sábado, 18 de dezembro de 2010

CONSCIÊNCIA BIPOLAR

O clássico e psiquiátrico comportamento bipolar é a manifestação do estado de consciência bipolar em amalucado descontrole.

Este é um universo de polaridades complementares.
O desequilíbrio e a não integração, traz distúrbios consideráveis através de conflitos de todos os tipos e matizes; tanto internos quanto com o meio externo.
Embora não sirva de álibi; nós não tivemos permissão para ser eu mesmo; a educação e a cultura nos remeteram para fora de nossa pessoa.
Para que sejamos aceitos e até amados; nossos valores e visão de mundo têm que estar submetidos aos ditames e à maneira de perceber a vida da maioria ou sociedade.
Não poderia ser diferente; e sob esse jugo nós nos tornamos seres muito mais reativos em permanente conflito conosco e com o meio do que pacíficos proativos.

Pela pobreza de raciocínio, nossa consciência vive interminável conflito entre várias polaridades como: certo e errado; bom e gostoso; devo ou não devo; é ou não permitido.

E a cada dia que passa, nós estamos sujeitos a desagregar, ainda mais, nossa personalidade ao limite do distúrbio psiquiátrico; ao nos polarizarmos num ou noutro pólo sem fluir a comunicação entre eles.
O risco aumenta a olhos vistos; pois hoje tudo muda muito rápido, de conhecimento a valores ético/morais, deixando as pessoas desadaptadas o tempo todo, e isso, com certeza é um fator dos mais importantes a complicar a vida na hora de definir o que escolher, como e para que.

Porém, é preciso que fique claro: nenhuma desculpa pode ser dada.

Mesmo sob a pressão do modo de viver de hoje, a bagagem evolutiva de cada um (inscrição no DNA) faz a diferença.
Na atualidade a postura da maior parte das crianças abaixo dos cinco anos deixa isso bem evidente.
Observe como muitas pessoas já nasceram sabendo distinguir o que é mais importante do que é menos importante para cada momento de suas vidas.
Para essas pessoas, a influência do meio ambiente no reposicionamento e na ratificação de suas escolhas não terá um peso tão decisivo quanto para outros que ainda não definiram seus valores íntimos, muito menos os alinharam ás leis da ética cósmica.

Para evitar a bipolaridade psiquiátrica e as drogas que aprisionam a consciência entre pólos (o drogado e o medicado vivem no limbo de si mesmos); é urgente respirar fundo e parar para pensar, a fim de discernir; e definir de uma vez por todas:
Quem sou eu?
O que faço aqui?

O momento também é de separar o que são valores criados pelo homem do que são os valores onde se assentam as leis cósmicas.

Em fase final deste ciclo em Gaia:
Tudo nos dias atuais flui mais rápido alertando para a necessidade de identificar e selecionar prioridades; separando o que é importante do que é menos em cada momento.

De certa forma a maioria de nós está com um pé na bipolaridade psiquiátrica. Para alguns é questão de horas, dias, meses – a menos que definições sejam efetuadas e mudanças colocadas em prática.

Relembrando o que já colocamos em artigos anteriores neste e nos nossos outros bloogs (links ao lado - Recomendo).

Kit de sobrevivência:
- Meditação – Recuperar a respiração – Atividade física – Reciclar a dieta.

Kit de emergência:
- Conhecimento de nós mesmos.

Mas acima de tudo:

O COMPORTAMENTO BIPOLAR ESPELHA A CONSCIÊNCIA BIPOLAR.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo