O VÍCIO EM DESCARGAS RÁPIDAS E INTERMITENTES DE DOPAMINA
PODERÁ CAUSAR UMA CATÁSTROFE SOCIAL?
Porque a busca desenfreada por estímulos pode tirar
satisfação da vida e atrativos surgidos com a internet e a tecnologia digital
banalizaram a dinâmica dos disparos desse neurotransmissor e têm contribuído
para uma constante sensação de insatisfação; pois vêm permeando a vida moderna
de um modo excessivo e contribuindo para uma persistente sensação de
insatisfação, em que picos de empolgação saudável ficam cada vez mais raros.
O excesso de dopamina está nos deixando insatisfeitos e Infelizes.
Esse mensageiro químico do cérebro foi conhecido como "hormônio do
prazer", mas na realidade, suas características estão ligadas apenas à
motivação ou estímulo reforçador, com destacada atuação no sistema de
recompensa cerebral.
Mas como tudo que sobe desce para se reequilibrar; se o
nível de dopamina foi para as alturas, o corpo tenta compensar o outro lado da
balança e a dopamina dispara em queda livre, que depois não volta a níveis
basais, mas cai para abaixo deles. Então, para cada prazer, há um custo. E o
custo é uma sensação temporária da abstinência de uma substância e se manifesta
em ansiedade, irritabilidade, depressão... Com esses estímulos repetidos que
tanto nos atraem — sejam substâncias ou comportamentos — começa um processo
conhecido no mundo do vício: a tolerância e o cérebro passa a necessitar doses
maiores e mais frequentes para obter a mesma sensação das primeiras vezes e na
vida atual os atrativos surgidos com a internet e a tecnologia digital
massificaram e banalizaram a dinâmica dos disparos de dopamina e da compulsão,
criando um potencial de vício e as mídias sociais são conexão humana em forma
de droga ; pois se torna algo viciante que dispara dopamina no sistema de
recompensa do cérebro de acesso fácil, quantidade ilimitada, grande potência e
novidades ilimitadas.
A dopamina responde a todas essas condições. Até notícias
são uma espécie de droga da novidade, depois de um tempo precisamos de mais e
mais eventos chocantes para sentir algo e passamos de horrorizados para
entorpecidos quase estilo zumbis.
Viver está difícil, desconfortável?
Abrace o desconforto; pois a ideia de o eliminar a qualquer
custo e tentar evitá-lo nos priva de experiências para encarar desafios presentes
e de breve futuro; a medicalização têm representado uma maneira de nos adaptar
a um mundo para o qual a nossa evolução ainda não chegou e isso vai provar que
não dará certo a médio e longo prazo...
Atenção: Só acreditamos no que nos interessa em cada momento...
Muitos pioneiros já estão tomando remédio para dormir e depois para acordar...
.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário