quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RECEITAS PARA UM ANO COM FINAL FELIZ



Cá entre nós, a época do Natal e dos festejos da chegada do Ano Novo é uma espécie de feriadão de Carnaval familiar; na medida do possível baixa o espírito Natalino nas pessoas e as famílias se reúnem para comemorar, comer, beber, e esperançar. Nem a deturpação da data comemorativa tira o glamour, as luzes e o brilho desta época.
Como sempre, 2010 está prestes a se tornar um ano velho - Feliz? – Depende do foco; para uns foi um ano de felizes realizações; para outros um ano de superação de provas e dificuldades; para alguns não haverá saudade; mas, no fundo, provas, dificuldades, lições, problemas é questão de foco – pois, cada um de nós enxerga como quer, pode; ou lhe é possível no momento.

Nossos votos de Feliz Ano Velho e Esperançoso Ano Novo trazem algumas recomendações que julgo importantes para todos nós.

Em fase de aceleração de vivências e ocorrências todo cuidado nas interações é pouco.
Algumas de nossas doenças da alma podem manifestar-se facilmente nesta época de reunião – sem esquecer o que já colocamos a respeito do “mediunismo” que estará com a corda toda – vigiemos muito nossas tendências e impulsos que a ocasião propicia; para evitar desgastes e sofrimentos inúteis: inveja, ciúmes, despeito, agressividade, mentira, maledicência, calúnia, orgulho, egoísmo...

Vale a pena nos prepararmos para as festividades, nos recolhendo na intimidade, vigiando e meditando bastante.

Para toda doença da nossa alma existe um antídoto ou um santo remédio, dentre eles:

Humildade

Aceitar cada momento sem derrotismo, conhecer as capacidades, e estar em paz com a consciência de que o melhor possível foi feito. Essa atitude, acalma, pacifica e é portadora de um tipo de alegria que poucos conhecem; além disso, é um bom antídoto para a inveja e ciúmes. Procure não chamar a atenção; vista-se com a sobriedade. Sirva e evite ser servido pela parentela.

Tolerância

Aceitar a diversidade e a individualidade ao admitir outros modos de pensar, sentir, entender e agir, diferentes dos nossos, é uma arte necessária á conquista da paz. Guarde seus pontos de vista na gaveta; não os traga para as reuniões.

Entendimento

Entender o outro é o passo seguinte á conquista da tolerância; porém, é preciso que abdiquemos do orgulho e do egoísmo ao admitir que nós somos tão imperfeitos quanto todos. Aprenda a consumir nas conversas os “assuntos abobrinha”, deixe os mais sérios para outros momentos mais propícios.

Mansuetude

Qualidade daquele que é manso, não violento, brando de gênio, pacato, sereno tranqüilo. Bom momento para treinar.

Paciência

Amigo da paz. Ser que cultiva a paciência íntima. E que de forma ativa busca e luta pela conquista da harmonia entre as pessoas. Excelente época para treinar a audição – ouça muito, fale só o necessário (sem tornar-se uma múmia).

Perdão

Aprender a resolver cada pequena mágoa no momento em que ocorre, é uma forma de vitaminar a boa vontade e a fortaleza de caráter. Somente os fortes perdoam. Aprende a reconciliar-te com teu inimigo enquanto estás a caminho com ele.

Sejamos o tipo de pessoa que todos anseiem estar conosco em 2011.

Na dúvida sobre o que fazer: AME.

Aproveitamos para desejar aos nossos amigos de todas as épocas e de todas as Eras. Um verdadeiro e feliz espírito de Natal.
Com esse quadro que pintamos na época de estudante.
Imaginemos se Jesus tivesse nascido entre nós, no meio da mata, cercado pela exuberante natureza. Xamânico...

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo