sábado, 22 de novembro de 2008

SABER E PREPOTÊNCIA

Dia destes presenciei uma cena que me deixou a cismar – um simples aluno de um curso de desenvolvimento espiritual; deixou um “mestre acima de qualquer suspeita; laureado e recomendado; com mil pós-alguma coisa, em todas as áreas do saber; e “dando aula” numa Instituição da maior respeitabilidade”; em maus lençóis. Discursando sobre a inegável verdade de vidas múltiplas e sucessivas, o “mestre” escolheu uma vítima ao acaso; e perguntou: - Fulano, quantas vidas acha que já tivemos? – Uma só! – respondeu o atrevido aluno – o ego e o orgulho do mestre; trouxe á baila; palavras e conceitos que omitimos por falso pudor; mas, só para dar uma idéia: - Vocês precisam prestar atenção á aula; até aqui falei para quem? Para as paredes? Para os desencarnados? – Nesse momento seu ego sentiu-se num altar...
Essa vivência me trouxe á mente uma situação real da qual tomei ciência á algum tempo:
No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:-Quantos rins nós temos?-Quatro! - responde o aluno.-Quatro? - replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos - Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala. - ordena o professor a seu auxiliar.-E para mim um cafézinho! - replicou o aluno ao auxiliar do mestre.O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), maisconhecido como o 'Barão de Itararé'.Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:-O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos', 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim. Nosso simples aluno de um curso gratuito de “evolução espiritual”, apenas colocou um pseudo mestre metido a sapiens sapiens no seu devido lugar. Situações como essa ocorrem em todos os lugares e a qualquer momento – daí, disse um sábio: sábio é aquele que sabe que, nada sabe; ainda. Concordo com o aluno: nossa vida é única; suas manifestações é que mudam no tempo e no espaço.
A vida nos convida, a todos a usarmos o próprio nome não precedido de Dr. nem de Prof.; ou outras maneiras de intimidação.
Paz.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo