sábado, 30 de outubro de 2010

PERSONALIDADE PSICOPATA – EU?


A maioria dos amigos que interagem nos meus bloogs são pessoas que estão em busca da sanidade física, psicológica e espiritual.
Conforme já colocamos em vários artigos, vivemos um momento especial de transição em Gaia; vamos subir em escala de padrão vibratório de 4D para 5D – não será mais possível, pela exigüidade do tempo mudar a freqüência de forma passiva (dor e sofrer); é preciso atitude de mudança – Daí, para cada um de nós a emergência espiritual é o conhecimento de nós mesmos para que não piremos na transição; pois não haverá o atual umbral; então, a transferência de domicílio cósmico é inevitável para os mais descuidados.
Vamos brincar de nos conhecermos em maior profundidade (nada daquele processo primário de defeitos de caráter e virtude).
Como sofremos de visão deformada a nosso respeito; se alguém disser que somos Personalidades Psicopatas em potencial; muita gente vai se ofender.
É difícil que a Personalidade Psicopática seja reconhecida ou aceita pelo próprio paciente e, às vezes, nem mesmo por algum grupo social; pois, a característica de fazer sofrer os outros ou a sociedade é demasiadamente relativo e subjetivo: um revolucionário, por exemplo, é um psicopata para alguns e herói para outros.
O momento é especial; pois, num mundo a mil por hora tudo vai ficar embaralhado e o planeta vai virar um fantástico hospício; para depois deixar de sê-lo.
Os limites da sanidade e dos distúrbios psicológicos são nebulosos; e hoje em virtude dos aparatos tecnológicos que propiciam vastas e perigosas formas de agressão individual e coletiva; o assunto passou a ser mais discutido. Em especial o conceito de sociopata.
O termo personalidade psicopata ou psicopática foi usado por Kraepelin em 1904 para designar os que não são nem neuróticos nem psicóticos, nem bipolares; seguido de muitos outros, até os dias de hoje. Claro que suas colocações estavam centradas na ótica do comportamento vigente na época. Alguns tipos como os farsantes, embusteiros, querelantes, hoje são considerados pelas pessoas comuns como gente normal.
Resumindo e agregando alguns conceitos a respeito do assunto:
Problemas de distúrbios de conduta na infância. Inexistência de alucinações e delírio. Ausência de manifestações neuróticas. Impulsividade e ausência de autocontrole. Irresponsabilidade. Encanto superficial. Notável inteligência e loquacidade. Egocentrismo patológico. Autovalorização e arrogância. Incapacidade de amar. Pobreza de reações afetivas básicas. Vida sexual impessoal, trivial e pouco integrada. Falta de sentimentos de culpa e de vergonha ou excesso. Indigno de confiança. Falta de empatia nas relações pessoais. Manipulação do outro com recursos enganosos. Mentiras e insinceridade. Perda específica da intuição. Incapacidade para seguir qualquer plano de vida. Conduta anti-social sem aparente arrependimento ou excessivo. Ameaças de suicídio raramente cumpridas. Falta de capacidade para aprender com a experiência vivida.

Se o amigo se encaixou em ao menos cinco não se assuste; espere ou vá procurar outras dicas de comportamento, neurótico, psicótico, transtorno bipolar, esquizofrenia para que faça um diagnóstico de si mesmo mais próximo da realidade.

Mas, fique tranqüilo e light, pois:
Estar psicopata é uma maneira estável de ser no mundo. Adaptável nas condutas, sua dissimulação garante seu sucesso ou sobrevivência social.
Os que estão nessa condição refletem o desajuste do eu; são seguros à sua própria maneira; apresentam desordens de personalidade, embora exerçam funções com certa normalidade; apresentam alterações parciais de conduta desajustando-se com o meio sob certos estímulos; tendem a extremos de comportamento e não costumam avaliar os efeitos de suas atitudes; daí, não se acharem anormais e põem no ambiente ou naqueles com os quais convivem toda a origem de suas dificuldades. As variedades deste distúrbio são muitas, e resumiremos mais algumas poucas:
Instáveis emocionais: imaturos de humor muito oscilante, pobres de afetividade, brigões, podem rir e chorar pelo mesmo motivo ou choram sem razão. Tem jeito de bipolar; sem que o sejam de fato.
Personalidade passiva: dependentes, dominados e explorados.
Personalidade agressiva: explosivos, excessivamente auto - afirmados, às vezes líderes quando inteligentes; atuam melhor em grupos ou bando.
Personalidade compulsiva: meticulosamente arrumados, doentios em suas preocupações de ordem e de trabalho; quando já em tentativa de tornarem-se neuróticos descontam na comida e nas drogas permitidas: açúcar, cafeína, farinha, chocolate, etc.
Personalidade anti-social: conflitos constantes com a sociedade e suas normas.
Desvios sexuais: são muitos e variáveis.
Alcoolismo, toxicomania e gula: variável com o grau de intoxicação e lesão adquirido.

ALERTA – PEGOU GERAL:
O portador de personalidade psicopática tendendo a psicótico; para progredir espiritualmente usa muito mais a dor e o sofrer; pois, se encontra incapacitado enquanto psicótico para praticar a reciclagem íntima (o neurótico faz melhor esse processo). Quem se encontra neste estágio é incapaz de movimentar recursos evolutivos pela reflexão, devido à ausência de percepção das deficiências próprias; percebe apenas os instrumentos externos: situações, acontecimentos e o atrito com as criaturas de sua convivência. Precisa, e muito, dos choques de retorno da lei de causa e efeito para atingir a condição de neurose quando já reconhece suas deficiências, busca ajuda e tenta modificar-se.
A sociedade da atualidade e seus valores; acentuou a tendência da estrutura narcisista do psicopata normótico: auto-referência excessiva, grandiosidade, tendência à superioridade, exibicionismo, dependência excessiva da admiração por parte dos outros, superficialidade emocional, crises de insegurança que se alternam com sentimentos de grandiosidade, intensa rivalidade e inveja, consciente e/ou inconscientemente, refletidos na contínua tendência para exploração do outro, incapacidade de depender de outros, falta de empatia com para com outros, falta de compromisso interno em outras relações com ou sem sentimento de culpa.
Ao se defrontar consigo mesmo, não entre em depressão pelo amor de Deus.
Mais dicas virão...
Não se esqueça das dicas que já demos no bloog para evitar a morte, peripaques, viroses, pneumonias, gripes, enfartes e AVC nos feriadões.
O perigo é de sábado prá domingo...

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo