quinta-feira, 30 de outubro de 2025

 



A MENTIRA É UMA FORMA DE VIOLÊNCIA?

 

    Embora as verdades e as mentiras humanas sejam relativas pois dependem da intenção as verdades das leis universais são absolutas, a mentira é uma forma de violência que sempre foi muito usada. 

 

    Pode ser instintiva para preservar interesses imediatos como a vida ou deliberada para atingir objetivos egoístas planejados e até maldosos disfarçados de sincericídio estilo aquela pessoa que alerdeia: “digo a verdade doa a quem doer” com objetivo de punir, denegrir; ela faz grandes estragos e tanto faz que seja pessoal ou coletiva.

 

    Atualmente em razão da rapidez com que circula a mentira assumiu um papel bem mais violento e agressivo; antes era a mentira boca a boca, depois o rumor popular, na atualidade a mídia de ação rápida é um cruel agente da evolução tecnológica que espalha tudo em segundos.

 

    Até quando esse processo irá?

 

    No popular há um dito: “A mentira tem pernas curtas, mas corre que só do diabo”! Será que a velocidade com que a vida transcorre atualmente a lei de retorno vai cortas as pernas dela?

 

    Em contrapartida a aceleração dia menos dia através da lei do tudo que vai vollta mostra quem é quem nesse quesito da personalidade; e escancara que a verdade e a mentira não estão a serviço de justificativas, carências ou excesso, apenas reflete quem a cria, quem lhe dá ouvidos e quem a propaga.

 

     Serei eu uma pessoa mentirosa?

 

     Alguns questionamentos são importantes a começar no interior da nossa consciência porque em razão das crenças e do DNA cultural a pessoa para quem nós mais mentimos é a nós mesmos.

 

DESCULPAS e JUSTIFICATIVAS costumam ser mentiras?

Nossa VERDADE serão os impulsos ainda não contaminados pelos interesses do Ego?

 

Como processar as mentiras aparentemente úteis recheadas de boa intenção?

 

Acrescente mais dúvidas e comente se desejar, agradecemos...

 

terça-feira, 28 de outubro de 2025

 APRENDE A VIVER RICAMENTE

Quem é rico em todos os sentidos não precisa de nada que não seja seu. Se estiveres cursando a matéria da pobreza material desta vez e fores pobre de conquistas humanas cobiçarás o que não te pertence. Para não invejar a paciência do outro, desenvolve a tua. Para não ficares dizendo que Deus brindou o outro com a doçura trabalha duro para que também a conquistes... Analisa bem o que e de quanto precisas para que possas viver ricamente. É possível que seja bem menos do que imaginas. Não esquece deste sábio conselho: “Rico é aquele que tem poucas necessidades” ... Para que se viva ricamente é preciso cultivar a simplicidade de ser capaz de viver com o mínimo necessário. Somente assim dominaremos tanto a vida com parcos recursos quanto a vida com muitos recursos ou abastança. No terreno do afeto, aprende a nunca esperar nada de pessoa alguma, até porque ninguém tem a obrigação de nos dar nada, nós ao contrário é que temos obrigação de darmos aos outros o que de melhor possuímos para alcançar a riqueza do eterno retorno. Aprender a separar o que é nosso do que é dos outros é uma condição essencial para que possamos viver ricamente. Não cries necessidades desnecessárias que complicarão a tua vida. Aprende a não gastar o que ainda não ganhastes. A vida empresta e não doa e todo empréstimo deve ser resgatado com os devidos juros. Não te comprometas com créditos se ainda não possuis os meios de resgate...


segunda-feira, 27 de outubro de 2025

 ACREDITO!

NÃO ACREDITO! NOSSAS CRENÇAS PODEM MUDAR LEIS NATURAIS?!   A tendência de interpretarmos conceitos segundo o que nos interessa em cada momento é muito forte. Até somos capazes de tentar transformar leis naturais objetivas e imutáveis em algo subjetivo que atenda aos nossos desejos, mesmo que sejam paranoicos... Para complicar tentamos vender nossas crenças aos outros como se fossem verdades absolutas. Exemplo, a maioria das pessoas acredita em Deus e num mundo regido por leis perfeitas e justas, apenas quando sua vida está morna, tranquila; essas mesmas leis, quando vivem apertos ou dificuldades passam a ser injustas dando origem a mil reclamos e até a revoltas ou fugas na depressão etc. Esse tipo de desonestidade de vender e comprar ideias falsificadas é fruto da pobreza de maturidade psicológica.   Vamos basear nossas reflexões em alguns pontos básicos: ·      Toda a dinâmica do universo está assentada num projeto de evolução que em muitos pontos transcende à nossa capacidade de compreensão de cada momento. ·      As leis que regem o Universo são imutáveis e independem de qualquer sistema de crença ou que sejam compreendidas pelas pessoas. ·      Cada ser humano é uma consciência individualizada que depende das outras. Sentir-se ou querer isolar-se totalmente é egoísmo. O tempo todo afetamos a vida uns dos outros com nossas escolhas. ·      Toda vez que pensamos e interferimos em algo desencadeamos uma ação e somos responsáveis pelas reações que dela se originarem. ·      Não existe o conceito de perdão na natureza, toda ação só pode ser transformada com outras forças iguais e contrárias. Prejuízos causados a outros apenas serão compensados com benefícios, e jamais com perdão ou arrependimento. ·      Temos a capacidade de pensar de forma contínua. Cada emissão de pensamento é uma onda de energia capaz de atuar sobre outras pessoas, animais, plantas e objetos, modificando-os. ·      Trazemos ao nascer um padrão de tendências inatas que representam o acervo de suas conquistas. ·      A Natureza não tem prediletos, nem presenteia ninguém com qualidades ou defeitos.  ·      O que conceituamos como sorte, azar, destino a natureza chama de lei de causa e efeito. ·      No desenvolvimento das capacidades individuais é possível e saudável que uma pessoa ajude a outra, a isso dá-se o nome de lei do amor inteligente. ·      Ajudar o outro nunca é fazer as tarefas e aprendizados que a outra pessoa necessita; isso, é crime. ·      Viver é coisa simples. Nem sofisticada nem simplória.   Identificar leis naturais está ao alcance de todos que o desejem, já que elas se repetem no dia a dia de todos nós de forma ininterrupta, tanto nas coisas que nos afetam de forma direta, quanto na vida das outras pessoas sem julgamentos críticos.   A experiência de subverter as leis que regem a vida recebe o nome de pecado ou sofrimento. A ESCOLHA É NOSSA E SEMPRE SERÁ SE ASSIM O DESEJARMOS...


sexta-feira, 24 de outubro de 2025

 A DOR PODE SER SUBJETIVA?

PODEMOS MANEJAR A DOR?
Embora a dor seja um grito de alerta para a manutenção da vida e um conselho do organismo para mudanças no pensar, sentir e agir ela pode ser modulada ao invés de ser calada com remediações algo do tipo:
Cala a boca que não te perguntei nada diz a mente ao corpo...
Quantas vezes em nossa vida sentimos uma dor intensa que, se alivia ou desaparece quando a atenção está concentrada em algo que não seja ela mesma.
Qual o motivo de muitas dores e sofrimentos só retornarem na calada da noite? No silêncio de nossas ruminações.
Quando estamos concentrados num objetivo ou em algo que definimos como mais importante que a dor, naquele momento, ela diminui, fica mais confortável ou até quase desaparece.
Até que se torne novamente foco de nossas atenções ou que ganhe importância no pensar/sentir/agir.
Cada um de nós sente dor de acordo com sua personalidade?
Será que até certo ponto podemos concluir que só sente dor quem quer?
É melhor ser tolerante à dor ou intolerante?
Sentir ou viver com dor ninguém merece?
Por ser uma importante ferramenta de manutenção da vida e até um convite à reflexão por que não a usamos para entender os recados que enviamos a nós mesmos antes de lhe dar um cala a boca que não te perguntei nada?
Qual sua forma de sentir dor e de lidar com ela?


quinta-feira, 23 de outubro de 2025

 



ALGUNS CUIDADOS PARA MANTER SAUDÁVEL A ECOLOGIA ENERGÉTICA DA VIDA EM FAMÍLIA

 

Vivemos uma fase de grandes e velozes transformações e isso está estampado em muitos setores para que todos possam ver.

O momento é de revisão de posturas e condutas.

 A vida em família está em xeque e em alguns casos em xeque-mate.

 Mas no jogo da vida sempre há como reinventar novas jogadas.

 EM SE TRATANDO A ECOLOGIA ENERGÉTICA DA VIDA EM FAMÍLIA:

 TREINA a EMPATIA para desenvolver a PACIÊNCIA ou ciência da paz; pois um dia aquele que tudo faz com má vontade, malfeito e determina isso como sua marca pessoal, percebe sua falta de competência e passa a tentar se modificar melhorando seu padrão de qualidade humana...

 CULTIVA O BOM HUMOR, pois pessoas carrancudas e mal-humoradas são um foco de desarmonia; um tipo de “pé no saco” de todos a volta. Se conseguires o sorriso mesmo que amarelo, de um familiar carrancudo, isso te reabastece de energias positivas.

 Desenvolve em todos os momentos do dia o sentimento da GRATIDÃO verbalizada e sentida. Assim enriquecerás o ambiente de vibrações positivas que abastecerão da energia da vida teus familiares, facilitando a vida de todos.

Prepare-te para SERVIR a todos a todo instante; sem ser SERVIL que é falta de qualidade humana.

 Fica vigilante para dizer sim e não, nos momentos apropriados.

Agradar deve ser consequência da nossa forma de ser e não um objetivo de vida.

 Não queiras ser servido, antes SERVE e quando o fores não esqueças de AGRADECER e se possível seguido de um carinho; pois, um beijo e um abraço de reconhecimento carregam consigo uma usina de força moral de potencial incalculável.

 Lembra-te que talvez o mais importante fator da boa qualidade do ambiente familiar é qualidade das relações entre os familiares; se há desejo de harmonia basta que haja RESPEITO.

INSERE ISSO NO TEU PROJETO DE VIDA SE JÁ SABES O QUE QUERES PARA TI PRIMEIRO E DEPOIS PARA OS TEUS, não desanima nunca, desenvolve a empatia, ama e perdoa na medida das possibilidades e das circunstâncias do momento.

 Incompreendido esforça-te para amar mais ainda...

 Investe na qualidade do ambiente do qual és parte; SE QUISERES ESTAR FLUINDO POR ELES AO LONGO DA ETERNIDADE.

 

 

 

 

 

terça-feira, 21 de outubro de 2025

NEM LIGADA NO 220V NEM DDAH – APENAS – MAL-EDUCADA...

Parte 1
A maior parte dos “pestinhas” de hoje são crianças mal-educadas para viver no mundo atual. O DNA deles é digital e o da maioria dos adultos é analógico. Elas pegam todas as “manhas” da educação muito rápido, desde muito cedo representam bem, usam e abusam da mentira, suborno e chantagem. Adoecem com muita facilidade para usufruir dos benefícios do estar dodói.
O assunto é distúrbios do comportamento:
É comum que a criança mal/educada passe em avaliação diagnóstica. Isso é natural; pois, sempre antes que uma criança/problema seja rotulada de mal/educada; ou melhor, mal/treinada deve ser descartada qualquer disfunção ou lesão física; que seja capaz de alterar o aprendizado ou o comportamento. Essa situação é um paradoxo para os pais. Pelo lado da razão; eles temem resultados de exames que comprovem alguma doença; pela emoção, porém, desejariam que uma doença justificasse o distúrbio de comportamento apresentado; para que não sejam vistos como pais pouco competentes; a doença física funcionaria como um álibi trabalhoso de mudar hábitos, alterar comportamentos...  Na verdade, muitas crianças mal/educadas são mal/estudadas; desde o nascimento.
O que seria educar verdadeiramente uma criança como um ser humano de boa qualidade para cada época?
É lembrar que ali está desde o nascimento; não um livro em branco mas um ser que trouxe uma personalidade em desarmonia; onde ainda predomina: orgulho, impaciência, intolerância, agressividade, medo, ansiedade, enfim os distúrbios da Alma Humana. E, que não está condenado a ficar nessa condição a vida toda, ao contrário; deve ser estimulado a se educar, a se modificar de forma voluntária ou usando as situações que atrai automaticamente pela lei de atração e sintonia, buscando o equilíbrio entre as polaridades que compõem o ser vivente humano na sua evolução ao longo do tempo.


Ah! Se os pais estudassem os filhos desde a concepção o mundo seria outro?
Continua.?

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

 



DISMORFISMO DA ALMA:

A REALIDADE FÍSICA PODE SER DISCORDANTE DA VERDADE EXTRAFÍSICA...

 

Para os seres não dotados de raciocínio contínuo, a realidade física e a extra/física se justapõem, são idênticas; uma pedra, uma bactéria, um vegetal, um inseto, uma ave, um animal tem sua exata correspondência na realidade extra/física, sem distorções. isso pode não ocorrer conosco. Exemplo, uma pessoa de aspecto físico belo aqui nesta dimensão; pode apresentar-se horrenda no astral; ao sair do corpo físico pode assustar.

 

A energia cósmica universal é modificável por quem já esteja capacitado a alterar a disposição das partículas elétricas; isso, nós já somos capazes de fazer, ao movimentarmos o dínamo do pensar, sentir, agir, e atuar através da alavanca da vontade.  

 

Deste lado da moita tudo é mais lento.

Nesta dimensão a atração entre as partículas elétricas faz com que a energia crie formas e movimentos que nossos sentidos físicos percebem.

Nela a realidade é modificada mais lentamente, daí, ela pode não corresponder à extra/física.

Isso explica o porquê costumamos ser uma coisa e aparentamos ser outra, é como se nossa vida fosse um baile de máscaras.

 

Alcançar uma transparência cada vez maior entre ser e parecer deve ser uma das nossas metas para viver bem do lado de lá nosso próximo destino.

 

Viver se assemelha a um jogo onde um dos objetivos é ser e parecer, de tal forma que, uma realidade se justaponha à outra. Caso nos descuidemos disso; a situação de dupla realidade, pode se tornar um grande problema. Pois a física é temporal ou finita e a extra/física, é atemporal – e - dia menos dia nós teremos que nos defrontar com ela; a verdadeira.

 

Integrar as realidades dimensionais é possível através da reeducação baseada na ética cósmica; a distorção se originou em grande parte da a educação atual que estimula e sedimenta a dupla realidade, que é a capacidade que temos de esconder na vibração mais lenta da materialidade ou dos sentidos, a verdade extra/física; claro que apenas durante um determinado ciclo de tempo.

 

No progredir sempre nada se perde; tudo se transforma:

Da mesma forma que o sofrimento e a doença, essa dupla realidade não deixa de ser útil; pois, se de repente, todos pudessem enxergar o que os outros pensam e sentem enquanto falam e agem; não haveria buracos no universo capaz de nos esconder a todos, morreríamos de vergonha uns dos outros.

 

Os ditados populares têm sempre um fundo intuitivo de verdade: “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento” – nesta colocação: por fora seria a realidade aqui e por dentro a realidade no astral.

 

Fofocas espirituais nos indicam que embora nos reste pouco tempo para eliminar essa distorção se quisermos continuar nesta escola; ainda dá tempo para quem já estiver tentando...

 

SERÁ QUE SOU O QUE IMAGINO OU PAREÇO SER OU SOU O QUE NÃO PAREÇO?

 

 

 

 A CADA DIA TENHO MENOS CONVICÇÃO DAS MINHAS VELHAS CRENÇAS E CERTEZAS:

Mas:
DE UMA COISA EU TENHO QUASE CERTEZA:
APOSTO QUE QUASE SEMPRE; HAVERÁ UM AMANHÃ, talvez eternamente; quem sabe... Que terá a cara e o jeitão que eu lhe der em cada hoje...
COMO TEM CUIDADO DAS SUAS CONVICÇÕES?
APROVEITA O DIA PARA DAR UMA ESPIADA NELAS...

domingo, 19 de outubro de 2025

 ESTÁ NA RETA FINAL 2025 ANO ONDE A SIMPLICIDADE SE TORNA CADA VEZ MAIS COMPLEXA?


Muitas coisas mudaram, mas o velho bordão de cuidar do corpo e do espírito continua cada vez mais no comando.

SIMPLIFIQUE:

NOS CUIDADOS COM O CORPO:
- Coma pouco, o que, e o suficiente para o organismo.
- Periodicamente se depure e pratique o jejum.
- Beba água com PH acima de 9.
- Caminhe bastante.
- Ande descalço.
- Alongue-se...

PARA OS CUIDADOS COM O ESPÍRITO:
- Sirva ao invés de ser servido.
- Cuide apenas da sua vida; mas tenha muitos amigos.
- Pratique o jejum de críticas.
- Fale apenas o necessário.
- Aprenda a arte de ouvir.
- Dê muita risada.
- Faça de cada experiência um aprendizado...

PARA A REALIZAÇÃO DE SEU PROJETO DE VIDA:
- Crie pequenas metas diárias que possam ter começo, meio e fim; e ao final de cada dia reavalie-se e refaça a meta. Procure desenvolver apenas uma de cada vez; quando se capacite a cumprir uma aumente...

VIVA CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO DESTA EXISTÊNCIA
Comece a fazer silêncio dentro e em torno de si para ouvir o que sua alma está a ditar” ...

O QUE FALTA?


sexta-feira, 17 de outubro de 2025

 A EXISTÊNCIA É UMA ESTAÇÃO ENTRONCAMENTO DO TREM DA VIDA MEIO QUE FANTASMA SEM DESTINO:

TEM GENTE CHEGANDO... TEM GENTE PARTINDO... TEM GENTE COMPRANDO A PASSAGEM DE CHEGADA; JÁ RESERVANDO A DE VOLTA. TEM GENTE RESERVANDO A PASSAGEM DE IDA; JÁ PENSANDO EM VOLTAR. TEM GENTE QUERENDO PARTIR PARA NUNCA MAIS VOLTAR. NESSA ESTAÇÃO DAS INCERTEZAS DE DESTINO - A ÚNICA CERTEZA: QUEM NELA CHEGOU TEM QUE PARTIR... GOSTOU DO ROTEIRO DESTA? ENTÃO PERCA O MEDO E AGENDE SUA PASSAGEM DE VOLTA...

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

 



COMO DESPERDIÇAR ENSINAMENTOS DO COTIDIANO?

 

É SIMPLES:

LEVE PARA O LADO PESSOAL...

Impressiona o número de ensinamentos e percepções desperdiçadas pelo hábito de nos JUSTIFICARMOS atendendo aos interesses pessoais.

Na luta para defender as crenças que ainda nos interessam abusamos da falta de ética e inteligência ao defender o indefensável; ao tentar justificar o injustificável e jogamos na lata do lixo nossa dignidade como ser...

 

 SOU MATERIALISTA OU ESPIRITUALISTA?

Tentar sair dessa dualidade vibratória nos livrando de rótulos parece complicado; mas pode ser simplificado ao entendermos que somos seres multidimensionais e habitamos várias dimensões ao mesmo tempo; então vamos continuar nesse mix: metsa metsa: materialista ou espiritualista quando interessa; quando convém. O que é o Materialismo? Ele é real? Como ela não existe, a matéria é apenas um dos estados da energia; então ela é uma ilusão de conceito e dos sentidos? A morte será um divisor energético, uma polarização da consciência? Morreu acabou tudo? Nada mais paradoxal para um ser humano do que assistir lentamente à própria morte; por isso vive-se de forma esquizofrênica: na ânsia de aproveitar a materialidade neste momento da vida, as pessoas correm desenfreadamente em direção à tão temida morte em razão dos exageros para gozo dos sentidos físicos. E muitos quando começam a se imaginar pé na cova, na velhice tornam-se espiritualistas até carolas, imaginando quebra galhos espirituais no além do qual ainda meio que duvidam. Viver como materialista convicto pode ser perigoso? Talvez sim; pois o materialismo de raiz pregando a liberação dos instintos sem o crivo da razão em nome da liberdade sem responsabilidade, introduz nos arquivos mentais e emocionais do Ser a anarquia emotiva e o conduz à doença, à loucura, porque o esvazia de conteúdo ético, o que mantém o indivíduo na condição primitiva, retira-lhe a perspectiva da inteligência consciente, crítica e a busca da possibilidade da vida continuar além da matéria que faz parte de sua estrutura psicológica ancestral; daí se cria conflitos e explodem paixões. Essa bagunça íntima no conflito entre viver aqui ou no além gera perturbações e ansiedade doentia como: Estresse, Depressão, Angústia Existencial, Medo Mórbido e Pânico. A pessoa penetra no penoso labirinto da insatisfação negativa, porque mesmo que seus interesses neguem: na sua intimidade o indivíduo tem noção da medida da sua responsabilidade e dignidade. E, quando se precipita na irresponsabilidade íntima, na perversão de seus próprios valores e conceitos, a vergonha e a culpa se instalam em seu coração desequilibrando a vida e perturbando os que com ele convivem... Mas é possível viver apenas como espiritualista?

A consciência ainda polarizada nesta dimensão tentando habitar a outra ao mesmo tempo? Viver do lado de lá da moita estando ainda nela? Como equilibrar essa dualidade? A que conclusão já chegou?



Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo