AFINAL O QUE É CORRUPÇÃO?
Fruto do tipo de educação formal que se perpetua, ainda é vista e aceita como condição natural no processo de humanização.
Essa conduta é normalizada no padrão de formação ético - moral das pessoas que, quando submetidas à tentação de usufruir do que não lhe é devido ou não lhes pertence, acabam sucumbindo ao egoísmo, ganância, orgulho e se corrompem; ou já estão corrompidas?
Quando a educação se tornar mais humanizada a corrupção será considerada crime hediondo que é quando atinge não apenas a própria consciência; mas também o coletivo. Um sujeito que “desvia” milhões é um assassino de oportunidades das outras pessoas da sociedade; ajuda incontáveis a morrer nos corredores dos hospitais, contribui para que crianças não tenham acesso a escolas e às mínimas condições de viver com dignidade.
A culpa da que envolve o poder é de toda a sociedade: dos corrompidos, corruptores e da massa de passivos que sofrem as consequências de forma mais direta e nada fazem para mudar as coisas, a não ser, aceitar favores sociais.
A educação deve ser a construção do ser humano, e, deve abranger o desenvolvimento de todas as partes da maturidade psicológica do indivíduo: intelectual, emocional, afetiva, social, religiosa e política.
Por ser matéria repetitiva na mídia nós julgamos os que já foram surpreendidos; mas o julgamento deve começar no tribunal da nossa própria consciência.
E se fosse eu?
Como tenho me saído nas pequenas situações de teste e provas no cotidiano?
Nenhum comentário:
Postar um comentário