domingo, 23 de dezembro de 2012

FELIZ E DOCE NATAL



COM AÇÚCAR E COM AFETO

        O açúcar é uma coisa tão refinada que vai direto para o sangue e causa uma série de alterações físicas e mentais no consumidor. 
O açúcar dá uma bobeira mental, cientificamente explicada pelo encontro da insulina com um aminoácido chamado Triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em Serotonina, um tranquilizante natural.

     "Madame está nervosa”?
     “Dá água com açúcar pra ela que passa."  

    Na Índia, alguns séculos antes de Cristo, os médicos usavam o açúcar como remédio. Foi só ali perto do ano 600 que os Persas bolaram a rapadura, daí  começou o tráfico da sacanagem do ficar calmo não “baseado” em esforço próprio, mas induzido.

     Mais próximo de nós:

     Na Europa não tinha açúcar, ele era importado e custava muito caro e só os nobres podiam comprar: "Nada de drogas para os pobres".  
Em 1532, um pilantra da história; um tal de Martin Afonso de Souza instalou em São Vicente o primeiro engenho de açúcar” no Brasil, movido a escravos, é claro; "só 20 milhões de africanos dançaram nessa empreitada".    

     Em 1665, a Inglaterra já importava 8 milhões de quilos por ano. Nesse mesmo ano, a peste bubônica matou 30.000 pessoas em Londres, pessoas que tinham acesso ao açúcar, porque no campo, entre os pobres ninguém morreu. 
     Será que ninguém desconfiou da relação da nova doença e o espantoso consumo de açúcar? Já que o açúcar predispõe o corpo a infecções por causa da acidez exagerada que ele provoca. Desconfiaram, mas ficaram calados, pois seria um crime de lesa-majestade insinuar que a Coroa enriquecia ás custas de um vício pernicioso. E ai ficou por isso mesmo e está assim até hoje.  
     Por volta de 1600 as autoridades inglesas sabendo que o açúcar boa coisa não era, proibiram severamente o uso do açúcar para apressar a fermentação de cerveja. É CLARO; ELES A BEBIAM!

     Em 1792 os melhores cientistas da Europa fundaram uma sociedade anti-sacarina.  Em 1912, o Dr. Robert Boesler, dentista norte americano escrevia que "... a moderna fabricação do açúcar nos trouxe doenças inteiramente novas".   O açúcar comercial nada mais é do que um ácido cristalizado. No passado, com seu alto preço, só uma minoria nobre podia utilizá-lo, contudo, agora o seu altíssimo consumo está causando a degeneração nos seres humanos e até em animais.
Por exemplo: beija-flores que utilizam bebedouros de água com açúcar. 

     Mas e o açúcar mascavo orgânico; o mel; eles também fazem mal? 
     Um exemplo bem simples para podermos entender:

     Um dia; andando pela mata, uma pessoa descobriu a cana-de-açúcar: "Nossa, que delícia !" E levou para sua casa. Bom... o mano conseguiu chupar 3 paus de cana em meia hora e ficou com a boca cansada.  Ele devia ter ingerido aproximadamente 350 ml de um líquido contendo: água, sacarose, sais minerais, vitaminas, fibras, etc... Beleza, ele conseguiu digerir numa boa. Seu pâncreas nem reclamou.  E agora, todo mundo "chupa cana"? Passado algum tempo, eis que: "Pô mano, chupar cana num é mole não... num dá pra espremer o bagaço"? E deu; inventaram a garapa.  QUE MARAVILHA! Opa! "péra" aí... mas já era tarde, o mano começou a tomar garapa que nem água - 500 ml a 1 litro em 10 minutos. Aí o Sr. Pâncreas dele começou a reclamar porque estava fazendo horas extras todos os dias; e insulina no mano!
 
     De novo:

     Um dia, alguém resolveu ferver a garapa, e saiu o melado de cana, muito mais concentrado: 10 litros de garapa virou um copo de melado.
"Que delicia!
Vamos fazer um bolo?...
Que nada, vai puro mesmo"!
E aí o mano virou o copo pra dentro. 
Imaginando a proporção: 10 litros de garapa dentro de um copo ingeridos em 10 minutos. É, gente... o pâncreas que se cuide!   Para agravar a situação, os persas bolaram a rapadura, ainda mais concentrada, e logo após, as benditas refinações. Aí "ferrou o jegue"!  Surge então uma doença nova e mortal: a DIABETES MELLITUS que fazia as pessoas eliminarem açúcar pela urina, ou seja, vazarem pelo ladrão.   Inicia-se a era das novas doenças "a degeneração da raça humana" causada pelo mau uso do açúcar , que causa um STRESS absurdo no organismo e o pâncreas para de produzir insulina. Não bastando ainda, causa defeitos genéticos. Por exemplo: hoje, a cada 5 crianças que nascem, quatro serão diabéticas. Quando você decidir ter um filho, junte mais 4 casais e joguem palitinho para sortear qual terá o filho não diabético. Hoje existem 7,5 milhões de diabéticos no Brasil. Mas, pelo menos dez vezes mais que o são sem saberem. Morrem 300.000 por ano nos EUA de diabetes nas velhas estatísticas.  Portanto não importa se é açúcar orgânico, mascavo ou mel. O problema é a super concentração de açúcar que, quando ingerida, vai depressa demais para a corrente sangüínea, queimando todas as etapas da digestão, fazendo subir o nível da glicose no sangue, aí o pâncreas é obrigado a produzir uma quantidade extra de insulina. A insulina vai lá e abaixa o nível, aí dá vontade de comer mais açúcar. Sobe o nível, e o pâncreas solta insulina; logo abaixa o nível... E assim por diante, até chegar uma hora que o pâncreas não entende mais nada. Você come um bombom; seu pâncreas solta insulina para caixa inteira; é a HIPOGLICEMIA, adeus amigo você é um novo diabético ansioso, depressivo, que come cada vez mais compulsivamente e graças a Deus vai para os quintos do universo... Entre jovens e adultos, cinco a cada cinco, hoje tem a doença - estágio pré-diabético.  SERÁ VOCÊ O PRÓXIMO? Como se não bastasse tanto malefício, a acidez causada pela ingestão concentrada de açúcar predispõe o corpo a infecções de todos os tipos de fungos a vírus e bactérias.  Se você acha isso que leu agora uma questão de opinião; então continue como está! Ou então pare enquanto ainda é tempo, por amor a si PRÓPRIO e à Natureza!   Pois a cana de açúcar é uma das pragas a acabar com o planeta.

     Vem cá meu bem que vais ganhar um docinho – a continuidade do assunto rsss...


Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo