sábado, 7 de maio de 2011

COMO DESENVOLVER A FORÇA DA VONTADE?



Todos nós admitimos a vontade como a chave das nossas conquistas.
Sem uma força da vontade firme e forte continuaremos a sofrer de mornitude e normose; graves doenças do progresso espiritual, razão única da nossa estada aqui.

Na tarefa de melhorar nossa qualidade pessoal, o que temos a fazer, é direcionar essa força na direção dos valores íntimos alinhados ás Leis Naturais da evolução.

Para tanto, é preciso avaliar bem o impulso de mudança, e a consistência de nossos propósitos – é fácil concluir que, sem inteligência não há força da vontade.

A vontade, em sua forma inicial, surge como um impulso, como uma aspiração, como um desejo; cuja intensidade indica a carga emocional, o conteúdo e o grau de interesse diretamente ligado ao afinco, à duração e à persistência.

A fase seguinte é a elaboração mental do impulso capaz de torná-lo uma meta realizadora.
Racionalizado, o impulso gera autodomínio, capaz de conduzir à deliberação.
Passando, então, à determinação; que é o primeiro passo da execução que finaliza o processo.

O que desencadeia ou aciona a vontade é o interesse que há por trás do objetivo.

Portanto, para concentramos esforços, sermos efetivos, e termos resultado máximo na busca de melhorar nossa qualidade pessoal é preciso esmiuçar os “por quês”.

Por que desejo?
Para que desejo?

Para que as respostas motivadoras sejam claras é necessário desenvolver também a honestidade íntima; que apenas começa a nascer quando nos livramos das desculpas e das justificativas – a pior de todas: È difícil!

No desenvolvimento da capacidade de concentração de esforços baseia-se a vontade.

Em razão da falta de foco; nós não sabermos com clareza o que queremos e porque queremos nossos desejos e aspirações nem costumam ser verdadeiramente nossos. Eis uma das razões pelas quais nossa vida geralmente é pobre em realizações, em todos os sentidos; mas principalmente no campo íntimo.

Desenvolver e treinar a capacidade de concentração em objetivos claros é vital para o sucesso do indivíduo em qualquer campo de ação ou de atividade...

Um dos motivos a causar anemia na nossa força da vontade é o fator Deus. Imaginamos ser desnecessário construir nossos milagres e realizações; pois segundo nossa santa preguiça: Deus tudo provê. Postura perigosa; pois o limite da paciência Divina tem nome e sobrenome: Lei de causa e efeito.

Assunto deveras interessante nesta fase deste final dos tempos; pois tudo leva a crer que estão sendo separados os fortes dos fracos – especialmente na força da vontade; nem tanto; os bonzinhos dos mauzinhos...

Como desenvolver a força da vontade?

Como qualquer desenvolvimento de habilidades e talentos:

Simplesmente praticando!

Namastê.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo