domingo, 17 de abril de 2011

SAÚDE AMBIENTAL




Neste final de ciclo cósmico a atual sociedade, com seus valores, instituições e condutas está, finalmente, agonizando.
Nós como individualidades e grupos também; estamos vivendo um verdadeiro trabalho de parto; uma nova criatura, mais adequada á Nova Era está tentando nascer de nós; mas, o poluído, egoísta e estressado homem velho resiste. Ele na sua ânsia de prazeres e de ganância criou os próprios mecanismos de seleção: estresse crônico, doenças e epidemias estranhas e distúrbios de todos os tipos no planeta; que vão selecionar os mais aptos a continuar, em todos os sentidos das características físicas á evolução espiritual.

Os exterminadores do futuro do planeta estão com os dias contados aqui; pois Gaia irá curar-se; e o primeiro passo será uma cirurgia cósmica radical. Emigração.
Jesus nos deixou claro que herdaremos a Terra. De que forma? – Morrendo e renascendo – mas para os exilados da Terra; não mais aqui. Quem hoje causa destruição amanhã será o retirante faminto dos lugares que ajudou a degradar; graças a Deus, não mais aqui. Quem conhece tal realidade deve ser ambientalista convicto e atuante, pois sua qualidade de vida e estado de saúde depende diretamente disso, tanto hoje quanto no futuro; seja aqui ou noutra das Casas do Pai.
A maioria dos adeptos da cultura light, diet e da moderação nos vícios, assiste passiva à degradação ambiental ou participa da exploração predatória dos recursos coletivos do planeta, envenena a água, o ar ou a própria terra, alguns levam com as monoculturas à extinção espécies vegetais e animais; alguns sequer catalogados, e certamente esses serão responsabilizados dia menos dia; ainda bem que; não mais aqui – todas as chances já nos foram dadas e a paciência de Deus é a justa e amorosa aplicação das suas Leis.

Muitos já se preocupam, embora pouco ativos, com a qualidade do ambiente que será herdado pelas futuras gerações e serão recompensados; pois seremos nós mesmos retornando, para prosseguir; quem mais destruiu retornará nos ambientes insalubres que ajudou a criar, para reconstruí-los.
O egoísta consumidor de hoje será o “esquálido retirante” do futuro. É pena que ainda sejamos “predadores de nós mesmos” em todos os sentidos possíveis.

Não há futuro para a vida neste planeta sem:
Saúde ambiental.

A harmonia com o meio ambiente e a sua preservação fazem parte do esquema de saúde social; dentro do qual se insere a individual. Os terapeutas de todas as áreas devem colaborar, dentre outras coisas, na mudança dos conceitos da agricultura industrial voltada para a superprodução e desperdício, com conseqüentes danos ecológicos que, decorrem das aplicações químicas; que geram intoxicações e estimulam o surgimento de pragas; e mostrar o desperdício na produção, no armazenamento e na distribuição de alimentos, envenenados, como causa de fome.

Quem já está desperto e decidiu continuar aqui; deve olhar ao longe, ficar de olho no futuro; o engajamento forte e eficiente é emergencial; pois não se trata apenas da saúde na atual existência; mas, principalmente, o que nos aguarda no futuro – que vamos ter de reconstruir muita coisa é vero; mas, que as dificuldades sejam menores.

Quanto aos destruidores de ambientes ecológicos e exterminadores do futuro; peçamos ao Pai que os ampare e os conduza o mais rapidamente possível para suas novas moradas.

Se boa parte de nós já sabe disso tudo; o que nos impede de agir?

O que falta é decidirmos o que queremos de fato.
Quando as coisas não vão bem, a culpa não é só da natureza, dos governos e dos que vivem á sombra do poder, é do povo, que não se organiza nem define seus interesses coletivos.

Medo e preguiça são nossos problemas, os dos candidatos a seres humanos.

Temos dois problemas íntimos muito sérios que atrapalham nossa vida pessoal e ameaçam nossa permanência aqui: medo e preguiça que são o pai e a mãe da ignorância.
É lógico e natural que esses mesmos problemas atrapalhem nossas aspirações a viver num mundo melhor já hoje ou num futuro próximo.

Alguns de nós temos medo de perder os privilégios; outros temos preguiça de lutar pelos nossos direitos. Nesse impasse, quem tem menos preguiça de pensar e de agir, ganancioso, aproveita a chance, e explora o mais preguiçoso de pensar e de agir até o limite em que ele permita; nada mais lógico e natural. Esse é o gérmen das revoluções íntimas e coletivas. Todos nós temos duas formas básicas de progredir: ativa e passiva ou como se diz no popular: “pelo amor ou pela dor”. Nessa linha de raciocínio: o progresso íntimo e coletivo capaz de dar estabilidade ao planeta que nos acolhe pode ser feito pela educação ética e ativa ou pela extradição. Nós é que escolhemos.
Dicas:
Somos todos consumidores de alguma coisa; selecionar os produtos pela ética de seus produtores é fácil demais; exige apenas vontade.

Quem diria:
Conquistar sanidade e saúde vai muito, muito mais além; do que ainda não ter sintomas.

Namastê.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo