domingo, 3 de abril de 2011

REFORMA ÍNTIMA E EGO

Analisando alguns conceitos da psicologia fica mais fácil entender a nossa necessidade da psiquiatria e do Dr. Jesus; sem pirar de vez.
Quando nosso espírito chegou aqui ganhou um kit psicológico que contém dentre outras coisas, estes brinquedinhos: Ego – Id – Superego.
Esqueçamos outros e vamos aprender a brincar de viver com estes. Para que servem?
O Ego, tão mal compreendido e interpretado, ou Eu é (ou deveria ser) o manda-chuva na formação da consciência; o armazenador das idéias, pensamentos, sentimentos, lembranças, experiências sensoriais. É nossa casca psicológica, a parte mais superficial, que deve ser tornada consciente (Reforma íntima) – para que comprove a realidade (verdade) e aceite; mediante controle e seleção dos desejos e impulsos. Ela deve obedecer á realidade, á necessidade de encontrar objetos e experiências que possam satisfazer o Id sem transgredir as exigências do Superego.
Quando o Ego apenas satisfaz as exigências do Id torna-se imoral, destrutivo – Por outro lado ao se submeter apenas ao Superego; enlouquece, desespera, pois viverá numa insatisfação insuportável se não atender ás demandas do mundo externo.
Segundo o que diz Jung a respeito do Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória. Todos nós temos idéia de já termos existido, quer dizer, de nossa vida em épocas passadas; todos nós acumulamos uma longa série de recordações. Esses dois fatores são os principais componentes do Ego, que nos possibilitam considerá-lo como um complexo de fatos psíquicos.” Para Ele o Ego em sua função básica á natureza humana é a consciência da sobrevivência. É o limite da consciência entre o instinto de doar-se a uma causa ou uma verdade rígida do Superego e o da própria sobrevivência como indivíduo. O Ego é acima de tudo a composição mental do indivíduo, desprovida de valores da ética.
Quando dizemos que alguém é egoísta estamos na verdade dizendo que aquela pessoa busca seus próprios interesses – a confusão é que apomos conceitos de moral, nem sempre bem aplicada. Quando interessa ao nosso Superego rotulamos as atitudes dos outros segundo a medida de nossos valores; nós nos achamos altruístas (o que está sempre voltado para os interesses dos outros – não importa se bons se ruins – aí é que entra a moral adequada) quando nos interessa (o que nos torna egoístas).
A Moral Cristã é o remédio que o Dr. Jesus nos deixou para a cura das nossas loucuras e distúrbios psiquiátricos. Ela é equilibrada, pois nos ensina a controlar os desejos absurdos e a combater a ditadura do Superego.
Segundo Freud, o Id e o inconsciente são complementares embora diferenciados.
O Id é o reservatório da energia psíquica onde se localizam “pulsões” (nossos impulsos e TOCs). Ele é formado pelo conjunto dos impulsos orgânicos, instintos, desejos inconscientes; e é comandado pelo princípio do prazer; que exige satisfação imediata – É a libido. Na atualidade os impulsos e os desejos do Id estão sendo violentamente exacerbados pela Mídia, em especial a de ação rápida.
O Id responde ás necessidades básicas do individuo ao nascer; de certa forma nessa fase estamos apenas voltados para elas. Ancorar nelas é sinônimo de distúrbios psiquiátricos graves á vista.
A educação da atualidade é uma máquina de fabricar malucos; exemplo, a necessidade de alimentos e a saída da fase oral – os adultos dão uma importância tão grande á comida que impedem as crianças de ultrapassarem essa fase através do fortalecimento do Ego e da ajuda do Superego – daí essa loucura atual de uso do alimento como fonte de prazer (supremacia do Id) levando ao sobrepeso, diabetes e uma série de outras doenças, tanto psíquicas quanto orgânicas.

A Reforma Íntima mal executada e sob a ação da ditadura do Superego pessoal (visão de mundo) ou coletivo (sistema de crenças) gera loucura, violência. A ferramenta essencial ao fortalecimento do Ego, o pacificador e coordenador da nossa cura, é o raciocínio crítico.

O caminho da cura embora passe por Jesus; depende absolutamente da vontade e do esforço de cada um dos doentes. O momento primário da cura é o diagnóstico.
O auto-diagnóstico; a descoberta do EU SOU desvinculado do eu gostaria de ser; ou do sou o que me mandaram ser; ou sou o que disseram que sou – é condição vital para alcançar alta ou evitar a transferência de hospício.

Este universo além de lindo é surpreendente – neste manicômio chamado Terra, esta fase traz situações que parecem instigantes; mas apenas para quem pensa pouco.
Dentre elas:
È mais fácil que alguns autistas e outros rotulados de malucos graves saiam-se bem na empreitada da própria cura do que muitos “maluco beleza”. Talvez pelo fato de no fundo do poço ter uma mola que impulsiona a pensar. O perigo é quando os interesses do Id estão funcionando a toda sem precisar parar para pensar o que acontece de fato na nossa intimidade.

Na estrutura da minha alma quem é o chefe?

O que vou dizer ao Dr. Jesus na sua volta?

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo