sábado, 9 de agosto de 2008

TIRANDO PROVEITO DA TPM

Ao conjunto de sensações, alterações psicológicas, distúrbios emocionais e sintomas físicos que ocorrem na fase pré/menstrual, nós damos o rótulo de Tensão Pré/Menstrual. Um verdadeiro tormento na vida de muitas mulheres e na dos que convivem com elas – causa de muitos problemas na vida dos filhos e nas relações conjugais.
Para a maioria a TPM é vista como uma doença. Espíritas e espiritualistas deveriam lidar com esse distúrbio de forma diferente; sabem que o corpo físico apenas reproduz o que acontece no perispírito; nada a ver com hormônio de mais ou de menos. A disfunção hormonal não é causa, mas apenas efeito. Cada mulher apresenta características de comportamento e de tendências que lhe são próprias e particulares como espírito em progresso. Todas as glândulas e, órgãos do corpo físico trabalham segundo as ordens do pensar, sentir, agir da pessoa (espírito). Nem todas as mulheres têm os peripakes e os descontroles da TPM e depois mais tarde distúrbios da menopausa; tudo depende da evolução do espírito – Hormônios ajudam? – Claro; mas não resolvem; podem atrapalhar e muito, como todas as outras formas medicamentosas de tapar o sol com a peneira.
O que fazer? Usar as recomendações do Evangelho é um santo remédio. Lembram da dica: Bem aventurados os aflitos? A TPM pode tornar-se uma boa ferramenta de autoconhecimento. Diz o bom senso, inerente ao simples pensar que devemos tentar seguir as recomendações de Jesus para resolver de forma prática e simples nossas dificuldades. Já que é impossível mudar alguma coisa que se desconhece, torna-se indispensável o conhecimento de si próprio com a máxima clareza. Escrever as sensações e anotar o comportamento nessas ocasiões é de grande valia. É claro que não existimos para sofrer; portanto ao mesmo tempo, que a mulher busca ajuda na ciência médica fazendo algum tipo de tratamento sintomático; vale a pena, anotar tudo o que percebe de diferente nessa fase (é necessário anotar o que seja possível, pois na atualidade as coisas mudam tão depressa que quem não documentar tudo, desperdiça precioso tempo e oportunidades).
Ao começar essa tarefa de auto/percepção, a mulher vai se espantar com a seguinte descoberta: tudo o que ocorre na fase de TPM; se repete no dia a dia em ponto menor. Essa fase do ciclo funciona como um amplificador de características e de sintomas. Que, vez ou outra é estimulada pelas ocorrências; e depois retorna; também aumentada por algum acontecimento ou situação.
Para tornar o processo eficiente, basta vigiar mais e tentar modificar o padrão de pensar, sentir e agir no dia a dia que os tratamentos passam a dar resultados cada vez mais evidentes e a cura desse desconforto tende a tornar-se: completa.
A mulher que sofre de TPM deve encarar seus conflitos, suas dúvidas. Peçam ajuda dos que vivem ao seu lado maridos, filhos, pais, mães, etc.
Será que as mulheres que não sofrem de TPM são mais evoluídas? – Nada a ver, pois o que causa o distúrbio são os atuais conflitos mal resolvidos. Especialmente no terreno da afetividade e da sexualidade.
Paz e luz.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo