sexta-feira, 15 de maio de 2009

DESEJO DE CURA - ATÉ ONDE PRETENDE IR?

QUER PAGAR O PREÇO? - QUANTO CUSTA? - EM QUE MOEDA?

Nosso assunto do momento (palestra na FEESP neste domingo); a respeito de saúde, doença e cura; são os desafios das situações existenciais a serem superados em pleno século XXI.
Um dos aspectos a serem considerados; além do entendimento do que seja saúde e cura (Livro Saúde ou doença: a escolha é sua); é, até que ponto nós pretendemos abrir mão de hábitos; desejos; grandes ou pequenos vícios; mordomias físicas; características doentias de personalidade; enfim, tudo que ainda nos dá certo prazer. Tal e qual: emagrecer sem abrir mão das gostosas comidas; ou retaliar em cima de quem achamos que não gosta de nós ou nos ofendeu...
Para ilustrar nosso raciocínio:
Há muitos anos, assisti a um filme: “Os intocáveis”; e numa das cenas importantes um dos protagonistas convidados a erradicar o crime organizado (máfia); pergunta ao possível chefe que o convidava a participar da tarefa - Até que ponto ele pretendia chegar? - Qual seu nível de entrega pessoal? – Iria abrir mão do que?
Neste bate papo:
Vale a analogia.
Está doente? - Se sentindo doente? Ou, disseram a você que está doente? - Quer alcançar a cura? – Até que ponto? - E até onde pretende atingir a “máfia” que o mantém refém do sofrer: cultura, medicina, indústria farmacêutica, sua ignorância, sua imaturidade?

Embora dirigido a todos; este recado; este pedido de reflexão vale para todos os leitores; mas, especialmente para os que puderem estar neste domingo no bate papo na FEESP a respeito dos desafios que nos aguardam nestes dias que se avizinham.

Claro que nossa conversa seria mais proveitosa para todos; se a maioria, já estivesse ciente do que seja doença, saúde e cura desprovida de ilusões científicas e religiosas.

Mas, podemos adiantar alguns questionamentos a serem respondidos:

No contexto de viver e morrer - Qual a importância do melhor:
- Médico (no sentido de mais qualificado segundo os medidores de qualidade: pós- isso ou aquilo)? – O que caracteriza um bom médico?
- Hospital? – O que determina o que seja o melhor PS da vida ou a melhor antecâmara do túmulo?
- Convênio de saúde? – Qual o melhor? – O que oferece melhores condições para evitar a doença? - Ou o que faz de tudo para manter as condições mais cômodas para a morte?
- Exames sofisticados? – Para que? – Atendendo aos interesses de quem?

Caso o amigo ainda ache (nada a ver com empresa) que pode comprar saúde – cura – uma boa morte; e até a salvação de sua alma; – cuidado para não estar comprando uma passagem só de ida para o mundo da fantasia (melhor a ilha da imaturidade).

Resumindo:
Você vai morrer em breve ou logo mais. Sua saúde ou doença vai além da perda do corpo físico.
Já parou para pensar nisso?
Melhor morrer de forma bem morrida num hospital público ou morrer de forma mal morrida com todo conforto num hospital top line?

Será que:
Chegaremos do outro lado da vida doentes ou saudáveis?
Há bons ou maus médicos do outro lado da vida?
Hospitais de boa ou má qualidade no chamado plano espiritual?
Haverá convênios médicos no astral? – Quais os melhores?
Haverá transplantes do lado de lá?

Quando ocorrerá a cura?
A morte cura alguém?
Quer fazer o melhor plano de saúde?
Quanto quer pagar?
Até onde pretende ir?

Até neste ou em outros domingos...

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo