quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PROJETO DE VIDA – AINDA NÃO TEM O SEU? - parte 2

Dando seqüência á brincadeira do esboço do nosso Projeto de Vida: iniciado no artigo – PROJETO DE VIDA – AINDA NÃO TEM O SEU? Publicado em 09/09 - para jogar o game cósmico em andamento – um dos objetivos: na Nova Terra, ficam apenas os seres humanos motivados e com a consciência mais ampliada; dou continuidade – até mesmo, para explicar o cansaço extremo que nos assola, e que pode nos deixar de fora da próxima fase do game da evolução aqui em Gaia.
Vários adendos a este artigo estão em outros já publicados nos outros bloogs; e que relacionamos alguns ao final deste artigo.

Quem pode ter objetivos de vida?

- O ser humano!
________________________________________________________
Mas, o que é ser humano?

O que o caracteriza? Escreva aqui.
Faça essa pergunta a outras pessoas, e anote as dificuldades que cada uma tem para emitir sua concepção a respeito.
(Talvez elas nunca tenham parado para pensar nisso, ou tenham incorporado como verdadeira a visão de outros a respeito. E você?)
- O ser humano pensa!
- Isso, o caracteriza! (dirá a maioria)
- Raciocínio contínuo.
- Pensa no quê?
- Para quê?
Anote suas respostas com muito carinho.
Cuidado, pois a seqüência da nossa evolução pode estar nelas contida. Eu e todos; dependemos de você; de alguma forma.

________________________________________________________
O que é um animal?
- Um ser irracional!
(alguém logo se apressa a dizer);
- Jogador de futebol!
(mas um craque, diz um fanático torcedor);
- Político profissional!
(diz o quase cidadão);
- Meu marido!
(diz a mulher mal amada);
- Minha sogra!

Conceitue num sentido amplo, como costuma usar no seu cotidiano.

________________________________________________________
Usa o conceito “animal” de forma pejorativa?
Por quê?
Será quem age sem pensar?
Alguém que reage por puro instinto?

O que é um instinto?
Se, tenho fome como, se sinto sede bebo; puro piloto automático.
Qual o problema?
Qual a dificuldade?
O que há de errado?
É algo bom ou ruim?

Um animal pode ter objetivos de vida?
Pode ter sentimentos?
Fulano é um animal!
Beltrano é um troglodita!
Qual a diferença?
________________________________________________________
O que é um troglodita?
- Um primata!
- A ponte entre o animal e o ser humano (alguém respondeu).
- Um elo entre o instinto e a razão! (dirá outro).
- Meu pai!
- Minha sogra!
- Meu marido!
- Meu chefe!
- Meus desafetos!
- Meu ex: amigo, namorada, esposo!
- Meu ex-qualquer coisa!
(diremos todos)...
________________________________________________________
Costuma usar o termo primata ou troglodita de forma pejorativa?
Quando se refere a você ou aos outros?
Ele pode ter objetivos de vida?
Quais seriam os principais?
O quê comandaria seus objetivos de vida?


Será que eu já tenho livre arbítrio?
- De que tamanho?
________________________________________________________
Quem sou eu?
- Sou fulano de tal!
- Um ser humano.
- Não sou animal nem troglodita.
_______________________________________________________
Será mesmo, que a maior parte do tempo minhas atitudes são humanas de fato?
- Claro que sim!
- Tomo decisões.
- Faço escolhas.
- Tenho e uso meu livre arbítrio.
- Penso e crio.
- Faço e desfaço quando me “dá na telha”.
- Sou livre, “ninguém me manda”.
- Parando para pensar melhor..., até, acho que sou um tipo de deus, pois sou muito criativo.

________________________________________________________
Convite á reflexão
E, se nós fossemos ao mesmo tempo uma criatura onde convivem juntos: animal, troglodita e ser humano?
Cada um contribui para a formação de nosso ser e estar, com algo, com uma parcela maior ou menor; mais ou menos importante.

A condição animal –
Contribui com os reflexos e instintos.
Recursos evolutivos poderosos, pacientemente, desenvolvidos ao longo dos milênios.
Como exemplos, podemos citar:
O de sobrevivência, que nos leva a comer quando temos fome e a beber quando temos sede.
O de perpetuação da espécie nos leva a procurar outra pessoa para aprender a amar e para nos reproduzirmos.
Para nossa segurança, buscamos definir um território; os mais fortes dominam e controlam os mais fracos.

O lado troglodita ou primata -
Entra com a descoberta dos prazeres e das emoções.
Nos, levou a descobrir que podemos comer sem ter fome e a beber sem ter sede.
Que é possível escolher para comer e beber o que nos der vontade.
Que podemos ter quantas pessoas queiramos como parceiras para obter gozo, independentemente de nos reproduzirmos ou não, e que podemos abandonar nossas crias, se assim o desejarmos.
Esse ser nos mostra que tudo nos é permitido e, qualquer coisa nos é possível...

Nossa parte já humana –
É o lado “desmancha prazeres”.
Que nos mostra que tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém...
Sinaliza que somos livres para escolher, mas que ficamos amarrados às nossas escolhas. Tudo que nos dá prazer num momento pode tornar-se um grande desprazer ou dor, em seguida.
Essa parte, a humana, trouxe um sério problema para o lado troglodita:
A ética.
O ser humano é um animal ético.
Para complicar ainda mais: junto com ela surge a consciência crítica de nós mesmos; fiel servidora que vem trabalhar dentro de nós; mas que traz para o serviço seus filhos, uns “capetinhas perturbadores”;
Traz para dentro de nossa casa mental: a ansiedade, a angústia, o sentimento de menos valia, a culpa, o remorso...

Um dia...
Uma dessas partes que nos compõem vai ter que assumir o comando.
No dia – a - dia quem nos comanda?

Continua...

QUEM É O CHEFE – parte 3.

Bate papo relacionado:
http://americocanhoto.blogspot.com
- A PERSONALIDADE DOS ESGOTADOS.
- REINVENTANDO A EXISTÊNCIA.
- CONFLITO ENTRE VALORES ÍNTIMOS GERANDO CANSAÇO.

http://jogosdeamore.blogspot.com
- UMA CARA MUITAS CARAS.
- SOU ELE OU ELA? – DÚVIDAS A RESPEITO DA POLARIDADE.

http://construindoafamiliadofuturo.blogspot.com
- CANSOU? – NÃO SEJA BURRO DE CARGA DOS OUTROS.
- DESVIOS DA POLARIDADE SEXUAL.

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo