sábado, 23 de janeiro de 2010

EPIDEMIA DE DENGUE: MAIS UM DESASTRE ANUNCIADO

MAIS UM DESASTRE ANUNCIADO - MAS, O PERIGO ESTÁ POR VIR...

Quem avisa amigo é. A ação do atual El Nino já foi prevista desde ano passado. Até março muita água vai rolar gerando condições prá lá de favoráveis para a expansão do problema da dengue pelo aumento dos focos de criadouros do mosquito.
Por que não nos preparamos antecipando o problema através de um forte trabalho de prevenção?
Acima de tudo o problema é cultural; uma crônica falta de educação preventiva – nós somos a sociedade da gariba em todos os sentidos: estraga, conserta, estraga conserta. Não é apenas relaxo e descuido das “otoridades” a falha é coletiva – vejamos o caso do grave problema da resistência bacteriana aos antibióticos – a base do processso é a não finalização do tratamento: assim que os sintomas são aliviados interrompemos o tratamento – temos uma imensa dificuldade em manter atitudes preventivas e de resolução. No caso da dengue o alarde desnecessário que foi feito em torno da gripe H1N1 tirou o foco da população principalmente e continua a mesma porquice e falta de cuidados.

Usamos o começo desta epidemia em SJRP que já dá sinais de superar a de 2006 em larga escala – Sou bidú? – Claro que não; e o raciocínio é bem simples: não se educa ou reeduca as pessoas num passe de mágica – os criadouros vão continuar existindo – e as condições climáticas de chuvas intermitentes amplificam o problema de maneira desastrosa. É importante que as pessoas sejam alertadas para evitar o uso de analgésicos, especialmente o AAS e demais derivados do ácido salicílico – sob pena de transformar o processo em dengue hemorrágica.

Vejamos o noticiário:

Saúde

› Explosão
São José do Rio Preto, 23 de Janeiro, 2010 - 1:26
Dengue já supera em 616% os casos de janeiro de 2006
________________________________________
Graziela Delalibera


________________________________________

Thomaz Vita Neto



O coordenador Augusto Azevedo da Silva: por enquanto, surto
Rio Preto registrou mais 85 casos de dengue, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado ontem. Com isso, sobe para 537 a quantidade de pacientes contaminados pela doença no município em janeiro. O número é 616% maior do que o de janeiro de 2006 (que teve 75 casos), quando a cidade viveu a maior epidemia de dengue de sua história, com 12.945 casos.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Augusto Azevedo da Silva, embora o município ainda não enfrente uma epidemia neste ano (para isso, seriam necessários cerca de 1,3 mil casos confirmados), os números preocupam. “O que temos por enquanto são surtos isolados, que são o registro de uma grande quantidade de casos em um determinado período em alguns bairros da cidade.”

Representantes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) estiveram em Rio Preto em dezembro, quando alertaram autoridades locais sobre o risco de epidemia no início deste ano. Em 2009, a cidade teve 1.231 casos da doença.

Arrastão

A situação mais crítica no momento é nos bairros Eldorado e Solo Sagrado, onde a Secretaria de Saúde, com a ajuda das secretarias de Serviços Gerais e Meio Ambiente, promove hoje, das 9h às 18h, o primeiro arrastão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Os bairros são os que somam o maior número de pacientes com a doença em janeiro. A secretaria não forneceu o número de casos confirmados por bairro.

O arrastão irá envolver 300 agentes, que entrarão nas casas para orientar a população sobre medidas de prevenção, além de retirar potenciais criadouros do mosquito. O coordenador da Vigilância Ambiental pede que a população colabore, facilitando a entrada dos agentes e colocando suas orientações em prática no dia a dia.

Durante o arrastão, serão retirados pneus, latas, e outros recipientes que acumulam água. Silva observa, no entanto, que os moradores não devem colocar entulho nas calçadas. “São os próprios agentes que irão definir o que deverá ser retirado.” Ele disse que ações nesse sentido deverão ser programadas a cada semana a partir de agora. “A cada semana iremos avaliar onde serão feitas as intervenções.”

NOSSOS COMENTÁRIOS:

Essas dicas são muito valiosas – Quanto á citronela (uma planta muito parecida com a erva cidreira ou capim-cidrão) ela pode ser cultivada em vaso que se coloca próximo ás janelas e o odor que libera serve como repelente.
Muito cuidado com os inseticidas que se tornaram muito perigosos na construção e manutenção das doenças alérgicas (dentre outras); pois eles não têm mais odor forte e perdemos a referência do excesso.

Conforme já colocado em outros artigos que estão no bloog – a homeopatia pode ser um recurso valioso como preventivo (nada a ver com vacina) e como tratamento de eleição para uma cura rápida. Apenas um medicamento homeopático EUPATORIUM PERF. CH6 abrange boa parte dos sintomas da doença – Pode ser usado como preventivo: 5 gotas 1x ao dia (não importa a idade, nem peso – não há contra indicação) – pode ser diluído em água pra diminuir o gosto do etanol. Na vigência da doença deve ser tomado de 1/1h (exceto durante o sono) durante 2 a 3 dias – e pronto o paciente está de volta ao trabalho e ás suas atividades (a falta ao trabalho é um problema grave para a economia do país) – Caso haja algum sintoma diferente um médico homeopata pode ser consultado.
A prefeitura de Macaé pode oferecer aos interessados o seu esquema de prevenção já usado em outras cidades e em Cuba – os resultados são interessantes – o problema é que é muito barato; quase de graça – por isso não é adotado em muitos lugares.

Já sugerimos e voltamos a sugerir – provavelmente se alguém de Cuba tiver acesso á informação quem sabe coloquem lá em prática – pois, as condições de vida lá permitem a busca de tratamentos simples e muito baratos.

Conforme colocamos nos artigos a respeito da controvertida pandemia da H1N1 abafada pelo terremoto do Haiti – Interessante a vida humana e seus modernos perigos: quem sabe o vírus esteja esperando o desastre do terremoto do Haiti terminar; prá ir de novo pro palco iluminado da mídia – e - daí esteja dando uma trégua; provavelmente até começar a campanha da vacinação...

O preparo de um isoterápico a partir da cultura do vírus – pode dar resultados fantásticos como preventivo. Na falta de condições técnicas pode ser preparado um medicamento a partir do sangue de uma pessoa na vigência da doença simples demais; barato demais – talvez aí esteja a razão...

Todo cuidado é pouco – com relação á dengue meu amigo ET avisa para nos prepararmos para a dengue transmitida por um vírus moderno (mutante) sem a ajuda participativa do mosquito; criado nos laboratórios da natureza ou do homem- assim que surgir a notícia que começa nos rodapés das páginas da informação e vai ganhando espaço na mídia; assim como não quer nada – a respeito da possibilidade e de uma vacina ou remédio contra a dengue hemorrágica de preferência - fique esperto – pois, alguma coisinha já andou circulando por aí.

Mas, por enquanto, previna-se – se pegar a dengue – curta-a – nada como uma febre de 40 para curtir um delírio e aumentar o auto-conhecimento – leia no bloog:
QUE DELÍCIA DE FEBRE!

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo