quinta-feira, 27 de maio de 2010

ORA, QUE MELHORA...

Nada de muxoxos do tipo: ora! ora!

Inevitável.
As ruas continuarão as mesmas e o número de carros, para gáudio dos economistas PIBIANOS de plantão vai aumentar a olhos e a nervos nunca vistos.
Em todos os lugares, como em Sampa o trânsito vai ficar cada vez mais caótico – o horário de pico é 24hs, todos os dias da semana, do mês e do ano – claro que, as pessoas cada vez mais irritadas, prepotentes, agressivas, e até criminosas em potencial.

Muitas louváveis campanhas têm sido feitas para diminuir violência no trânsito; ineficazes até certo ponto; pois sempre marketeiras.

Apenas como analgésico para o mau humor, nós podemos usar as frases de para choque de caminhão ou as plantadas nos adesivos dos vidros traseiros dos carros; até para parar prá pensar.

Além da tradicional: “Deus deu a vida para cada um cuidar da sua” -De todas as frases e colocações filosóficas que já li em adesivos de carros, talvez essa, tenha sido a única das que já tive oportunidade de ler no trânsito que traz consigo uma verdade sem contestação de interpretações. Parabéns aos autores.

Mesmo no caos do trânsito, a vida em si, é um recurso pedagógico; disponível aos alunos de boa vontade.

Se estivermos atentos, até essas frases colocadas nos vidros traseiros dos carros podem ajudar na reciclagem íntima; quando nos dispomos a fazê-la.

Aprendi isso com um amigo espiritualista. Embora em muitos aspectos da forma de nos portarmos na vida; para mim ele seja um modelo a ser seguido. Ele se julga ainda um espírito muito crítico, intolerante, impaciente. Atento e perspicaz; ao se defrontar com as que colocam Jesus como guardador ou depositário de carros velhos e baleados do tipo “Propriedade de Jesus”, seu lado crítico. Fiquei calado, pois parecia que aquela conversa tinha vindo por encomenda – se ele se achava assim, imagino eu...
Daí em diante; eu passei a prestar mais atenção às frases; e depois aos meus pensamentos e sentimentos com relação a cada uma delas.
As do velho testamento que ficam jogadas no ar sem pé nem cabeça são as que mais me incomodam.

Mas essa:

“Ora que melhora”
Nunca vi nenhuma colocação tão simples, desinteressada e inteligente como essa. Nada de marketing de sistema de crenças; pois, quem somos nós para dizermos aos outros onde está a verdade e o melhor caminho.
Confesso que além de achar brega; nunca tive desejo de usar no meu carro que atravessa cidades para trabalhar um adesivo do tipo desses que temos á disposição.
A sugestão dada por esse amigo é que se crie um kit com frases retiradas da extensa obra da sabedoria popular, que possam ser colocadas e retiradas a cada dia do vidro traseiro do carro de quem deseja fazer com que as pessoas comecem ou acabe o dia pensando, refletindo em quem somos e o que fazemos aqui.
Não precisam ser frases identificadas; pois são de domínio público.

Seja você um divulgador da beleza da vida e do prazer de aprender e compartilhar.
Prepare-se para dormir, sonhe, e ao acordar ponha no vidro de seu carro o que gostaria de sair “gritando” por aí naquele dia...

Gostei muito de ajudar a divulgar essa idéia, pois:
Alegria, amizade, prazer de viver e caridade não tem hora nem lugar.
O verdadeiro amante da vida e caridoso é aquele que faz o que é possível em cada momento...

Entender o conceito de “ora que melhora” – é um assunto para outro bate papo.

Dica: tem assunto novo no bloog: A ARTE DA BOA MORTE – http://artedaboamorte.blogspot.com

“A morte e a força do destino”.


Bom trabalho.
Boa tarefa.
Muita paz.
Juízo no trânsito.
Ora, que melhora.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo