segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

31 DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DA FAXINA

Limpeza, depuração, faxina ou momento de descartar o inútil. Muitas pessoas ganharam projeção e dinheiro aplicando esses básicos conceitos na gestão empresarial: descartar o inútil para dar espaço ao aproveitável. Reflexão é o nome da faxina mental, emocional e espiritual. Claro que essa faxina deve ser feita 24hs por dia, 365 dias do ano; mas, como somos pessoas treinadas a convenções, ficou convencionado que, no último dia do nosso calendário é o dia da limpeza; dia do “bota fora”. De forma consciente ou não, descobrimos que é preciso abrir canais de recebimento, mas para isso, é preciso descartar o que não mais nos serve mais (sim, tudo obedece á lei da relatividade), em todos os sentidos possíveis da vida, pois, os velhos conceitos, embora úteis em outras épocas e até na atual; sem uso - atravancam a chegada de novas crenças e perspectivas. Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço – Lembram dessa lei da velha física? Pois é, ela vale para tudo até para coisas não materiais como hábitos, sentimentos e crenças que não valem a pena serem carregadas durante o próximo ano – alguns chamam a essa postura de vida de purificação.
Tudo na vida exige o sistema passo a passo; até o desapego:
Comece pelo mais fácil, a limpeza física: limpe seus armários, se livre, das roupas, sapatos, livros, bolsas, perfumes, conta bancária obesa (faça doações antes que a PF ou a RF o façam com multas) – limpe com mais cuidado sua casa, dê carinho especial aos seus bichos e plantas, tome um banho frio caprichado para economizar energia elétrica. Se possível não jogue nada no lixo, doe a quem precisar (mas, cuidado: doar coisas em mau estado e sem condição de uso é crime grave á integridade de quem recebe). Recicle seu lixo ou facilite sua reciclagem. Cuide e renove sua aparência, dê um trato no visual, mude alguma coisa.
O próximo passo é reciclar seus hábitos: dieta, sedentarismo, ritmo de vida, sexualidade, uso de medicamentos desnecessários, o hábito de comentar a vida alheia na ausência dos interessados, o automatismo de valer-se das dificuldades dos outros para beneficiar-se, manter-se na moda, fazer o que os outros dizem, mude de caminho, faça coisas diferentes.
A seguir reavalie seu sistema de crenças: sua religião; sua identidade política; seu conceito de saúde; sua vida profissional; seus desejos de consumo em época de recessão; enfim, suas razões para viver.
Depois, reavalie seus sentimentos e emoções: amores, amigos, familiares; inimigos, desafetos, concorrentes. Porém, como dissemos em nosso livro “Jogos de Amor”, tome cuidado; pois as pessoas não são descartáveis – Para libertar-se das indesejadas, apenas siga seu caminho, permita que elas encontrem o seu – A tesoura que corta laços indesejáveis chama-se perdão; ainda não a possui? – construa a sua nas vivências de cada dia.
Crie o hábito de anotar tudo; prepare terreno para refazer com inteligência e segurança as metas a serem alcançadas em 2009.
Se ainda precisar, mantenha os amuletos e as mandingas para atingir conceitos tão vagos quanto esquizofrênicos de, ganhar dinheiro, paz, amor e felicidade sem fazer por merecer. Claro que eles são úteis, pois de uma forma ou outra; todos somos bruxos; ou como nos afirmou um grande mestre: “Vós sois deuses”; o problema é nos prepararmos para tal feito. Mas, como ainda não estamos em 2009, ainda não é meia noite e um; se os fogos e as buzinas ainda não anunciaram a chegada do ano novo ainda dá tempo de reciclar objetivos; num segundo ainda é possível descartar algo do ano velho; momento de aproveitar a chance de reavaliar como ele foi vivido; abrindo espaço para outra situação nova e mais atraente; mas nada definitiva; pois, somos eternos aprendizes na arte de ser feliz.
Última chance: anote tudo e compare para refazer e começar 2009 com o pé direito – Mas, qual a diferença em começar com o esquerdo? – A atitude é que faz a diferença.
Obs.
Não espere o dia 31; melhor começar a introspecção hoje.
Paz.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo