quinta-feira, 19 de março de 2009

ACULTURADOS E CONVERTIDOS

QUEM É QUEM?

Nós não somos aculturados. Aculturado é aquela pessoa que nasce sem cultura. Nós já nascemos com a nossa cultura
Júlio Macuxi, líder indígena que acompanhou o julgamento no STF. (Fonte: UOL).

O ministro que gastou muitas horas tentando defender o indefensável podia ter ido dormir sem essa.
Acompanhando o conflito Raposa/Serra do sol voltamos no tempo e sofremos com as lembranças de agressões covardes de pessoas interesseiras que, em nome de uma pretensa cultura; dizimaram povos, destruíram monumentos da humanidade e boa parte de nossas lembranças planetárias. Neste caso, aculturados somos nós: os cara – pálida; indefinidos, nem sabemos quem somos, quais são nossos valores. E aí mano? – Somos brasileiros? Qual a nossa identidade? – Quem fala de aculturar faz alguma coisa para preservar a cultura? – Quem defende e impede a pasteurização da cultura nacional via plim plim e similares? Se é que já a tivemos.

Apenas para brincar: ao menos; os índios mesmo os aculturados á força; tem nomes próprios da sua cultura e língua – Ministro; vossa excelência sabe que nome eles dariam para os arrozeiros: “ratões do banhado”. Nós os donos da cultura, os chamamos de oportunistas que se escondem atrás de imunidades parlamentares para defender seus interesses excusos (com xis pois estão com os dias contados), doa a quem doer
Será que o ministro (minúsculo neste caso) já parou para perceber o prenome dos jovens e crianças de hoje neste País? “Genekreisson madoneison da silva”, etc. Ainda bem que está sendo possível salvar o sobrenome: da silva. Claro que somos uma saudável mistura de povos e de cultura – mas, mistura é bem diferente de mixórdia.
Na religião e nos costumes é a mesma coisa. Para que cristianizar os índios se eles já têm Jesus no coração e nas atitudes (quando não contaminados pela cultura dos cara – pálida; claro).

É preciso pensar para definir valores.
Os indígenas têm valores puros e muito bem definidos – Mesmo os que foram pervertidos podem ser resgatados – Essa é a tarefa de quem está em condições de decidir e de influenciar.

Para quem se interessar pelo futuro do país e da humanidade o momento é de avançar em tecnologia; claro; Mas é preciso ter coragem e hombridade para andar na contramão da maioria: resgatar valores e sua prática.
Que a carapuça sirva para todos nós, os metidos a conversores de crenças; factóides de purezas doutrinárias e eclesiásticas. Recuperemos o que muitos mestres tentaram nos mostrar: a PUREZA DA ATITUDE EM PRIMEIRA; E ÚNICA INTENÇÃO.

Dez a zero para você Júlio Macuxi (ao menos o sobrenome foi preservado – espero que recupere o nome original que deve ser maravilhoso: “aquele que tem coragem e que mostra sabedoria”; em sua língua claro – a combinação de fonemas deve representar um mantra); não se deixe contaminar pelo desejo de poder e pelo narcótico da $; pois a sobrevivência de nossa identidade como nação e povo passa por vocês e não pela turma que representa os “ratões do banhado”.

HAU!
QUE VIVAS MUITAS LUAS – INCONTÁVEIS.
QUE O CALOR DO SOL TE ACALENTE E DESTRUA OS INIMIGOS DE TUA PAZ E DO NOSSO POVO.
QUE A ÁGUA LIMPE TEUS IDEIAIS E FECUNDE TUA VIDA.
QUE TODOS OS ESPÍRITOS QUE TRABALHAM A SERVIÇO DA MÃE TERRA TE PROTEJAM; desde que sem medo defendas os interesses do Pai Criador.

Nós teus irmãos. Do nosso jeito contaminado oramos por ti e por teu povo que também é o nosso.

Amém.
Que assim seja – E assim será!

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo