sábado, 6 de novembro de 2010

EMOÇÕES QUE ONTEM EU VIVI...

Ontem foi meu desaniversário; embora ainda não tenha dobrado o cabo da boa esperança, faz tempo que é desaniversário; recebi muitos presentes revestidos naquelas atitudes de carinho que emocionam e fazem com que a vida valha a pena. Duro é aquela lágrima pentelha que teima em escorrer do canto do olho – fico pensando num jeito de fungar o olho para recolher alguma lágrima inoportuna como a gente fazia quando era criança com a meleca do nariz; dava uma fungada prá dentro e pronto, durante um tempo dava certo; depois: Benzeta nele! - Fungar nariz dava uma dor na bunda por vários dias (acho que na infância o cara que eu mais odiava era o farmacêutico da esquina de casa) – Alguém já aprendeu a fungar prá dentro, recolher lágrima pentelha? – Então dá a receita.
Caramba; eu estou emocionado. Mas, o que é a emoção? – Nesta vida prá lá de maluca, a gente faz e sente as coisas e não procura compreendê-las.
Nada de livros chatos de medicina e psicologia com mais encheção de lingüiça do que qualquer conteúdo (santo Google – embora perigoso; quebra um galhão).
Ao que tudo indica o negócio aqui em 3D rola num bem bolado entre; Hipotálamo, área Pré-Frontal e o sistema Límbico.
O Encéfalo (será que todo mundo que a gente conhece tem?) comanda os impulsos de motivação, inclusive para aprender (*), em especial as sensações de prazer e punição.
O sistema Límbico começou a aparecer nos mamíferos inferiores comandando alguns comportamentos necessários á sobrevivência e a levar o “animalzinho” a distinguir o que lhe agrada e desagrada.
“Question please”:
Quem vive em função da moda; infeccionou o Sistema Límbico? Está com Limbiqueíte? – E os masoquistas? (quem não é levanta a mão!). E os Sadomasoquistas? - (quem assiste todos os jornais da TV?).
Quem não chora não mama/ afinal somos mamíferos!
Emoções e sentimentos: ira, pavor, paixão, ódio, alegria, tristeza, ansiedade, medo – são criações mamíferas. A preguiça de pensar e a lentidão no raciocínio foi uma sacanagem de alguns seres mais pensantes que a manada introduziram o leite de vaca na dieta das crianças e mantida nos marmanjos quase borderline em múltiplos aspectos da vida como mamíferos sapiens, sapiens, ignorantius modernus...
Eta trem poderoso!
O sistema límbico também responsável pela identidade pessoal e pela memória (Olá! – Perigo! - Como andam as coisas por aí?).
Lembram do artigo da amigdalite cerebral? – Pois é; ela também participa dessa encrenca toda junto com o Hipocampo (nada a ver com o estádio novo do coringão) tudo através do fórnix (cuidado com as associações) para os corpos mamilares (não aceitam silicone - será?) através do fascículo mamilotalâmico (nada a ver com os catecismos do Carlos Zéfiro) e do Tálamo, seguem para o neocórtex, colorindo emocionalmente cognitiva (sem sacanagem); daí, voltam para o Giro Cingulado (nada a ver com balada neurônica), retornando á casa: Amígdala e Hipocampo. Depois dessa canseira e aventura neuronal é modulada a resposta emocional com direito a sonhos, devaneios e até masturbação mental.
Embora esse sistema, que é o maior responsável pela emoção, já aparece muito rudimentarmente nos répteis, algo mais desenvolvido nos mamíferos e bem mais completo no ser humano – Será? – Confesso que começo a duvidar da evolução.
O sistema límbico de sua sogra deve ser bem rudimentar; cuidado com as comparações.
A intenção desta zoada com nosso achismo evolutivo:
Gente:
Cuidado ao drogar-se para dormir, acordar ou para viver um simples cotidiano; pois, a quase totalidade dos psicofármacos atua no nosso sistema Límbico já tão precário. Além disso: zoneiam os sistemas neuroendócrino, neuroimune, neurovegetativo; além dos ritmos circadianos (respiração, batimentos cardíacos, etc.).
SÓ É DROGADO QUEM QUER!
Receita de cura?
Para a maior parte: Amém.
Para os outros: Não leve para o lado pessoal.
Emoções limbicadas pouco ou nada tem a ver com emoções linkadas. Credo.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo