quinta-feira, 4 de setembro de 2008

MIDÍA E OBESIDADE

PEQUENOS DESCUIDOS GRANDES PROBLEMAS
Convivemos de forma, a cada dia mais, perigosa com o problema da obesidade, altos níveis de colesterol e diabetes do tipo 2. Pessoas descuidadas, afoitas e crédulas podem causar grandes estragos, desde que possuam poderes e veículos de mídia capazes de induzir de forma intensa a vida das pessoas submetidas á sua influência. No caso que iremos relatar; esperamos seja um descuido realmente; ou uma simples projeção de gosto e necessidade pessoal do responsável pela divulgação da informação; mas, os estragos na vida das pessoas podem ser poderosos.
Usando os serviços do Metrô fomos “obrigados” a assistir a veiculação do informativo TV Minuto; algumas poucas informações das que fomos forçados a ver são úteis e construtivas; mas a repetição é de doer (fica a pergunta: a maioria dos usuários são sempre os mesmos – então não seria aconselhável uma mudança de conteúdos diária?) – A idéia do projeto é louvável: abrandar a via sacra dos trabalhadores; trazer informações úteis – Mas, que tal algo mais dinâmico – e por que não inteligente e útil de verdade - educativo?
Retornando ao assunto: Uma das informações apresentava logo de cara – bem na primeira imagem - um bolo daqueles de “dar água na boca” – Sabe por que a vinheta dar água na boca? – É simples, quando nossos sentidos são estimulados por imagens e sons as glândulas salivares passam a secretar, prontas para receber o alimento e a boca se enche de saliva – o que nos faz engolir em seco (outra vinheta); e todos os outros órgãos responsáveis pela digestão passam a produzir as secreções digestivas – Mas, é mentira: a mente está sendo enganada e enganando o próprio corpo (coisa de louco) – essa doidice gera a compulsão, aquele tipo de impulso incontrolável pela pobre e doentia mente. No caso em destaque, várias imagens de doçuras irresistíveis são mostradas para ilustrar a idéia de que o doce gera a produção de serotonina, um hormônio que tem sido responsabilizado pelos cientistas como gerador de prazer e bem estar. Qual a ressalva aos idealizadores da informação? – o destaque dado á produção de serotonina pelo consumo daqueles doces lindos e maravilhosos deveria ser contrabalançado pela informação: geram obesidade e diabetes – faltou ainda informar as outras fontes de produção de serotonina como exercícios físicos regulares e sono adequado dentre outros.
Confesso que mesmo sendo avesso a doces, saí do Metrô com um desejo incrível de comer um docinho – Se tivesse uma confeitaria na saída do Metrô iria parar lá com quase certeza. Dá para imaginar o estrago que é feito diariamente na vida de milhares de obesos e potenciais diabéticos?
Conforme colocamos em nosso livro “Pequenos descuidos grandes problemas” – pensar de forma crítica não dói e não traz doenças; ao contrário pode curar as de todos os tipos: físicas, mentais, das emoções, sociais, culturais. Etc.
Várias outras formas de abordagem. Com a palavra os que vivem da Mídia.

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo