sexta-feira, 16 de março de 2012

ALERTA: ESTAMOS NA FASE DE EXAUSTÃO DO ESTRESSE CRÔNICO




Aumenta em proporção preocupante o número de pessoas que se queixa de desânimo, falta de energia e de motivação, vontade de isolar-se e de dormir sem conseguir...; enfim, estamos exaustos.

Á primeira vista parece que esse estado surgiu de repente; no entanto é uma longa construção cuja origem está em nosso estilo de vida: o estresse crônico.

O que é isso?

Um bicho vai te pegar!

Não é brincadeira de criança tentando assustar outra.
É uma grande e crônica mentira íntima.
A mente enganando o corpo vinte e quatro horas todos os dias durante muitos e muito anos.
O estresse crônico é a materialização de uma ilusão criada pela nossa mente neurótica e doentia; ao submeter-se a outras.
O bicho que vai nos devorar é: não tenho isso..., desejo aquilo..., não serei capaz de..., o dólar vai subir..., as ações vão abaixar..., não vou..., vou ser assaltado na primeira esquina da vida...
Um tipo de paranóia que o organismo é incapaz de identificar como real ou imaginária. Ele sempre se prepara frente ao perigo para atacar ou sair correndo.

Para entender o que estamos sentindo e vivenciando devemos buscar ajuda na compreensão da SGA (Síndrome Geral de Adaptação).
O organismo reage tanto em situações cotidianas quanto em experiências de laboratório às agressões, da seguinte forma:
Com respostas defensivo – adaptativas específicas através das células, tecidos ou sistemas contra os quais é dirigida.
E, também segundo uma resposta defensivo- adaptativa mais geral e inespecífica. Essas situações são provocadas pelas mais variadas agressões: calor, frio, infecções, drogas, toxinas, processos mentais, psicológicos, descontrole emocional, estafa...; essa resposta envolve vários órgãos e sistemas tornando-os hiperfuncionantes.

Qualquer que seja o agente agressor cria um estado de sofrimento (tensão) que, se prolongado afeta o indivíduo como um todo.
O estresse resulta na interação entre o dano e a defesa. O próprio sistema de defesa pode começar a gerar danos secundários (estilo efeito colateral de remédios).

A SGA evolui em três fases:
1- Reação de alarme
2- Fase de resistência
3- Fase de exaustão
Reação de alarme:
É a soma de todas as reações não específicas para as quais o organismo não está ainda adaptado. Caso a agressão sistêmica seja moderada é possível a recuperação; e essa fase se divide em duas: a de choque e a de contrachoque que é a reação natural contra o choque e baseia-se no aumento da atividade.

Fase de resistência:
É a soma de todas as reações não específicas geradas pela exposição demorada a estímulos aos quais o organismo se adaptou.
A adaptação a determinado agressor é acelerada ás custas da diminuição contra outros tipos de agentes (explica em parte as doenças recorrentes infantis).

Fase de exaustão:
Devido à permanência e á intensidade da situação toda a fase de resistência não pode ser mantida e o equilíbrio se rompe.

Mecanismos de formação da SGA:

Seyle (estudioso do assunto) admite duas hipóteses: a da energia de adaptação ou adaptabilidade e a das inter – relações funcionais.
Experiências mostram que a resistência aumenta durante a fase de contrachoque; mas, quando já adquiriu um alto grau de adaptação ao agente ao qual foi exposto torna-se totalmente vulnerável a outras agressões até mais simples.
Isso significa que o organismo possui uma cota determinada de energia de adaptação. Isso explica a sensação de exaustão que estamos sentindo.
Os cientistas admitem ignorar as vias de adaptação das inter- relações funcionais da SGA. Que podem ser entendidas quando se conhece eletromagnetismo e a anatomia extrafísica: perispírito, Corpo mental – emocional ou psicossoma, Duplo etérico, Centros de Força (Chakras), meridianos e pontos de acupuntura, plexos nervosos, sistema glandular, órgãos e células.
As células obedecem ás ordens mentais através de mecanismos eletromagnéticos; as mitocôndrias funcionam como “baterias de energia vital” (O Espírito André Luiz lança uma luz sobre o assunto em seu livro “Evolução em Dois Mundos” obra psicografada por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira; FEB – 1958.

Em nós seres humanos, lado a lado com os mecanismos biológicos que asseguram a saúde; há outros psicológicos que nos mantém equilibrados no caminho da evolução.
Vivemos em sociedade, por isso, estamos em permanente conflito com o ambiente íntimo e externo; de um lado estão nossos impulsos, apetites, desejos, vontades; que numa fase primária de quase – homens exigem uma satisfação imediata já que são originários das necessidades fisiológicas do próprio organismo; mas, que logo podem contrapor-se aos interesses dos outros ou do meio, degenerando em conflitos.
Discernir entre necessidade e prazer é um dos nossos dilemas (princípio do prazer a qualquer custo); e as relacionadas ao grupo cultural a que estamos submetidos, e que limitam nossos desejos e ambições (realidade ou verdade).
Todo processo de desajuste inicia-se na infância; e se bem ou mal conduzido faz toda a diferença.
Na gratificação ou frustração dos apetites está o problema ou a solução para a maior parte dos problemas da vida contemporânea; a cada dia quer queiramos quer não, progredimos; aplicar essa nova visão de mundo é a chave para resolver nossos conflitos íntimos e coletivos.

Assunto de extrema gravidade que pode e deve ser esmiuçado, pois vai levar em breve muita gente para a cidade dos pés juntos e outros ainda por aqui ficarão mortos em corpo físico encarcerados na depressão, pânico, psicoses...

Cuidado com o dopar-se com remédios para levar um simples cotidiano...

Namastê.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá
Gostei imenso do blog.
Dr. como superar ou minimizar o stress, a depressão sem recorrer a medicamentos, mesmo quando esta é agravada por problemas hormonais, tais como menopausa...
Obg
bem haja
Paula

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo