domingo, 19 de outubro de 2008

RAZÕES PARA VIVER COM SAÚDE

Vivemos um momento dramático no planeta – estamos nos estertores de um estilo de vida; estamos nos conusmindo rapidamente. Como muito bem colocou a Dra. Monica de Medeiros em seu recente artigo no www.jornaldosespiritos.com: Aceleração global – tudo que se relaciona com o planeta e conosco está em franca aceleração, inclusive nossos conflitos íntimos e coletivos. No terreno das doenças: as que nos aguardavam na velhice, em virtude da forma como vivemos e de nossa personalidade não revisitada e modificada estão surgindo bem cedo e superpondo-se. Aumenta a olhos vistos o número de pessoas esgotadas, com distúrbios de comportamentos: depressão, angústia, pânico, TOC, transtorno bipolar, etc. As doenças físicas também crescem em proporção acelerada. A explicação é simples: as células obedecem a comandos da energia gerada pelo pensar, sentir e agir; bem como da secreção de neurotransmissores e hormônios produzidos pelas glândulas (em especial, adrenalina e cortisol). A sensação de angústia e falta de esperança está aumentando; as pessoas estão inconformadas com as recaídas das doenças cada vez mais rápido; a ilusão da cura baseada em remédios e cirurgias levou á desconsideração dos fatores de risco e deu no que deu; ainda vivemos de forma pouco responsável. É preciso mudar, disso poucos duvidam; mas a mudança não ocorre de forma mágica como desejaríamos; os conselhos de tudo que envolvia o próprio esforço como autoconhecimento e autocura tão desprezados pelas pessoas que acreditavam que toda a tecnologia atual seria suficiente para resolver tudo num piscar de olhos; começam a dar o braço a torcer; é preciso saber o que se quer e treinar paciência, perseverança; além de desenvolver planejamento e um método. As mudanças sempre foram feitas por escolha ou necessidade; melhor começar enquanto ainda há tempo antes que a doença e até a morte nos obrigue. Esperamos que cada dia, mais pessoas descubram que, remédios milagrosos, dietas radicais não deixam ninguém mais saudável nem feliz. E que, a qualidade de vida não é atingida apenas com grandes realizações, sucesso, riqueza ou acontecimentos fantásticos, está dentro de cada um. Basta descobrir. Nosso recado: remédios de qualquer tipo não criam razões para viver. Já definiu as suas? Já respondeu a estas questões básicas: Quem somos nós? O que fazemos aqui? Quem sou eu? O que quero para minha vida? – Ainda não? - Então aguarde cada vez mais frustração, insatisfação, falta de esperança e motivação: doenças.
Paz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto

O modo de pensar das pessoas esta cada vez mais sendo sugestionada pela mídia e pelos (laboratórios farmacêuticos), e os pacientes tem a ideia que a sua saúde pode ser comprada em um consultorio médico ou em uma farmácia, ou seja a vida deve ser vivida com trabalho estenuante e consumismo e quando ficarmos doentes - è só procurar um médico e obtermos a cura! Grande engano!
Nós profissionais da saúde vemos cada dia mais pessoas que apresentam problemas de saúde devido ao estilo "moderno" de vida - ou seja a população esta adoecendo mais, mesmo com avanço da tecnologia - os medicamentos são ineficazes para estas doenças, a cada dia criam medicamentos novos e mais caros - será que isso também é conveniente a nós profissionais da saúde que também "lucramos" com isso.
Acho que esta na hora de profissionais médicos sérios encabeçarem um movimento contra esta medicina consumista através de uma entidade séria que nos represente.

Angelo Martins

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo