segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CERTOS COMPORTAMENTOS...


CERTOS COMPORTAMENTOS...
Prosseguindo; na seqüência do bate papo sobre nosso pensar, sentir, agir; com a finalidade de tentarmos a urgente cura da Normose.
Para tal, é urgente rever posicionamentos a respeito de quem ainda somos e nossas posturas diárias.
Usando conceitos básicos de nossa anatomia e fisiologia filogenética, vamos tentar entender “certos comportamentos” esquisitos para um ser humano da atualidade.
Onde ficamos ancorados no passado – em que estágio?
Por que não atualizamos nosso DNA?
Quais as origens de nossas doenças psicológicas e comportamentais?
Qual de nossos cérebros é o chefe eleito pela alma para comandar?
É chocante a idéia de que boa parte de nós ainda não pode ser considerado um ser humano de fato; em alguma Época, em algum lugar do passado sofremos um curto circuito evolutivo.
Esquecemos de salvar no nosso código genético as experiências?
Será que elas foram apagadas?
Estão nos registros akásicos ou na lixeira cósmica?
Na anatomia tudo bem; alguns de nós somos até belos espécimes - mas, na fisiologia da alma ou da consciência; ancoramos em Eras bem arcaicas.
Hoje é aceita a idéia com relação á personalidade; segundo a qual na fisiologia da consciência, os processos cerebrais acontecem tanto através de uma função hierárquica entre os três cérebros e uma Assembléia neuronal. (assunto interessante para entendermos o funcionamento esquizóide das Assembléias de todos os tipos; bem como as Câmaras e os Senados mundo a fora.
Esses cérebros são herança de nossos antepassados: répteis, mamíferos e primeiros primatas. De volta para o futuro?
Possuem diferentes características de performances comportamentais. Que é a carteira de identidade mostrada nas atitudes de muitas pessoas da atualidade. Uns apresentam-se mais como anfíbios, outros como reptilianos, alguns como primatas.
Esse nosso aparato fisiológico da manifestação da personalidade e do comportamento, se constitui de um conjunto de estruturas nervosas denominadas: Gânglios de Base e o Complexo Estriado.
Essa é a parte mais primitiva do cérebro humano, juntamente com a medula espinhal, o bulbo e a protuberância formando a parte do cérebro posterior e do cérebro médio ou mesencéfalo. Predominante?
Nessas áreas temos os mecanismos básicos de autoconservação e reprodução; incluindo o ritmo cardíaco, respiração e circulação sanguínea.
Como explicar peripakes, taquicardias, arritmias, dança da pressão, respiração ansiosa e curta? Onde deu zebra? Na fase de anfíbio, réptil, primata ou na de candidato a humano estressado?
Nos peixes e anfíbios essas estruturas respondem pelo cérebro quase todo. Em certas pessoas também.
Essas colocações, embora não pareçam, á primeira vista; são importantes para que nos posicionemos com relação á nossa evolução espiritual individual e até como agrupamento humano; porque mostram alguns elementos comuns ao ser humano da atualidade e aos répteis, provenientes de algumas estruturas cerebrais arcaicas; cujo predomínio nas atitudes é inexplicável segundo a evolução biológica pura e simples.
As atitudes favorecidas por essas estruturas antigas; seriam, por exemplo:
A seleção do lugar, a territorialidade.
O envolvimento na caça e busca da comida.
O acasalamento.
Mecanismos que intervêm na formação da hierarquia social, como a seleção de líderes.
Participação nos comportamentos ritualistas.
São condutas que existem naturalmente nos animais inferiores e, deveriam estar devidamente domesticadas, no candidato a ser humano; da atualidade.
Convido o amigo, a uma reflexão profunda a respeito de sua postura diária; envolvendo apenas esses quesitos.
Foi triste; mas, hoje não me importo mais quando sou chamado de réptil, anta, burro e outras qualificações de minhas posturas diárias – apenas vou tentar pegar carona nessa ajuda para “desancorar”; sair de onde fiquei preso no tempo.
Continua...
Na seqüência; não muito ordenada – próximo assunto:
“Falta de amor ou amigdalite?”.
As áreas cerebrais mais primitivas relacionadas à agressão, mais precisamente à agressão depredadora, são estruturas filogenéticas muito antigas; mas que continuam com a corda toda...
Dentre elas; as Amígdalas.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo