sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A INVEJA SE NÃO MATA – “ALEJA”...



Desejar o que pertence aos outros é um sentimento comum que nos atormenta desde não se sabe quando; e um dos mais contraditórios, pois sabemos o prejuízo que essa emissão de energia é capaz de produzir em nossas vidas; e até nas coisas da natureza que nos rodeia, como secar plantas, matar animais; no entanto adoramos quando somos invejados.
Isso nos faz sentir mais do que os outros; superiores até.
Mais um sentimento esquizofrênico; dos muitos que apresentamos.

Negar a inveja nos conduz a uma atitude de auto-sabotagem; muito usado pelo núcleo psicótico da nossa personalidade – Quando alguém pergunta: Como vai? – Com medo da inveja costumamos dizer: Mais ou menos! Vamos levando! – automatizamos essa fala; daí, nosso subconsciente passa a acreditar que as coisas em nossa vida nunca vão sair da mediocridade do day by day; sem dúvida vivemos uma existência com o freio de mão das realizações puxado; nela tudo passa a ser de mais ou menos para baixo.

A inveja potencializa todas as tendências para a agressividade e o mal querer contra nós mesmos e os outros. Daí, ela pode fazer adoecer; causa tristeza mórbida, depressão; é capaz de matar até.

A tendência para sua manifestação pode ser inata ou adquirida. Quando crescemos á sombra de criaturas invejosas e dissimuladas; potencializamos nossas tendências e impulsos para desavenças e até a criminalidade.

O primeiro passo, para nos libertarmos da inveja é aceitar que o somos – claro que para perder a vergonha de verbalizar esse sentimento é preciso uma coragem e um tipo de discernimento que a maioria ainda não possui; só assim seremos capazes de substituí-lo pelo bem querer e o sincero desejo de ver o progresso dos outros sem compará-lo com o nosso. Afinal cada um é cada um. Nossas existências são projetos de vida até parecidos; mas, sempre com um diferencial.

Compreender de fato quem somos e o que fazemos aqui ajuda a diluir a inveja; pois sabedores que cada um tem uma tarefa de vida específica, ao invés de perdermos tempo cobiçando a do outro, tratamos apenas de bem realizar a nossa, em paz, e com o tempo; até com alegria.

Dicas:
Onde o sentimento da inveja é mais forte e perigoso é na vida em família; pois, foi reforçado pela vida de competição e pela educação neurótica desastrosa; especialmente quando os pais vivem comparando os filhos – mesmo que não verbalizem.

O sentimento da inveja não tem como alvo apenas as coisas materiais – até as coisas mais triviais do dia a dia, atiçam as lombrigas da cobiça do que o invejoso acha que não possui.

A ação da energia deletéria da inveja é potencializada pela sintonia - quando duas pessoas invejosas disputam algo; o desastre é inevitável.

O sentimento da inveja é um dos ingredientes das modernas doenças que levarão á morte muita gente, breve; caso não haja mudanças.
Quem detém esse sentimento num grau mais acentuado também é uma pessoa dissimulada e mentirosa – isso gera um cansaço mórbido, insônia, dores pelo corpo, alergia, constipação intestinal, perda de memória, bruxismo... Todas as doenças e sintomas do estresse crônico são potencializados pelo sentimento da inveja filhote da neurose de competição.
Tudo isso mata.
Se não mata “aleja” o prazer de viver, compartilhar, de ser ou estar “feliz”...

Imagem:
Olho gordo também pode ser reciclado para o bem e a beleza...

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo