quinta-feira, 12 de setembro de 2024

 


ESCOLHAS PODEM LIMITAR O LIVRE ARBÍTRIO?

 

No presente as opções estão limitadas pelas consequências das escolhas efetuadas nos tempos passados.

 

    Nossa evolução não é uniforme; apenas sequencial; em virtude disso, as opções e a liberdade de escolha num determinado espaço de tempo é desigual; analisando-se esse fato num contexto limitado, a lei de causa e efeito assume a aparência de um determinismo punitivo até; sempre simploriamente confundido com sorte, azar ou destino e embaralha o conceito de Perdão.

 

    Quando o assunto é opção ou escolha uma questão a resolver é a liberdade ou não para executá-la; inserida no livre – arbítrio.

 

Aprender a usar a liberdade é um desafio.

 

    Somos criaturas paradoxais, vivemos e até morremos para alcançar a liberdade; sem saber do que se trata – Loucura?

    Imaturos, nos revoltamos quando descobrimos a outra face do nosso sonho de ser livre: precisamos responder por nossos atos.

    Na tentativa de fuga das responsabilidades nos aprisionamos aos efeitos das próprias escolhas, na vã busca da liberdade sem assumir as consequências; que incrível paradoxo: nós somos prisioneiros do próprio direito de sermos livres.

    Em dado momento, mais maduros, encontramos a chave para desvendar esse mistério: precisamos libertar os outros para que nos sintamos mais livres; e, sem tentar escapar aceitamos que, quanto mais libertos nós nos tornamos; maior é a responsabilidade; pois uma não existe sem a outra, liberdade e responsabilidade são interdependentes, como nós o somos uns dos outros.

 

Amor é liberdade?

 

É também disso que tratamos no livro Anatomia das escolhas Do amor Do perdão Ed Viseu já disponível nas livrarias e nos sites de venda online. No aguardo dos comentários para trocarmos ideias

 

 

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo