A PRÓXIMA VÍTIMA DA ACELERAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS PODE SER VOCÊ... Inegável que os acontecimentos da nossa vida estão acelerados e acelerando. Isso somado aos efeitos do estresse crônico que deixa as pessoas mais vulneráveis a distúrbios orgânicos e de comportamento aumenta de forma considerável o risco de problemas de saúde física, mental e até morte súbita. Aconteceu comigo e ao longo de minha experiência profissional observei que o risco de desastres existenciais ocorre em momentos de paradas súbitas: durante o sono, finais de semana, feriados, férias ou após situações desgastantes. Como evitar? TREINE A ARTE DE DESACELERAR USANDO SIMPLES SITUAÇÕES DO COTIDIANO Para desacelerar sem atrapalhar a própria vida nem a dos outros, é preciso aprender a enxergar não o que está por vir antevendo o que vem pela frente; mas usando as ferramentas simples e gratuitas que sempre estiveram ao nosso dispor que funcionam como o tacógrafo e o GPS pessoal. Uma das mais simples e funcionais: MASTIGUE DEVAGAR Isso acalma, facilita a digestão, incorpora mais energia vital. Ajuda a evitar as “gororobas” e as “misturebas”, e comendo um alimento de cada vez, lentamente, aprendemos também a saborear. Cada alimento tem o seu sabor especial; da mesma forma cada situação da vida também deve ser “saboreada”. Lembre-se: o estômago não tem dentes e a digestão começa com as enzimas da saliva; ao mastigar corretamente além dos ganhos em vários aspectos evitamos o uso do “cala a boca que não te perguntei nada” que a mente nóia responde aos berros do estômago com os temíveis digestórios que... Outro interessante ganho ao mastigarmos devagar e na quantidade certa: É um passo importante para diminuir o sobrepeso. Como o corpo fala escute a voz do estômago a dizer: Mastiga meu filho; mastiga, mastiga!
Inegável que os acontecimentos da nossa vida estão acelerados e acelerando.
Isso somado aos efeitos do estresse crônico que deixa as pessoas mais vulneráveis a distúrbios orgânicos e de comportamento aumenta de forma considerável o risco de problemas de saúde física, mental e até morte súbita.
Aconteceu comigo e ao longo de minha experiência profissional observei que o risco de desastres existenciais ocorre em momentos de paradas súbitas: durante o sono, finais de semana, feriados, férias ou após situações desgastantes.
Como evitar?
TREINE A ARTE DE DESACELERAR USANDO SIMPLES SITUAÇÕES DO COTIDIANO
Para desacelerar sem atrapalhar a própria vida nem a dos outros, é preciso aprender a enxergar não o que está por vir antevendo o que vem pela frente; mas usando as ferramentas simples e gratuitas que sempre estiveram ao nosso dispor que funcionam como o tacógrafo e o GPS pessoal.
Uma das mais simples e funcionais:
MASTIGUE DEVAGAR
Isso acalma, facilita a digestão, incorpora mais energia vital.
Ajuda a evitar as “gororobas” e as “misturebas”, e comendo um alimento de cada vez, lentamente, aprendemos também a saborear. Cada alimento tem o seu sabor especial; da mesma forma cada situação da vida também deve ser “saboreada”.
Lembre-se: o estômago não tem dentes e a digestão começa com as enzimas da saliva; ao mastigar corretamente além dos ganhos em vários aspectos evitamos o uso do “cala a boca que não te perguntei nada” que a mente nóia responde aos berros do estômago com os temíveis digestórios que...
Outro interessante ganho ao mastigarmos devagar e na quantidade certa: É um passo importante para diminuir o sobrepeso. Como o corpo fala escute a voz do estômago a dizer:
Mastiga meu filho; mastiga, mastiga!