quinta-feira, 10 de setembro de 2009

GRIPES E VIROSES - NADA MAIS SERÁ COMO ANTES...

SALVE-SE QUEM PUDER.
GRIPES E VIROSES - NADA MAIS SERÁ COMO ANTES...

Nossos alertas são tidos por muitos como alarmantes e que tiram das pessoas a esperança e a alegria – Fiquei deprê! – Não é tanto assim! - Nossa você pegou pesado! – Onde? – No continuar tudo como antes; sem tentar mudar nada?
Meu dia a dia mostra que não, e até prova em contrário vou continuar a tentar cumprir com as obrigações profissionais e particulares que assumi.

Quem estiver vivendo no mundo da lua e dos sonhos inúteis em ocorrências milagrosas vai “xorá” de dor física e moral; e muito – Ah! E vai ranger muito os dentes também (o bruxismo já está em alta)... Fomos criados num tipo de cultura de estar sempre á espera de um milagre – Vai um analgésico aí? - Mas a realidade é outra: Quem sabe planeja e pode antever situações: Planejar o futuro é condição primária de qualidade de vida nos próximos anos – ou serão próximos meses ou dias?
Um grande Mestre já nos afirmou: “Somente a verdade vos libertará” – Ora, o que é a verdade senão a realidade? – Adoramos viver na ilusão do conforto do “tapinha nas costas” (foco da medicina atual) e do consolo (filosofia da maioria das religiões). Na realidade essa forma de levar a vida vai desembocar em breve no caos íntimo e coletivo.
Planejamento é um conceito chave nestes dias, cada vez mais, acelerados; pois as recaídas acontecerão num espaço de tempo cada vez curto; o que antes atendia nossas expectativas; hoje, não funciona mais.
Vamos aproveitar que boa parte dos leitores nos acha um cara chato e desprazeroso; vamos aproveitar para brincar:

Nossa brincadeira de hoje é sobre gripes e viroses com seu quadro de sintomas.
Não se fazem mais gripes como antigamente – claro que não tem nada a ver com a H1N1 – Mesmo as viroses antigas estão colocando os “machões de todos os sexos” de molho; derrubam, põe de cama – e os mais preguiçosos deitam e rolam com a possibilidade de faltar ás aulas e no trabalho – e eles faltam mesmo, cada dia mais; com a desculpa da H1N1 então; virou uma festa de arromba – Aí, aí, aí que dor! – Mas, que delícia de gripe!
Contrapontos e contrasensos de lado; nossas viroses receberam na sua fase inicial de sintomas (avisos) a ajuda de uma entidade chamada fibromialgia (no popular: dor pra tudo quanto é lado) – que todo mundo tem; em menor ou maior escala; até as crianças - pois ela é uma das queridas filhotas do estresse crônico.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entramos no Google e trouxemos para o leitor um resumo.
Fonte: http://www.jcsantiago.info/fmsintomas.html. A fibromialgia é um síndrome complexo que se caracteriza principalmente pela existência de dores generalizadas em todo o corpo, cansaço extremo, perturbações no sono e alterações emocionais. Existem também muitos e vários outros sintomas que os doentes com fibromialgia apresentam e que variam de pessoa para pessoa tais como:
• Falta e/ou dificuldade de concentração;
• Perturbações de memória;
• Problemas de sono e/ou sono não reparador;
• Dores de cabeça;
• Visão nublada ou vista cansada;
• Tonturas;
• Letargia;
• Irritabilidade;
• Nervosismo;
• Depressão;
• Ansiedade;
• Entorpecimento dos músculos, tendões e ligamentos;
• Rigidez matinal;
• Dores contínuas que mudam de intensidade e ou de sitio;
• Sensação de queimadura;
• Sensação que os músculos se movem sozinhos;
• Dificuldade em engolir;
• Dor na articulação temporo-mandibular;
• Dor no peito;
• Uma sensação geral e muito grande de fraqueza e cansaço muscular e
• Por vezes a sensação de que impulsos eléctricos estão a atravessar o corpo;
• Erupções cutâneas;
• Por vezes inchaços nas palmas das mãos e solas dos pés;
• Problemas intestinais;
• Síndrome do cólon irritável que inclui gases; dores; obstipação e/ou diarreia;
• Aumento das dores menstruais e uterinas;
• Zumbidos nos ouvidos;
• Sensibilidade ao frio;
• etc.; etc..
Estes sintomas, no entanto; não são mais do que desarranjos e disfunções do corpo, do sistema craneo sacral, de funcionamento do sistema nervoso e de outras disfunções.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Voltando ao nosso assunto:
Quem não apresenta ao menos uns cinco ou seis sintomas desses?
Misture isso com uma gripe – acrescente o fermento da mídia – coloque no forno do dia a dia...
– Imagine a superposição dos sintomas tradicionais das viroses nesse quadro cada vez mais permanente e mais forte. Todos os antigos sinais estão mais intensos e resistentes aos tratamentos habituais – E o rescaldo do processo: catarro, tosse, fadiga, indisposição, diarréia e anorexia (nos casos de viroses com ação na mucosa digestiva), etc. Todos os sintomas estão morando ao lado, ou em nós de forma crônica – Pior, com o sistema imunitário baleado pelo medo em alta e estresse crônico: E pronto, está servido o delicioso – para quem gosta - bolo SOCORRO!

Solução?

Provisória ou definitiva?
- Provisória! – Então continue usando de forma contínua ou já quase; analgésico, antinflamatório, miorelaxante, chás, - homeopatia e acupuntura todos os dias – contrate um terapeuta ou um massagista com técnica ou sem para ficar sendo massageado o dia todo – contrate um guru ou vá morar num local de assistência espiritual – Enfim, não planeje nada, mude muito pouco, recicle quase nada na sua forma de ser, viver e de se comportar.
- Definitiva! – Siga as recomendações do médico Jesus e outros – Estude o livro “Saúde ou doença: a escolha é sua”.

Alerta:
Cuidado com sua postura e com a manifestação de suas queixas: as crianças de hoje copiam e aprendem tudo numa velocidade cada vez mais rápida...

Cuidado para não se viciar no “AÍ QUE DELÍCIA DE GRIPE”!

Mas, completando o artigo anterior – Eu estou em dúvida se desta vez quero morrer de morte matada ou de morte morrida. Estou em vias de largar uma atividade educativa em saúde – consultório – que a cada dia leva mais á depressão, angústia, e conseqüentes somatizações; para uma atividade no serviço publico – no qual, para quem está na linha de frente, meu perfil, (lidar com os pacientes, especialmente em PS e ambulatórios, a chance maior será de morrer de morte matada - Pois, o pau vai comer feio nesses locais de trabalho) – Caso a situação aperte muito vou tentar sobreviver numa atividade publica como ASPONE – em off (já estou pensando em tomar Ritalina para voltar a decorar alguns conceitos e prestar um concurso publico para colocar meu burro na sombra nestes dias cada vez mais cáusticos).

Brincadeiras á parte – Neste assunto de vamos levar tudo á sério; mas, á brasileira – um santo remédio é levar tudo de forma mais light, na boa, mano, malandro...

O amigo leitor acha que sou muito chato nos meus alertas?

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo