sábado, 25 de fevereiro de 2012

ANDAR DESCALÇO FAZ BEM À ALMA




Diz o ditado de um antigo e andarilho povo Andino: “o homem tem dois médicos: o pé direto e o pé esquerdo”. Andar descalço entre eles é um secular hábito; talvez aí esteja uma explicação para sua vitalidade e longevidade. Mesmo sem que soubessem eles descobriram os pontos de acupuntura ligados aos principais órgãos; e que se localizam na sola do pé.

Na atualidade é comum a queixa de falta de energia e de cansaço crônico; um dos motivos é a falta de troca de energia com a Terra; pois andamos o tempo todo em cima de isolantes solas de borracha ou de plástico.

Sempre que possível ando descalço; é uma necessidade desde a infância. Andar descalço dentre outras coisas me deixa mais calmo e menos apressado. É um treino para a evolução do meu espírito; sou obrigado a sentir e a olhar bem onde piso, a andar no ritmo certo e prestar atenção aos limites.

Se transferirmos esses conceitos para a caminhada de nossa alma pela estrada da vida, o ganho em evolução espiritual pode ser interessante.
A alma descalça pode ser a simples e despojada que sabe aonde quer chegar sem impor prazos nem tempo. Tem plena consciência que não está apostando corrida com ninguém. Identifica e respeita seus limites; aprende a andar e a parar quando é preciso. Presta atenção às belezas da estrada. Se o pedaço do caminho é suave e fofo até se atreve a dar uns pulinhos; e quando o trecho for íngreme e pedregoso aumenta a atenção e não desanima, pois sabe que logo à frente haverá um trecho mais suave.

Quando subimos no salto alto do orgulho, os tombos podem ser doídos e até causar quebraduras.
As botinas da prepotência e do mandonismo podem ferir os que caminham conosco pela vida.

A alma descalça pode obter muitas outras virtudes...

Quem diria, andar descalço faz bem não apenas ao corpo,mas também á alma.


Namastê.

2 comentários:

Clotilde ♥ Fascioni disse...

Adorei sua forma simples de colocar seu pensamento e ensinamentos.
Andar descalça me reportou à infância quando não parava calçada e era repreendida por isso (tenho 65 anos), e naqueles tempos tinham outros valores, uma menina não "devia" andar descaça. Hoje por outros motivos ando pouco sem calçados. Adorei seu blog que conheci através da rede amigo Espirita.
Também escrevo, porém predominam escritos bem leves divertidos, mas de vez enquanto falo "sério".
Vou seguir seu blog. Abçs♥
http://www.espiritodeescritora.blogspot.com

Lucky Jean disse...

Adorei..Vou seguir deu blog.Obrigada!

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo