sábado, 22 de janeiro de 2011

O SER INCOMPARÁVEL



Embora sejamos parte de um todo, cada um de nós é um ser único no universo.
Somos incomparáveis; no entanto desde muito cedo sofremos a violência subliminar das comparações – uma das sementes da inveja.
Para tentar alcançar objetivos de controlar e manipular os filhos os pais usam o malfadado recurso de fazer comparações.
Além de ineficaz; esse artifício cria animosidade entre os irmãos e outras pessoas com as quais as crianças foram comparadas. Para piorar, muitas vezes aquele que está sendo comparado é diminuído e as qualidades do outro são ampliadas indevidamente; pois muitas vezes; não passam de simples obrigações cumpridas.

Neste tipo de falta de competência em educação, todos são vítimas. Aquele que está sendo comparado tem suas características negativas reforçadas e o outro tem o seu orgulho vitaminado, quando presencia ou tem conhecimento do fato.
O objeto das comparações, muitas vezes não sabe que está sendo usado como modelo; e passa a revidar às manifestações de inveja e de ciúmes do que foi comparado, sejam elas conscientes ou não.

O hábito da chantagem através da comparação decorre, ou mesmo é uma forma de expressão da falta de respeito, no caso, dupla.
A animosidade latente ou explícita entre irmãos quase sempre tem sua origem na falta de qualidade de cada um: inveja, sentimento de menos valia, orgulho..., somada a todos esses erros educacionais.

Algumas descuidadas pessoas não se esforçam para entender que cada pessoa é um ser único, uma longa e multimilenar construção.

Alguns pais ficam assombrados como os filhos possam ser tão diferentes uns dos outros; sendo educados da mesma forma (uma ressalva: a maioria dos pais não educa os filhos ainda - no máximo, executam um treinamento para viver em sociedade com atritos mínimos).

Triste mundo o nosso, aqueles que deveriam zelar para que os filhos crescessem saudáveis e felizes; costumam ser causa de sofrimentos e de menos valia, germinação da inveja, ódio, ciúmes.

Respeito é bom e todo mundo gosta.

Então, vamos nos lembrar que:
Somos seres incomparáveis, únicos.
Cada um é cada um.
Aceitar cada pessoa da forma que deseja ser, é um ato de respeito, primeiro passo em direção ao futuro amor verdadeiro.

Não faça comparações - diga para as crianças que cada uma delas é um ser maravilhoso; os outros apenas são; o seu prolongamento.

NAMASTÊ.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo