sábado, 10 de janeiro de 2009

FIM DA GORDURA LOCALIZADA

De vez em sempre, me irrito com as armadilhas de pegar cobaias (tadinhas); mas, bem que elas merecem pagar bem caro $ pela preguiça de pensar; pois quanto mais gordinha for a conta bancária; mais saborosa é a carne (ou a gordura) da cobaia. A síndrome de Joãozinho e Mariazinha engordados pela bruxa (família e seus valores) para serem devorados; continua com a corda toda na atual sociedade de consumo. Meu lado sombra e meu lado luz vivem em conflito (graças a Deus) – na profissão ás vezes me envergonho de ser médico e noutras me orgulho – creio que em todas as profissões o dilema seja parecido; talvez menos nos FP.
Mas, vamos ao que interessa neste bate papo. A notícia com a qual me deparei:
Fim da gordura localizada?
Ter, 06 Jan, 04h49
(Matéria atualizada em 10 de janeiro de 2008)
PUBLICIDADE
O 15º Congresso Internacional de Medicina Estética, realizado recentemente na Bahia, apresentou um novo tratamento, o Ultracavity, que promete não deixar a gordura retirada voltar e ainda tratar a celulite. O aparelho, por enquanto, é exclusividade da clínica da dermatologista Fabiana Pietro, pós-graduada em Medicina Estética e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Com a chegada do verão, aquelas indesejáveis celulites e gorduras localizadas, responsáveis pelos famosos "pneuzinhos", barriguinha e culotes, podem ser um tormento na hora de colocar um biquíni ou sunga. Quem pensa que só as gordinhas sofrem desses vilões estéticos está enganado – as magrinhas também padecem com estes problemas.
"A medicina estética apresenta anualmente novidades em tratamentos e equipamentos para resolver estes e vários outros problemas de pele", diz. "O Ultracavity reduz a gordura localizada através da cavitação, isto é, fenômeno eficaz e seguro que provoca ´milhares´ de furinhos na célula adiposa, resultando eu uma absorção e eliminação pelo nosso organismo, sem o risco de a gordura voltar ao local", explica Dra. Pietro.
Só no alvo
A tecnologia do Ultracavity age seletivamente somente nas células gordurosas, preservando as outras. Uma quantidade de energia pré-determinada é convertida em minúsculas bolhas de ar no tecido gorduroso, que, ao se deslocarem, provocam pequenos furos nas células adiposas, fazendo com que elas percam sua estabilidade e constituição. Como a energia é liberada em pulsos, não existe elevação significante de temperatura, portanto, não há risco de queimaduras.
"Os pacientes que procuram tratamentos, principalmente para acabar com as gorduras localizadas e celulites, buscam novidades que dão resultados rápidos, seguros, sem dor e, de preferência, que não utilizam agulhas e cânulas", diz a médica. A lipoaspiração, por exemplo, é uma técnica cirúrgica que surgiu nos anos 80 e foi um dos procedimentos bastante realizados na retirada de gordura através de cânulas com furos conectadas a um sistema de vácuo, que são introduzidas por incisões (de 3 a 5 mm).
"Participo de todos os congressos de estética. Realmente, percebi que a aceitação do Ultracavity foi muito grande na comunidade médica. Além de eliminar eficazmente a gordura, esta nova técnica pode ser utilizada no combate à celulite, apresentando ótimos resultados também, uma vez que, ao dissolver o excesso de gordura que dá a irregularidade nas pernas, por exemplo, o aparelho uniformiza os contornos destas áreas, melhorando muito rapidamente o aspecto de ´casca-de-laranja´".
Em todo o tecido gorduroso de nosso organismo, há um tipo de receptor que dificulta a queima de gordura. Assim, quando ocorre um aumento de peso, provoca-se um acúmulo destes tecidos, o que torna extremamente difícil eliminar as células gordurosas, mesmo com atividade física, porque este receptor, chamado alfa 2, aumenta também em quantidade. Ou seja, mais receptores alfa 2 dificultam ainda mais a queima destas células.
Esta nova técnica de cavitação tem mostrado excelentes resultados e é a grande febre do mundo todo. Agora, já está disponível para os brasileiros. "Os pacientes têm aprovado porque eles podem voltar as suas atividades do dia-a-dia normalmente", completa a dermatologista. Após três sessões, os resultados podem chegar à diminuição de oito centímetros. O tratamento, indolor e sem hematomas, pode ser feito em até seis sessões.

Gostaria de não precisar comentar nada – mas, não resisto – vou tentar me conter. O nome é significativo “Ultracavity” – Caramba! Bela jogada de marketing para pegar cobaias; de onde vem? – O que me deixou mais estupefato foi a pontaria do negócio – putz; só acerta a célula gordurosa e, ainda por cima; produz milhares de furinhos por onde a gordura se esvai e se dirige ao infinito; sublimada num ato magnífico digno de um Hodini (será que é assim que se escreve o nome do cara?); pois, ela nunca mais volta – mesmo que a cobaia continue sedentária, coma tudo errado e continue estressada, de bobeira. A exclusividade é um ponto que ao invés de alertar as cobaias para possíveis picaretagens – é objeto de desejo de consumo das cobaias magras ou gordas; objeto principal deste fantástico estudo que proporcionou um aparelho digno de entrar para a história da auto-estima e da imagem vencedora. Confesso que tive que ir ao dicionário para entender o fenômeno da “cavitação” – segundo o Aurélio: Cavitação – sf. Formação de cavidades, preenchidas por vapor ou gás, no interior de um líquido em movimento ou de uma interface sólido-líquido. ???? Acho que nem os ETS conseguem esse inútil milagre; transforma células gordurosas em bolhas de ar – será que tem a ver com um aparelho de ultrasom chamado “Cavitron”? – Eu chamaria o negócio de “cavouqueiro”; mas, isso é mais o estilo da lipoaspiração. Caramba! Quando se fala que não há risco de queimaduras, na cabeça das cobaias logo vem á mente a famigerada “queima de gorduras”. Aleluia, a era do milagre chegou! Adeus pés de galinha, pele de casca de laranja; modelito de berinjela para os mais escurinhos e de pêra para os mais clarinhos.
Segundo os controladores das cobaias; você não precisa corrigir a dieta; nem exercitar o corpo físico; muito menos reavaliar valores e eliminar o estresse. Vale a dica: procure saber; pode até usar a NET; a respeito do cortisol e o que esse hormônio ligado ao mecanismo de ataque e defesa. Só para começar. Depois, posso fornecer o endereço de um borracheiro da hora e confiável para recauchutar seus pneuzinhos – mas enquanto isso, não esqueça de calibrá-los ao menos uma vez por semana. Já para a falta de simancol; nem Deus pode nos ajudar.
Boas férias - sem pneus furados nem barriguinhas murchas...

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo