quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

 

COMO SÃO CONSTRUÍDOS E DESCONSTRUÍDOS NOSSOS VÍCIOS?

A matéria prima são as tendências inatas:

Ao nascer trazemos tendências e predisposições que podem e devem ser observadas já na infância.

Desse modo, pode-se evitar ou atenuar a pressão de grupo e a influência nociva do meio ambiente sobre o indivíduo.

Educação direta, curta e grossa, sem meias palavras, e baseada nas leis da evolução é uma providência fundamental.

E tem importância especial o conhecimento aplicado da lei de causa-efeito para eliminar o mais cedo possível da vida da pessoa os imaturos e alienantes conceitos de sorte, azar, destino, milagre, sobrenatural.

A seguir outro item importante:

IMITAÇÃO...

Parte do comportamento e da personalidade do ser humano é reconstruída na infância.

 Por isso, esta fase deve ser pensada e repensada pelos pais e educadores.

Uma das bases de muitas indecisões diante da vida se devem à educação autoritária ou controladora dada por pais inseguros e frustrados que escolhem sistematicamente pelos filhos, desde alimentos (quais, quanto e quando), a brinquedos, roupas, esportes, férias, amigos, profissão, e até afetos.

 Ainda hoje, crianças crescem, deixando parentes, companheiros e professores, decidirem por elas, sem levar em conta seus gostos e preferências. E tornar-se-ão mais tarde, pessoas sem segurança, firmeza e coragem de saber o que querem para si.

 Ainda imaturos, copiam, imitam.

Boa parte dos hábitos desajustados e vícios são adquiridos de forma imitativa...

Portanto, o direito de decidir, de escolher, deve ser estimulado sempre durante a infância fim de tornar sólido em propósitos e de boa qualidade, o adulto de amanhã.

O constrangimento que se faz à nossa liberdade de consciência prejudica a busca de nós mesmos, a nossa afirmação perante a vida, conduzindo-nos a imitar comportamentos viciosos para sermos aceitos pelo meio social, criando as bases da hipocrisia, que é um modelo comportamental falso ou fingido da criatura humana, que se conduz de forma diferente do seu jeito de ser e agir apenas para ser aceito.

Para que seja uma pessoa de sucesso perante a sociedade passa a usar uma máscara de “bonzinho” ou de “bonzão ou vitorioso” como meio de seduzir, conquistar ou de disfarçar a enorme incerteza que carrega. Vive um comportamento irreal e vicioso rotulado como “normal” pela sociedade usando todo e qualquer meio para isso...

 


O que caracteriza como vício?

Já identificou alguma forma viciosa no seu comportamento?

Qual a diferença entre vício e dependência?

 

 COMO É RECONSTRUÍDO O COMPORTAMENTO ESPELHA NOSSA QUALIDADE PESSOAL?

O comportamento é o conjunto de reações e condutas de um indivíduo em resposta a um estímulo.
É a forma de ser, agir e reagir exclusiva de cada pessoa, parte dela é inata e reflete o comportamento de experiências anteriores de tempos passados a perder no tempo. Outra parte importante do comportamento atual é moldada pelo DNA cultural que começa na infância para isso temos a infância mais longa e desprotegida de todos os coleguinhas de evolução no planeta.
Podemos dizer que nosso padrão de comportamento não é mais apenas construído e sim RECONSTRUÍDO.

Como é reconstruído?
Passado o período de infância nossas convicções íntimas é que determinam nossos comportamentos exteriores; portanto reside em nós mesmos a influência que exercemos sobre as situações imediatas ou sobre circunstâncias futuras de nossa vida, regidas pelas leis naturais em especial a mais facilmente percebida é a lei de causa e efeito.
Embora ela possa não ser notada de pronto, futuramente será percebida e influenciará outros eventos em outras ocasiões.
Todos apresentamos no comportamento do dia a dia e, em todos os lugares, alguns condicionamentos e dependências, alguns até consagrados como normais ou como costumes sociais da época, o famigerado normal aquilo que todo mundo faz...

Na atualidade alguns fatores colaboram fortemente para que grande parte das pessoas seja de baixa qualidade em alguns aspectos?

Um de peso são as crenças alienantes que induzem a um alheamento coletivo em torno das consequências e dos danos que as escolhas causam.

A cultura e os meios de comunicação também detêm muito poder; pois induzem, com poucas e ineficazes restrições, os indivíduos à gula, ao jogo, ao fumo, ao alcoolismo, ao erotismo ao sucesso a qualquer preço e com isso, a propagação dos desvios de conduta e dos vícios é rápida, e envolve criaturas de todas as idades, incentivando ilusórios prazeres sem qualquer senso de responsabilidade, mantendo a maioria como criaturas de baixo padrão de qualidade.

Assunto chato, pois, envolve capacidade de discernimento, tempo e trabalho; então bora deixar como está para ver como fica?
E?


Já parou para pensar na sua qualidade pessoal?

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo