sábado, 6 de agosto de 2011

SALADA DE REMÉDIOS




A espantosa capacidade de adaptação do nosso organismo está com os dias contados; tamanha a proporção do envenenamento a que estamos submetidos no dia a dia. Água e ar envenenados e poluídos; alimentos envenenados por agrotóxicos e aditivos químicos usados na industrialização; envenenamento por produtos que são usados na lavagem de utensílios, roupas (a pele tem espantosa capacidade de absorção); produtos de higiene pessoal (as mulheres estão em pior situação tamanha a quantidade de produtos ditos de beleza que são usados).
Alguns tipos de alimentos também contribuem para intoxicar o organismo – uma alerta especial às pessoas tomadoras de chá: cuidado com a filosofia natureba: é natural; se não faz bem também não faz mal – é recomendado conhecer as substâncias liberadas pela planta.

Não bastasse isso, as pessoas ainda têm o vício de usar drogas na forma de remédios; alguns tão inúteis quanto desnecessários e perigosos.
Já falamos sobre o incrível bordão que representa mo descaso com a sanidade da população: “a persistirem os sintomas; um médico deve ser consultado” – além da venda em locais impróprios.

Mas, mesmo o tipo de medicina atual favorece a salada de remédios; devido á superespecialização – cada profissional receita um remédio para os sintomas focados – e de repente, algumas pessoas estão “comendo” vários remédios ao mesmo tempo. Mas, um artifício “autoenganatório” (adoramos nos enganar) é o remédio manipulado, que pode acolher várias drogas numa única cápsula.
As pessoas fazem questão de não ler a bula do remédio – e ali estão apenas uma parte conhecida dos possíveis efeitos colaterais (a maioria deles é desconhecida) – muitos remédios foram lançados na praça baseados em efeitos colaterais visando atender as “necessidades” do consumidor.
A interação entre vários medicamentos usados ao mesmo tempo cria os sintomas em cascata: uma droga para bloquear os efeitos colaterais da outra. E no dia a dia fica quase impossível para o profissional separar quem é quem nos novos sintomas que surgem; claro que a relação médico – paciente apressada piora o problema. Além disso, o sistema de convênios caiu do céu para a indústria farmacêutica – de graça até injeção na testa – ou; já que pago uma fortuna de convênio vou mais é usar...

Daqui a alguns anos vão sobrar apenas os mutantes sobreviventes da Era da química e da tecnologia?
Mas, será que nosso DNA é tão adaptável?

Vai um digestivo de sobremesa?

Namastê.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo