sábado, 4 de junho de 2011

GOSTA DE TOSSIR? – É ESTEROFILÍACO?


Começou a temporada das tosses – sinfonia para todos os gostos: secas, úmidas, molhadas, tonais, cavernosas, diurnas, noturnas, estridentes das pessoas mal educadas, contidas e quase silenciosas das pessoas de bom berço...
Embora seja um sintoma e não uma doença em si – há tosses que ninguém merece; tanto para os donos dela quanto para os em torno.
Tosse é igual a efeitos do livre arbítrio – toda tosse tem uma causa – para que silencie de vez é preciso agir na causa.
Convenhamos, uma tosse daquelas teimosas que não querem ir embora enche a paciência e tira um pouco da qualidade de vida.
As piores pela teimosia são as secas.
Conforme já colocamos em vários artigos no http://americocanhoto.blogspot.com e no http://saudeoudoenca.blogspot.com – as causas vão desde alergias: rinite e sinusite crônica com gotejamento pós-nasal; refluxo gastroesofágico; asma ou efeito colateral de medicamentos de uso contínuo ou não (tipo aspirina e controladores de pressão e muitos outros) quando a tosse teimar em não ir embora é preciso reavaliar os remédios em uso.
Dos fumantes é melhor nem falar nada.
Ás pessoas comuns pode parecer mais uma desculpa da cada vez menos eficiente medicina que trata os “simples” problemas do dia a dia como a tosse: Sua tosse é psicológica! – Com certeza isso vai dar até pancadaria e muito B.O – Dizer ao tossidor crônico ou á sua família que mais da metade da origem dessa tosse é psicogênica; criação mental; desvio emocional - vai parecer a tirar o R da reta. Pior: se alguém disser que muitas tosses crônicas são pura falta de educação vai ser rotulado de maluco.
E se alguém te chamar de Esterofilíaco vai apanhar.
Sabe aquela tossidinha básica ou pigarreadinha antes de começar um discurso; ou do tipo anunciar presença – adivinha quem chegou?
É Esterofilia em estágio inicial.
Pode virar cacoete ou TOC? – Até costuma.
Campeonato de tosse?
Muito comuns na vida de algumas famílias onde se dá um valor enorme para estar doente, especialmente na época de outono e inverno. Na nossa cultura saúde não tem valor algum para pessoa alguma até que tenha sido perdida; daí passa a ter um valor enorme – quem tem valor na realidade é a doença.
Muitas crianças aprendem a “puxar tosse” para fazer gracinha ou para se sentirem amadas, receberem atenção – e já adultos vão desenterrar essa atitude quando quiserem atenção ou “colinho” dos em torno.
Adorar o som da tosse?
Não necessariamente o som em si; pois há pessoas que não tem ouvido musical nem para tossir; desafinam.

Mas os que sofrem de Esterofilia são chegados numa tossidinha básica ou numa daquelas de afugentar curiosos – se acompanhada de uns sonoros espirros, melhor ainda.

A maior parte das tosses pode ser controlada pela ação da mente – é vero; não, não é gozação.

Não estamos aqui para receitar; apenas alertar.
Se alguém te mandar para o psiquiatra para tratar de tosse crônica não se ofenda – você pode muito bem ser um Esterofilíco enrustido.

Naqueles campeonatos de sala de espera de médicos e clínicas para ver quem sofre mais, toma mais remédios, faz exames mais sofisticados – Deixe todo mundo de boca aberta e leve a taça; diga em alto e bom som:
Eu sofro de Esterofilia!

Ganhou a taça!
Não tem prá ninguém.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo