Modernas teorias provam cada uma a seu modo que o meio ambiente afeta profundamente a membrana das células, alterando a estrutura do DNA.
No entanto, antes de receber estas informações, nós de várias formas já cansamos de comprová-las no laboratório do dia a dia; apenas não prestamos atenção nem confiamos em nossa capacidade de observação e de raciocínio.
Exemplo:
Atendo várias famílias que têm filhos adotados que ao longo dos anos apresentam o fenótipo dos pais, ou seja, tornam-se muito parecidos em todos os sentidos. Temos vários que, oriundos de raças diferentes quando adotados aproximam-se da aparência dos pais de forma interessante. Alguns casais depois da adoção tiveram filhos consangüíneos e os adotados até são mais parecidos.
Outro exemplo; são os casais de mais de trinta ou quarenta anos juntos que se tornam semelhantes na fisionomia e, se olharmos fotos do passado; vemos que nada têm de parecidos.
A educação recebida pela criança pode e modifica seu DNA.
“Vós sois deuses” – Jesus.
Lamentável que ainda não tenhamos entendido a importância da educação na evolução morfológica da espécie, inclusive.
Não se trata apenas de conteúdos de informação para a formação profissional – transmitidos ao indivíduo.
O que fizermos ás nossas crianças irá afetar os filhos delas e não apenas nos usos e costumes.
Especialmente na vida contemporânea, a educação foi confundida com instrução.
Pais e educadores devem avaliar a forma como participam da herança genética das crianças sob sua responsabilidade; pois de certa forma isso representa o futuro da humanidade.
A qualidade humana que apresentamos hoje também tem o “dedinho” da professora da nossa vovó.
Quando dizemos que povos que não investem numa educação de qualidade e ética estão futuramente condenados á mediocridade e atraso; estamos muito aquém da verdade – o problema é mais profundo.
Tal pai tal filho é vero.
Tal mestre tal aluno; também.
Eternidade a fora.
Graças ao arquivo chamado DNA – para piorar a situação; esse arquivo pode ser corrompido pela cultura, vacinas, alimentos, transgênicos, medicamentos.
Se não cuidarmos do banco genético do nosso povo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário