NÃO QUEIRA VIRAR SANTO – CUIDADO AO COPIAR MODELOS SANTIFICANTES
As crenças como estão posicionadas costumam induzir a copiar modelos de vida santificantes; mas a maioria das pessoas está longe de atingir tal situação, impossibilitadas mesmo.
Aqueles modelos considerados santos trabalharam duro para conquistar suas qualidades humanas. A dedicação ao próximo e o desprendimento dos bens materiais são apenas dois itens de suas inúmeras conquistas, e trabalho de vidas inteiras.
E pessoas imitadoras querendo ser piedosas, caridosas, bondosas para se tornarem santas como reza a cartilha ou irem para um céu, passam a atrapalhar a vida de todo mundo criando uma relação doentia paternalista/assistencialista com as outras pessoas, subtraindo delas a oportunidade de batalhar pelas próprias conquistas e de superar as próprias dificuldades.
Para a atingir a tal da santificação apenas cumpra com suas obrigações e depois tente ir além delas:
É urgente que cada um faça um levantamento das qualidades humanas que ainda lhe faltam conquistar, para que seja capaz de levar uma vida saudável liberta de expectativas de modelos inatingíveis até a sua morte.
Ah! E se pretende descansar um pouco depois de ir para o lado de lá como santo saiba que cada tem uma função e alguns tem que trabalhar muito como os que ajudam a pagar dívidas, os casamenteiros...
Mesmo que tenha um dia só seu como homenagem é nesse que vai ser mais solicitado; trabalho dobrado...
Ah! E primeiro vai ter que morrer e ainda ficar na fila...
Nenhum comentário:
Postar um comentário