terça-feira, 18 de janeiro de 2011

EU X EU – CRISE EXISTENCIAL

Na formatação de nosso subconsciente algumas palavras de uso corrente na educação e cultura transformam-se em Links que nos remetem direto á memória de eventos negativos capaz de gerar medo, ansiedade, pavor e atrapalhar a qualidade da nossa vida.
Dentre eles: crise e problema.

A simples substituição de palavras pode mudar nossa forma de perceber um fato ou situação. Além disso, podem modificar os efeitos gerados pelas escolhas que seriam efetuadas sob a pressão da visão negativa.

O termo problema quando substituído por lição muda nosso estado de sentir; tornando todo processo emocional mais leve e fácil de ser equacionado.

Crise é oportunidade de crescimento.
Crise, vem do grego “crino” que quer dizer separar, distinguir, dividir; significa também ponto de separação, divisão, mudança de direção, ponto no tempo no qual se decide se, algo continua, deve ser modificado ou terminar; é momento decisivo; crucial.
Nossa vida é entremeada delas do nascimento à morte; a estagnação pede seu auxílio como impulso de mudança e, cada uma superada, é a subida de um degrau.
Crises estimulam a auto-educação que, é trabalhar o próprio desenvolvimento, aprendendo a perceber limites; pois vamos até onde é permitido pelo que já nos capacitamos; além disso, cada uma delas tem a função de drenar energias em desequilíbrio no corpo físico (somatização).

Crises, são irreversíveis na seqüência do progredir; é impossível parar ou voltar atrás pois a tendência ao progresso é dominante.
Os que tentarem estacionar numa posição que imaginam confortável, um dia serão impulsionados pela sensação de sofrer, convidados a seguir adiante. Elas podem e devem ser prazerosas mesmo com obstáculos a serem superados e barreiras a serem vencidas.
Somente quando percebemos as reais finalidades do existir nos capacitamos a aceitar cada momento como ele é, e não como desejaríamos que fosse, o que proporciona a oportunidade da reconstrução interior dentro de novos moldes descobertos a cada novo conhecimento.
Se bem usadas induzem á reflexão, instrumento capaz de produzir a paz interna, o que harmoniza as funções do corpo físico; quando bloqueadas ou mal resolvidas os desequilíbrios podem criar doenças mentais ou drenarem no corpo.

Quando termina?
Para tudo há um tempo; quando o esforço para progredir é incipiente as crises surgem naturais. Quando já detectamos a necessidade de fazer uma reciclagem da personalidade mais apurada; elas aparecem e podem ser controladas. Mas elas retornam sem controle, quando nos descuidamos e, voltamos aos velhos hábitos e atitudes.
A interpretação de cada uma depende do grau evolutivo: as crises de amadurecimento são sofridas para o que ignora e para o passivo; pois, não há aceitação, já que falta compreensão.

Tornam-se prazerosas quando há percepção da finalidade e do esforço de mudança; pois podem ser controladas.
Quando resolvidas propiciam equilíbrio temporário, pois novos conhecimentos e vivências fornecem a gestação para a crise seguinte. Este ciclo é encerrado quando apresentamos um fluxo ininterrupto de evolução ativa.

Crises existenciais indicam oportunidade de desenvolvimento, expansão e podem ser: conscientes ou subconscientes.

Como se iniciam?
Não há crises agudas – elas sempre são precedidas por um estado de latência.
A maioria na sua primeira fase ocorre no subconsciente e é negada; pois força a mudança de atitudes obrigando a sair da situação de conforto; o que não desejamos; daí fingimos que está tudo bem.
Algumas são previsíveis de forma clara; daí, é possível adiantar a resolução de delas, acelerando o processo.
Há crises internas e crises com o meio ambiente e as pessoas (algumas bem conhecidas: crise no casamento, no trabalho, etc.).
Quem resolve suas situações internas raramente tem necessidade de enfrentar crises externas.
O que está dentro é o que está fora...
Toda crise solucionada leva à uma ampliação da consciência.
Experimente reprogramar seu subconsciente, a qualidade de vida pode ir ás alturas.

Obs:
Leiam no bloog: http://artedaboamorte.blogspot.com

RIO – A AGONIA DO DESASTRE CONTINUA NO ALÉM

Namastê.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo