sábado, 1 de maio de 2010

NO DIA DO TRABALHO - A BUSCA DA QUALIDADE

Na vida contemporânea algumas frases que se traduzem em slogans da mídia tentam marcar a vida das pessoas na busca da qualidade.

Mas, o que é a tal da qualidade afinal?
De um produto? De pessoas? De razões para viver?

Convidamos os amigos leitores seguidores deste bloog a nos acompanhar nesse tema no RH DO FUTURO – A QUALIDADE HUMANA DO TRABALHADOR – http://reengenhariahumana.blogspot.com

Bom final de semana.

E TU GANHARÁS O PÃO COM O SUOR DO TEU ROSTO – CONSCIÊNCIA DA CONDIÇÃO HUMAMA

VIVA O DIA DO TRABALHO!

Sempre; mas, na sociedade atual, o trabalho é condição quase absoluta; não apenas de qualidade de vida; mas, acima de tudo de continuar vivo como ocorre nos bolsões de pobreza. Outro dia fiquei matutando a respeito do conceito: viver abaixo da linha da pobreza – isso me levou a questionar se, nós já podemos nos considerar seres humanos de fato; pois, o somos por direito.
Permitir a nossos iguais sobreviver dessa forma; é deprimente.
Pode parecer uma afronta ás nossas crenças a possibilidade de muitas pessoas não terem ainda a consciência de serem realmente humanos de verdade; ou o que seja ser um humano.

O amigo já parou para pensar sobre:
Quem somos nós?

Provavelmente você não terá dúvidas que pertence à espécie humana. Embora talvez nunca tenha parado para pensar sobre a importância disso na aqui na Terra.
Exercício.

Enumere as características do que considera um ser humano. Seria possível que muitos que rotulamos de humanos poderiam ser ainda quase?
Segundo nossas verdades, no momento o único animal capaz de filosofar no planeta somos nós – de construir e destruir - Mas, será?

Atenção.

Se, está insatisfeito com o caminho que trilha a humanidade, procura ignorar isso, pois no momento não importa como deveríamos ser, preocupe-se em analisar como nós somos no presente.

O que realmente conta é você.

Apenas analise a sua visão de humanidade e como você se enquadra nela. Qual é a sua forma de participar da vida em sociedade? Reflita e tome consciência, sem julgamentos; pois eles vão conduzi-lo primeiro a culpas, e depois a desculpas e a esconderijos de personalidade. Julgamentos apressados, também podem levá-lo a querer mudanças sem firmeza e clareza, portanto, no momento, não tenha preocupação em mudar nada em você, e muito menos nos outros. Fixe-se no EU SOU – para depois fixar-se no EU FAÇO ALGUMA DIFERENÇA.

Finalidades existenciais.

Definir as reais finalidades do viver é básico no momento de definir valores e objetivos de vida pessoal.
Os fatos nos levam a crer que no momento presente é urgente definir posição – neste universo não há o intermediário; ou você é luz ou sombra.
Para que e para quem vivo? – Minha existência tem algum sentido? Faço alguma diferença se ficar ou se partir? – Para que e para quem? – Quem lucra o que com meu trabalho?
Além disso, somos em teoria seres criativos - Como anda a sua criatividade?
A vida voltada apenas para a satisfação de instintos e preocupada apenas com o próprio umbigo não caracteriza um ser humano pleno; apenas reflete uma consciência primária; tanto faz que seja de primeiro, terceiro ou quarto mundo – Terei assegurado lugar na Gaia dos próximos tempos – onde haverá apenas o mundo dos humanos sem graduação de primeiro, segundo, terceiro?

Consciência da individualidade inserida no coletivo

É relativamente fácil provar que estamos distantes de saber quem somos; e se fazemos alguma diferença perante Gaia, a casa planetária que nos abriga. Basta observar o fenômeno da ansiedade doentia; ele é a comprovação de que não sabemos realmente quem somos nós, e a que viemos na existência. Para onde corremos? Atrás do que? Para chegar á frente de quem?
Atenção:
Pessoas que sofrem de ansiedade doentia estão em débito consigo mesmas

Quem sou eu?

Uma das formas de descobrir é trazer nossas percepções internas e externas para o momento presente. Embora ele pareça acelerado pela multiplicidade das experiências e, gere um tipo de ansiedade que angustia e atrapalha a percepção das vivências em andamento; ainda é possível perceber quem somos nós.
Neste dia do trabalho; quem sou eu frente á minha tarefa profissional?
Para que serve minha profissão?
Que uso faço dela?
Minha empresa é ética? Politicamente correta? Oportunista?
E eu?

Dica.

Tente isolar a opinião dos outros a seu respeito – embora ela possa ser útil para corrigir a distorção de auto – imagem criada pela cultura. Não se baseie apenas em desejos e expectativas realizadas ou não; conhecer-se é muito mais do que isso; então, dê tempo ao tempo.

Para que nossas vivências sejam produtivas é preciso definir quem somos como individualidade.

Vida útil ou inútil é a experiência produtiva que você é capaz de dominar, nem mais nem menos. Portanto não julgue as suas experiências, apenas viva-as; permita que elas fluam, neste instante; analise-as, pratique-as com bom senso para que possa automatizar as corretas.

Quem sou eu?
Poucos já nos capacitamos a responder com clareza e segurança a pergunta. Não julgue se você já poderia ter se capacitado à resposta com serenidade ou não. Isso, não é importante no momento. E para ficar tranqüilo submeta-se à lei da relatividade e da evolução gradual. Defina passo a passo quem é você, e tome cuidado para sempre trabalhar com o conhecimento de hoje na experiência de hoje. Se quiser, crie o hábito de anotar cada nova percepção e experiência íntima para integrá-las umas às outras com mais facilidade, pois nossa memória visual e auditiva deixa muito a desejar, especialmente em tempos acelerados.

Quais são meus objetivos de vida?

É relativamente fácil perceber que todos nós trazemos um potencial inato para um programa de trabalho a ser realizado.

Um conjunto de tendências, predisposições e habilidades boas ou não, corretas ou não; que não mais precisam ser adquiridas; pois, elas já são parte do acervo pessoal – claro que algumas podem ser substituídas; e outras delas; urge que o sejam.

Nossa forma de viver cria nossa marca pessoal perante o Departamento de RH do universo:

Fulano de tal deixou tal marca positiva, fez o possível para as circunstâncias da sua tarefa; foi útil a si e ao coletivo e ao planeta.
Beltrano roubou esperanças; destruiu oportunidades; mal usou os recursos próprios e da sociedade...

Quer queiramos ou não; vamos deixando o rastro de quem somos – nossas pegadas ficarão registradas no livro o tempo, eternamente a mostrar quem fomos.

O que importa é o que somos hoje; não o que fomos ontem...

Minuto a minuto, o conjunto de nossas irradiações vai delimitando e construindo a estrada que podemos trilhar com mais segurança na existência. Nem sempre clara, pois devido a uma série de fatores, boa parte das pessoas está perdida na vida, sem o seu rumo certo. Alguns fatores são intrínsecos a nós mesmos e, outros são externos, resultam do meio e principalmente da família e da educação recebida. Exemplo, os pais ao invés de estudar os filhos de analisar-lhes o gosto, as tendências e de verificar as habilidades estimulando-lhes a tendência natural para que as experiências que vierem a desenvolver sejam dominadas; a família quase sempre para suprir suas próprias carências e frustrações quer determinar, o que, com quem e como os filhos desenvolverão a experiência de viver.

Neste dia do trabalho – cuja importância para nossa evolução pessoal e coletiva supera a maioria dos feriados religiosos e cívicos:

Convidamos o leitor a libertar-se das amarras da educação formal. Analise com calma as possibilidades de experimentar novas formas de exercer sua profissão; para depois aprender; que é o domínio do experimento; é saber como e para que, fazer algo.

Na seqüência: Separe seus objetivos de vida em objetivos de curto, médio e longo prazo.

Qual é minha tarefa de vida?

Estou na profissão correta? No lugar certo? No momento adequado?

A terra está povoada de descontentes quanto às tarefas que executam nas diversas áreas do viver:

Na vida pessoal, familiar ou no trabalho; pois simplesmente fazem o que não gostam.

Ou:
Não quiseram aprender a gostar do que fazem ou com quem compartilham o fazer.

Sua relação potencial/desempenho não foi bem estudada.

A escolha da profissão pode ser um exemplo: imaginemos um garoto que desde pequeno é um exímio negociante, pois sempre leva vantagem nas aquisições, trocas e vendas que faz com os amigos, sem que seja um trapaceiro; ele é um administrador, um empresário nato, mas, por uma série de motivos resolve ou decidiram por ele que deveria fazer medicina; dentro dessa inesperada tarefa de vida para o seu potencial, suas saudáveis tendências e habilidades inatas para a vida comercial e administrativa podem causar problemas para ele ou para outros numa tarefa de vida que não comporta tão bem as relações humanas puramente comerciais.

Alerta.

Ainda não descobriu um propósito para existirmos? E quanto á finalidade de sua existência? – Neste dia de reflexão cósmica - Pense nisso com carinho.

Dica.

Lei do trabalho: nada se consegue sem esforço; “Ganharás teu pão com o suor do teu rosto”... Disse o mestre.
Intimamente relacionado com a experiência de viver como pessoa, está o conceito de exercitar o controle das boas experiências para poder manejá-las e, evitar o risco de causar graves e danosos acidentes evolutivos – Não almeje trabalhar apenas para te aposentar. Não usufruas de direitos espúrios adquiridos por outros; pois, na Nova Gaia não haverá castas nem apaniguados.

Exercício.

A partir do momento em que despertamos para a necessidade de nos conscientizarmos de nossa tarefa de vida, basta uma apurada verificação das nossas tendências, habilidades e predisposições associado ao estudo das ocorrências e experiências já vividas para fornecer um esboço e roteiro do projeto de vida de cada um de nós.

Mas, amigo:
Anote tudo.
Sem estresse, pois no momento, importa apenas descobrir a tarefa, certificar-se dela sem julgamentos críticos, nem deverias. Relax; numa fase posterior é que devemos buscar recursos para executar as mudanças que nos pareçam mais urgentes.

Hoje é dia de curtir um feriado “magro”; pois caiu num sabadão que para muitos já é dia natural de coçar. (não queira cobrar hora extra de coçação – vê lá – sem abusos.

Mais assuntos correlatos ao dia do trabalho vamos colocar no nosso bloog: RH do futuro. – se quiser acesse.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo