terça-feira, 1 de junho de 2010

DOENÇAS DA VIDA MODERNA - A solidão da timidez

A timidez sempre foi uma patologia de comportamento psicológico e social capaz de estragar a qualidade de vida, das pessoas que sofrem desse mal – pois, nós não temos bola de cristal; não somos ainda capazes de ler pensamentos e desejos – ufa! – graças a Deus – pois, senão haja buracos para nos escondermos de vergonha uns dos outros. Mas, na atualidade essa disfunção assume proporções mais doentias e perigosas; pois, a mídia coloca a comunicação fincada no marketing de si próprio como condição de se dar bem na vida; ser um vencedor – além disso, da perda cada vez mais rápida e intensa da auto-estima do sentir-se isolado; para trás e cada vez mais solitário; a tecnologia atual permite que os tímidos enfurnem-se cada vez mais em si próprios; atolando-se nas próprias idéias e desejos, usando a Net – escondidos atrás de um monitor, um teclado, os acanhados sentem-se todo poderosos; passando a levar uma vida fictícia e artificial – daí, doentia e perigosa; tanto para si quanto para os outros.

Em algum lugar do passado, as pessoas tímidas criaram uma dificuldade de se relacionar com os outros, cuja base psicológica é o medo de não ser aceito, ou de não estar à altura deles ou dos seus valores.
Além da falta de coragem, o fundo dessa doença é o sentimento do orgulho; esse camaleão que com freqüência é confundido com soberba e prepotência. Lá no fundo o inibido é uma pessoa orgulhosa, no sentido de ser dono de uma preocupação subconsciente exagerada a respeito de como é visto pelas outras pessoas; e se será aceito tal e qual é.

É um julgador crítico.
Vive em busca da aprovação alheia e martiriza-se para não cometer os erros que tanto julga nos outros, entretido o tempo todo com isso, não arranja tempo para observar o lado bom dos que o rodeiam; exceto para criticá-los na sua intimidade.

Outra faceta do distúrbio psicológico que sustenta a timidez, é o preconceito.
Quase sempre sem que o perceba e, aceite; o “moita” sofre da doença mental de pré conceituar. Na constituição da sua personalidade há uma forte tendência a formar um conjunto de valores com que mede os outros; e depois se projeta neles quando interage; e sua menos valia o leva ao isolamento; num infernal ciclo vicioso.
Cada idéia pré concebida é uma cerca que o tímido cria dentro de si para impedir que os outros se aproximem. E constrói cercas e mais cercas, até que ele próprio fique imobilizado dentro de si mesmo - quando encurralado ou berra ou tenta morder. É preciso cuidado; pois esse distúrbio, favorece os comportamentos antisociais até graves.

Origens da timidez?

Esse tipo de tendência de comportamento como todos os outros nossos caracteres psicológicos; pode ser inato ou adquirido.

Há se os pais prestassem atenção nos filhos!
Algumas crianças desde muito pequenas já dão mostras de dificuldades em se relacionar com as pessoas; e nem precisam ser estranhos; elas tem problemas de relação até com membros da própria família.
Identificado o problema, é preciso definir as melhores estratégias para ajudá-la a se integrar ao convívio harmônico com as outras pessoas.
De que forma?
Não é preciso muita ajuda externa; basta a prática de coisas simples; como parar para ouvi-las. Responder aos intermináveis porquês? – Estimulá-las a dizer o que pensam e a externar sentimentos e afetividade.
Nem sempre o tímido é calado; há crianças estilo maritaca (não param de falar) que são mais tímidas do que as estilo coruja (falam pouco; mas, prestam uma atenção danada). Costumam ser arredios, nem sempre recatados – pois, “pegam fogo” com facilidade; e até detém maior facilidade para apresentar comportamento bipolar.

O meio ambiente pode ser a causa.
Educação rígida e pobre em manifestações de afetividade, inclusive a corporal; podem inibir a postura social das crianças e jovens, com graves danos futuros.
Alguns outros fatores contribuem:
Viver fora do seu meio social é fator de inibição.
Dificuldades escolares e profissionais agravam o problema da menos valia e fortalecem a tendência ao isolamento.

Que encrencas pode causar?

Grande parte de nossas dificuldades existenciais decorre da pobreza e da deficiência na comunicação.
Em todas as áreas da nossa vida e principalmente nas mais importantes como: vida em família; trabalho; afetividade e vida conjugal.

Conforme dizia o saudoso “Chacrinha!: “Quem não se comunica; se estrumbica”.

Fica o alerta para os tímidos conformados, e para os familiares das crianças tímidas:
Os dramas de vida que o tímido experimenta são muito mais graves do que os efeitos gerados pela pobreza na comunicação.
Dentre eles, uma tremenda sensação de solidão com ou sem tendência para estados depressivos.

Pegando carona no assunto.
Amanhã vamos falar algo sobre Fobia Social – um distúrbio que já atinge mais de dez por cento da população mundial.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo