sexta-feira, 25 de setembro de 2009

INTERNET @ ÉTICA PROGRESSIVA

B@TE P@PO SOBRE A RESPONSABILIDADE NA INTERNET

Numa velocidade cada vez mais estonteante:
Possibilidades sempre trazem consigo responsabilidades progressivas...

Na história da atual humanidade, hoje, é provável que a Net seja o evento tecnológico que mais tenha causado impacto no cotidiano de nossas vidas.
Sua descoberta terá sido uma sacada genial? Ou apenas uma cópia da natureza? – Uma cópia, claro; pois de certa forma a proposta do sábio Lavoisier ainda continua valendo: “Na natureza nada se cria, tudo se transforma”. Ela sempre existiu em dimensões mais sutis, apenas a materializamos em 3D.
De que forma? - Será que energia vira matéria? - E matéria pode transformar-se em energia? Que se materializa de novo, sem cessar...
Pensamentos viram idéias, que se cristalizam em palavras ditas ou não ditas (intenções ocultas), que viram comunicação escrita ou imagens materializadas na telinha. E que retornam como energia do pensar a nos afetar as antigas idéias, que se recriam, se refazem, transmutam. E essas novas idéias transformam-se em novas atitudes que tornam a materializar-se e, assim...

Meus amigos.
Revisitando um de meus antigos escritos não publicados (vamos publicá-lo no bloog aos poucos em capítulos) e analisando um problema causado pela facilidade de pessoas buscarem informações médicas na Net e que deu zebra; pois a pessoa querida é um obcecado por doenças – quase hipocondríaco.

Nosso papo de hoje é sobre Internet e a ética progressiva.
Ficaríamos admirados, se, de repente, alguém nos dissesse que a rede de Internet universal sempre existiu? - É verdade: Ela sempre existiu. - E a rede de conexão humana será algo parecido com o “Inconsciente Coletivo” proposto por Yung subordinada á Força criadora? – É uma idéia interessante.

Quando pensamos em alguém, estamos usando a antiga e milenar Net Natural; e acabamos de enviar um e-mail a essa pessoa; pior; quase sempre lotado de vírus do mau pensar...

Para colocar em discussão o assunto básico de hoje: Ética na Net (espero que haja troca de idéias).

Vamos aproveitar para dar um tempo e matutar sobre a arte de pensar:
O que é o pensamento? - Será uma coisa mágica? - Uma onda de energia codificada? – Pensamentos podem ser ocultados? E, as intenções que vem junto a cada um deles?

Sua mente é capaz de verdadeiros milagres. Portanto, muita atenção: seu mais vago desejo pode virar realidade!

Frases da sabedoria popular como esta a cada dia nos sinaliza que:
Cedo ou tarde, nos transformamos naquilo que pensamos costumeiramente; dia após dia.

Comprova-se no day by day que, a energia liberada pela mente tem um poder criativo/destrutivo, fascinante e inquietador.
Pois, um simples olhar, é capaz de alterar a estrutura da matéria. E, isso, não é papo furado, nem cantilena de vendedor de livro ou de seguro; é provado segundo os princípios da ciência atual. Também, não é nenhuma novidade; pois, ao mesmo tempo a matéria não deixa de ser um tipo de energia. E para nos esclarecer um pouco, merece destaque a experiência do japonês Masaru Emoto abordada em seu livro “A Mensagem da Água”. Ele congelou amostras que examinadas num microscópio de campo escuro dotado de equipamento fotográfico mostram que o arranjo hexagonal da estrutura da água apresenta mudanças quando submetida ás vibrações humanas: tais como pensamentos, palavras mensagens, orações e música.
Fica o desafio:
Se o pensamento é capaz de alterar a estrutura molecular da água e setenta por cento do nosso corpo se constitui dela. O que não seremos capazes de fazer com nosso organismo e com o dos outros com nosso pensar? – Isso sem falar no sentir e no agir.
Dá para deduzir também que o pensamento é a chave do destino.
Portanto:
Tanto pode aprisionar, quanto libertar. Curar ou fazer adoecer...
Seguindo essa linha de raciocínio, podemos deduzir que a nossos pensamentos agrupam-se em faixas vibratórias, e através do mecanismo da sintonia cria-se a Net natural. Cuidado para não lotar a CP dos outros – como fazem os apaixonados doentios com as vítimas da sua paixão...

@ conexão humana.
A energia do pensamento dirigida a algo ou a alguém é um e-mail que sempre chega ao seu destino se o indivíduo está conectado e sintonizado. E, sempre estamos plugados mente a mente na rede cósmica chamada humanidade, quer acreditemos ou não; quer queiramos ou não. Cada pensamento/sentimento é uma onda de energia de comprimento, freqüência e amplitude particularizada que interfere na vida e no destino das pessoas a quem for enviada. E na volta, ao próprio emissor. Já ouviu falar num artefato chamado bumerangue?
O que pensamos e sentimos de forma sistemática gera organizações de energia que criam um vídeo que se assemelha a um filme, são as formas/pensamento. Conjuntos semelhantes delas formam "tribos de idéias" (orkut). Um conjunto de freqüências de onda parecidas, que se agrupam por sintonia. Cada forma/pensamento produzida e emitida é capaz de atuar em outras pessoas, objetos, animais e plantas. - Quem nunca ouviu falar do “olho gordo”? - Mesmo que não queiramos crer nele como um evento ético moral, ele é real como fenômeno físico; embora seja a inveja materializada (Net Natural x Net).

Material para reflexão:

Tudo que emitimos, a nós mesmos retorna; dia menos dia. Isso é Lei...

Aplicando ás da física os conceitos de ética e moral, nós podemos dizer que há pensamentos de boa qualidade e os de má qualidade.
Pensamentos de boa qualidade:
São e-mails de gente engajada no bem que transmitem idéias claras e sentimentos corretos. Geram e transferem sensações de alegria e prazer. É lucro certo.
Pensamentos de má qualidade:
Coisas dos “hackers da vida”; eles podem ser comparados a e-mails lotados de vírus capazes de destruir sistemas, sonhos, esperanças.
Em épocas de aceleração como esta a lei de retorno atua cada vez mais rápido. É um péssimo investimento. Pois, nada escapa do provedor natural; e imaginar estar protegido em 3D pela máquina física ou fisiológica e bancar o hacker, é coisa de cobaia.
Mesmo que a maioria dos descuidados usuários não perceba; usando nosso cérebro recebemos e enviamos e-mails para equipamentos de carne, osso, cérebro, nervos, músculos, tendões e ossos sem importar a distância. Talvez num breve ou remoto futuro nós nos comunicaremos apenas através do pensamento.
Origem da Net com seus orkuts e etc.
Como somos seres inteligentes e transformadores copiamos esse sistema natural e usando a tecnologia atual disponível o materializamos na tela através de processadores, cabos, chips, mouse, e outros apetrechos analógicos ou digitais.
Mas; estamos às voltas com um problema.
O que podemos e vamos fazer com esses recursos: a Internet fisiológica e a eletrônica? - Esta é nossa brincadeira e, assunto deste b@tep@po.
Pois:
A qualidade do nosso futuro não depende apenas de tecnologia;
Mas; do uso que se faça dela.
A rede mundial de Internet pode tornar-se uma ferramenta em direção ao progresso ao alcance da maioria, fácil de ser usada e "barata" desde que a usemos com sabedoria e ética. Pois, de graça, nem a Internet Universal. Ela tem um custo até maior do que se imagina, e as moedas chamam-se Kharma ou Dharma (impressas numa máquina do tempo chamada Lei de retorno).

Em se tratando de ética; se imaginamos ficar escondidos e no anonimato ou usando nomes fictícios atrás da tela e do mouse; brincando de manos x manés nós estamos redondamente enganados.
Entre nós e as máquinas há algumas semelhanças e outras tantas diferenças, e dentre elas: tal e qual nós seres humanos; os computadores são ferramentas de precisão de alta tecnologia e com recursos bem variados. Mas, no terreno da ética cósmica os recursos e equipamentos disponíveis não importam tanto quanto parece para caracterizar nossa qualidade como internautas.
Quem é o bam – bam – bam da Net?
Tanto faz que tenhamos uma cabeça grande ou pequena um Q.I maior ou menor; tudo isso guardado num gabinete branco, amarelo ou preto. E também; não importa o tipo de tecnologia á nossa disposição. Tanto faz se temos um PC antigo ou de última geração - O que cria a nossa marca registrada é a forma com que nos apresentamos através do teclado. Se, nossas mensagens são inteligentes e éticas, então é o que somos; caso contrário, podemos escapar por enquanto das penalidades da comissão de ética ou até da justiça em 3D; mas nunca do Provedor Natural, pois nossos registros não podem ser apagados...
Nosso próximo assunto:
Como nos defender?
É preciso adotar um bom sistema antivirus; e além disso; aprender a separar quem é quem entre os participantes de nossa rede; o que leva um pouco de tempo e de observação quando não temos treino.
Por hoje:
É preciso cuidado; pois, mais ainda do que nas relações humanas frente e frente que já são bastante camufladas na tentativa de ocultar segundas, erciras e quartas intenções; na rede da Net mundial nós sabemos uns dos outros apenas o que cada um deseja informar.

Em tempo, na Internet Natural a lixeira é o esquecimento do passado – Mas, Deus esqueceu de criar a tecla DEL. Daí, nada pode ser deletado.

Já definiu seu conceito de ética?
Tudo a seu tempo; mas, como as coisas andam muito rápido e segundo um grande Mestre: quanto mais sabemos; mais somos responsáveis pelo que nosso conhecimento possa provocar na vida das outras pessoas.
Vamos brincar de advogado do diabo supermoderno; e sem desculpas nem justificativas:
Nossas mais comuns e básicas preocupações éticas: Não envio nem repasso mensagens pornográficas – Não critico nem falo mal dos outros; apenas envio mensagens instrutivas, etc.
Mas o conceito de ética progressiva nos dita que ao avançarmos em grau de consciência nós devemos nos preocupar com detalhes que a maioria ainda não percebe. Será que as pessoas comuns têm capacidade para absorver a quantidade de informações que nos é repassada e que repassamos aos outros? – Será que passamos as informações pelo crivo da inteligência e do bom senso antes de lotar de vírus o PC de nossos amigos?
O problema do excesso de informações superficiais merece atenção especial; é comum no meu dia a dia de trabalho no consultório ver-me obrigado a recomendar, especialmente aos jovens: pare de ler e de buscar tantas informações; dê um tempo para aplicar o que já sabe; pois, caso contrário; vai pirar.

A influencia da informação gerada na Net na saúde dos usuários.
As pessoas foram induzidas a acreditar que a informação é tudo. Apenas se torna um vencedor quem detém a informação. A cada dia surge um novo tipo tecnologia de informação mais veloz, estilo fast food.
Dentre muitos males, a teoria do quanto mais, melhor, na informação; é como excesso de alimento: intoxica e até mata - pois informação é como comida: por mais deliciosa e saudável que seja; em excesso; não conseguimos digeri-la; e ela nos faz muito mal.

Não conseguir acompanhar a velocidade da informação nos assusta; arrepiamos ao imaginar a possibilidade de vivermos no ontem perdendo os prazeres de hoje.
Fica a questão ética pessoal e bem íntima para discussão interna (mas, sem briga nem culpa): sou um criador de informação, repassador ou consumidor?
Definir isso é vital, pois não dá para fugir da responsabilidade progressiva:
Somos responsáveis pelo que transmitimos aos outros; e, é inegável que sob a pressão de um volume excessivo de informação a mente das pessoas perde a capacidade de ordenar de forma adequada os eventos; deturpando o eixo do tempo.
O medo de ficar de fora do que está acontecendo no mundo, de ficar para trás, de não usufruir das novas tecnologias, dos novos prazeres, do novo conforto é alimentado ao extremo pela mídia em todos os veículos de informação.
Hoje quase toda formação profissional baseia-se nesse tipo de conquista: deter e dominar a informação.
Isso faz com que as pessoas não tenham tempo para mais nada. Pois nossa capacidade de discernir ainda é muito precária. O medo, a ansiedade e a angústia são inevitáveis, pois nossa maturidade psicológica, em todos os seus componentes deixa muito a desejar.
O volume de informações congestiona a capacidade que o indivíduo já detém de escolher as experiências que deseja viver, daí ele passa a ser comandado pela mídia e o marketing que o ajudam a criar necessidades, tão inúteis quanto desnecessárias. E sob a pesada influência do pensamento mágico mistura causas com efeitos. Pouco pensa nas conseqüências de suas escolhas. Crê e é induzido a tal: a acreditar em soluções simplórias para resolver os problemas que criou tanto para si quanto para os outros.
Assenta-se na mentira e na desculpa perante a própria consciência: todo mundo faz; então devo fazer também...

Vigiar o pensamento e as intenções antes de digitar é preciso...

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo