terça-feira, 14 de julho de 2009

A GERAÇÃO QUE NÃO ENVELHECERÁ

Lendo um artigo sobre as vitórias que algumas pessoas conquistam contra o fantasma do envelhecimento fiquei cismado. Santa tecnologia, hoje o conceito de velhice foi reformulado de forma interessante, inclusive no campo do comportamento – aumenta o número de pessoas “maduras que transitam livremente entre a fronteira das gerações” como se fossem mais jovens. Os americanos são sempre rápidos no gatilho para criar ícones e nomear qualquer coisa, logo chamaram esse fenômeno de ageless (sem idade em português). Na atualidade a idade cronológica deixou de ter valor ao determinar a forma e a qualidade de vida das pessoas e a democratização dos serviços e produtos usados apenas por jovens está sendo usado pela mídia para aumentar as vendas para os antigos pé na cova. – Reviveram o velho adágio: idade é questão de cabeça. Será? – Penso que hoje é mais questão de bolso do que de cabeça.
Parodiando os americanos criei o conceito ageless kids (crianças sem idade) – De fato, as crianças da atualidade não sabem se aos 3 podem se comportar como se tivessem 13; meninas com 5 anos com corpinho de 19; gente de 18 com comportamento de 5...
Sou um otimista inveterado e compulsivo; acho tudo isso interessante e divertido; o mundo não está ficando cada dia pior; apenas bem mais Punk.
Claro que é preciso ter cabeça boa, pois no meio dessa aparente bagunça globalizada; não é difícil que nos atrapalhemos com os efeitos das escolhas; a maioria de nós é pouco afeita ao pensar crítico; o que tornará nossa história de vida uma tragicomédia – Melhor curtir muito os momentos de riso e alegria; e deixar para lá as fases de deprê e de choradeira – claro que de um dia para o outro podem inventar a pílula da felicidade para substituir o velho e obsoleto prozac.
Vale a pena deixar a pulga atrás da orelha, dormir com um olho aberto e outro fechado, ficar esperto e ligado nas novidades; pois vivemos numa época lotada de espertinhos que na sua conversa usam demais as meias verdades e até as mentiras.

O uso de tecnologia cara e um estilo de vida vitorioso na sociedade de consumo é para poucos; tal e qual no usufruir da liberdade nos regimes democráticos de consumo.
O que será da grande massa de consumidores que é induzida o tempo todo a comer isso, a beber aquilo, a matar-se com moderação? Vão fazer um longo e minucioso recall ou vão logo para as mãos de Deus?
Grande parte das situações que vivemos hoje são difíceis de explicar segundo o raciocínio habitual dotado de um mínimo de lógica; talvez segundo a esquizofrênica forma de focar os interesses dos que ditam as regras da sociedade de consumo, seja possível conciliar precocidade com longevidade; hoje eu duvido; quem sabe no futuro alguém inventa a pílula do bom senso.

Será que alguma mente brilhante teve a idéia de criar filhos descartáveis?
Transportando a idéia vendida pela mídia da longevidade sem envelhecimento, para a possibilidade das crianças atuais viverem muito mais, e curtindo o parar no tempo: belos, felizes e realizados; confesso, fiquei muito cismado; pois não consegui responder a algumas perguntas simples: A precocidade será boa ou ruim? Para quem? Quem lucra e quem perde?

O ser precoce parece um caminho sem volta.
É inegável que vivemos na Era do tudo para ontem. Visto com os olhos de antigamente essa situação é muito boa, pois a pressa e a ansiedade de que as coisas aconteçam muito rápido predomina; pois dá a sensação de aumentar a possibilidade de aproveitar mais os prazeres da vida.
Talvez porque algumas pessoas de destaque disseram? Não sabemos bem a razão, mas se pudéssemos anteciparíamos tudo sem nos importarmos muito com as conseqüências, até que elas apareçam.

O que está ocorrendo com as crianças será precocidade ou envelhecimento rápido?
Crianças apresentando doenças de idosos. Meninas menstruando cada vez mais cedo..., isso sugere que algumas fases do nosso desenvolvimento estão sendo puladas. Não é idéia de maluco. Está nos noticiários e á nossa volta: crianças com doenças que apenas atingiam idosos há pouco tempo torna-se um fato cada vez mais comum. Não é preciso ir longe: dá para ouvir no dia a dia elas queixando-se das mesmas sensações e sintomas que os adultos e os idosos: insônia, cansaço crônico, perda de memória, dores pelo corpo, depressão, perda da vontade de viver, diabetes tipo II, hipertensão, altos níveis de colesterol, etc.
Essa questão traz consigo outra: Será que o ganho em tempo e qualidade de vida irá continuar por muito tempo? Ou é possível que o susto seja grande ao constatarmos que, boa parte das crianças de hoje terá dificuldades em atingir a vida adulta, caso nada seja feito para mudar certas tendências e conceitos do estilo de vida em curso.

É possível apontar um culpado? Sim e não. Talvez o algoz da precocidade e da longevidade seja o estresse crônico (um dos disfarces da avidez e ganância). Para nos defendermos dele, é preciso antes de qualquer providência compreender o que seja essa situação de perigo crônico e o que ela representa para que soluções adequadas possam ser encontradas.

Meu amigo índigo, de retorno, me confidencia uma de suas teorias:
Tem gente que não envelhece (amadurece), apenas apodrece; tal e qual frutas verdes amadurecidas numa estufa, logo estão sujeitas a um apodrecimento bem mais rápido; o mesmo está ocorrendo com a gente...
Ele tem outra teoria bem punk: As novas gerações de tanto consumir produtos com conservantes – vão ficar bem mais conservadas do que as do passado; para desespero dos cirurgiões plásticos e esteticistas. Lembram? Deu em todos os noticiários, dia destes, algumas empresas foram flagradas usando formol no leite – acho que a idéia do meu amigo vazou e, algum espertinho quer mumificar as crianças e os marmanjos que ainda bebem leite (essa é uma das atitudes ageless bem antigas – adultos querendo voltar a ser bebes) – na verdade quando imaginamos criar algo novo apenas reiventamos o velho jeito de ser.
Vai uma chupeta aí? – Melhor; quer um chicletinho para ficar mascando?

Credo mãe; você parece criança!
Obrigado minha filha; fico muito feliz que tenha notado!

Ageless – Amém; para você também!

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo