas risadas.
Trocar problemas por lições.
Levar uma vida útil; é preciso servir para alguma coisa coletiva.

Na dúvida sobre o que fazer: AME.

Mas, cuidado: amar de forma errada destrói a paciência dos outros e a sua tireóide...

Revisemos nosso conceito de amar...
Nossa tireóide agradece. O planeta e o “saco de Deus” também; pois a paciência Divina tem limites...

NÃO ESQUEÇA: NÓS ESTAMOS NOS SELECIONANDO!

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo