sábado, 15 de janeiro de 2011

EMOÇÕES - VIROSES - E OUTROS BICHOS



Com relativa freqüência atendo pacientes enraivecidos com os diagnósticos que têm recebido para seus males:
- Para os médicos de hoje tudo é ite, emocional ou virose!

Pela carência de educação em saúde as pessoas ainda são prisioneiras de conceitos deturpados de saúde, doença e cura.
Dentre as ites mais comuns: rinite e sinusite são confundidas com resfriados constantes.
Vírus, fungos e bactérias são apenas “bichinhos” que causam infecções.
Quanto aos distúrbios emocionais; ficam caracterizados para a maioria apenas os peripakes ou os pitis teatrais.

Alguns fatores que contribuem para a formação da nossa personalidade e caráter:

Razão: faculdade que temos de avaliar, julgar, ponderar. Raciocínio, juízo, capacidade de estabelecer relações lógicas, de compreender, inteligência. Capacidade que nos permite escolher e analisar conseqüências; é o condutor do livre-arbítrio e o elo de união entre ele e o determinismo. Tudo o que permite avaliar um “estado de sentir-se” e modificar-se.
Emoção: complexos psicofisiológicos englobando o sentimento e as demais caracterizações dos estados emocionais como: as emoções primárias, as de choque, a colérica, a afetuosa. Ou as emoções secundárias mais complexas e elaboradas, como: os estados afetivos sensoriais (dor e prazer, agradável e desagradável), os afetivos vitais (mal estar, bem estar, animação, desanimação), e as emoções derivadas e mistas (conflito emocional consciente), e os sentimentos anímicos e espirituais (envolvem intenção em relação com valores), as inclinações e as paixões. Tudo aquilo que pode caracterizar um estado de sentir-se.
Sentimento: emoções que sofreram a ação da inteligência, portanto são duráveis, estáveis; ponto de equilíbrio entre polaridades. Alegria e tristeza são pólos emocionais; serenidade é o sentimento que reflete o domínio da razão entre um e outro; nem lá nem cá, porém sem ficar em cima do muro; domínio total.
Vontade: faculdade de representar mentalmente um ato que pode ou não ser praticado em obediência a um impulso ou a motivos ditados pela razão. Boa vontade é a movida pela pura noção do dever, excluídos quaisquer outros motivos. Podemos caracterizar dois comportamentos humanos envolvendo vontade: os ordenados carregados de significado e de intenção e os desordenados; os primeiros caracterizam-se pela dupla adequação ao indivíduo e ao meio circundante; os segundos reduzem-se a descargas destinadas a liquidar tensões emocionais, frustrações e conflitos e sempre desprovidos de significado intencional.

Numa pessoa saudável e motivada para a vida os vários componentes da personalidade estão em relativa harmonia; daí ela pouco adoece.

Na vida contemporânea é comum a desarmonia na personalidade que gera doenças psiquiátricas ou as do corpo físico.

O estilo de vida atual acentuou ao extremo, duas emoções: ansiedade e medo fugiram do controle da razão e causam boa parte dos problemas das pessoas.

A ansiedade doentia, por exemplo, é responsável por vários problemas de saúde. Dentre eles, alterou o processo respiratório tornando a respiração curta e torácica, o que aumenta a ansiedade (recuperar o processo respiratório é um dos itens básicos para o controle da ansiedade) – esse distúrbio aumentou a aerofagia (durante a fala vai mais ar para o aparelho digestivo do que para o pulmão); as pessoas estão arrotando muito mais do que antigamente e esse ar que volta do estômago (refluxo de gás) vem com resíduos de ácido clorídrico, do estômago para cima não há preparo para isso e, duas ites foram reforçadas: rinite e sinusite (na sua formação atualmente somam-se a alergia e mais essa novidade – originada de um distúrbio emocional.

Dica:
A cura definitiva da ansiedade mórbida não se fará com remédios; mas apenas com educação emocional.

Quanto ás viroses o aumento da incidência se dá pela desorganização do sistema imunitário; que tem tudo a ver com o estado emocional – por exemplo, quando a pessoa está feliz e motivada; todo mundo ao redor pode adoecer, menos ela.

Investir no equilíbrio emocional é o melhor seguro saúde que existe.

Continua...

Namastê

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo