quarta-feira, 18 de maio de 2011

O MICO DA CARIDADE

No game cósmico que é a vida; a prática da caridade se assemelha ao jogo do mico.

Estamos todos no jogo quer queiramos ou não.
Divididos em dois grupos básicos: o dos felizes e o dos sofredores.

A caridade é o mico.
Quando você a recebe tem um tempo para passá-la para a frente – se demorar fica com o mico da caridade e vai engrossar o time dos sofredores.
Para sair dele é fácil; ao receber o mico da caridade basta repassá-lo o mais rápido possível para outro – quanto mais depressa isso seja feito maior será a sanidade espiritual e a velocidade com que jogamos nos fortalece; além de aumentar a emoção e o prazer.
Ao contrário, quanto mais lerdos sejamos em repassar o mico mais fracos nos sentiremos; reforçamos a preguiça e aumentamos o desânimo que pode nos levar á depressão, angústia e até ao pânico de ficar com o mico para sempre.

O game parece simplório; mas é cheio de variantes e de armadilhas a pedir o uso da inteligência para as evitarmos.

- Alguns que se acham espertos apenas repassam o mico da caridade para os sofredores crônicos que se tornaram mais lerdos e acomodados; imaginando estar levando vantagem nessa prática; esquecem que o game é um exercício que quanto mais rapidamente seja praticado mais fortalece. O grau de dificuldade dos movimentos também é muito importante na conquista da habilidade. Caridosos que se acham espertos costumam engrossar o time dos sofredores em pouco tempo.

- Há muitos micos da caridade falsos. Quando receber a caridade quem vai ficar com o mico deve checar sua autenticidade para não ficar com um “podre”.

- Não basta passar o mico da caridade adiante é preciso estar preparado também para recebê-lo – toma lá dá cá.

- Quanto mais micos acumulamos maior será a dificuldade para sair do time dos sofredores crônicos.

- Tudo está registrado e tem um tempo certo para ocorrer.
Após cada ciclo os sofredores crônicos ou acumuladores de mico caem para divisões inferiores, periodicamente.

Como em todo e qualquer jogo: conhecer as regras, estratégias, técnicas, inteligência e habilidade fazem a diferença. Mas, nada substitui o treinamento feito com seriedade e alegria.

Ainda não se interessou pelo jogo?
Não sabe jogar?
Ainda há tempo de aprender e praticar?
Evidente que como todo game há categorias por idade – os bons atletas do jogo do mico da caridade costumam vir das divisões de base; mas há pouco investimento nessa área; daí a carência de bons jogadores adultos.
Vai começar na turma dos veteranos? – Não tem importância; antes tarde do que nunca.

Neste final de ciclo se eu fosse você não ficaria com o mico da caridade – repasse.

Em tempo: Deus é apenas o árbitro.

Paz e luz.

2 comentários:

daniela disse...

Sr, Américo, boanoite adorei seus artigos, quaqnta inteligencia, fico envergonhada de te pedir uma explicação...Mas sou de inteligencia mediana, rsrsr. Sabe que eu não entendi o tal Mico da caridade, que é um game ?? Então a caridade não é válida? não devemos aajudar o proximo e tal? Será que ao ajudar -pegamos- para nós o carma do outro? então devemos nos desvenciliar do outro e da caridade? Foi o que eu e duas amigas a quem compartilhei entenderam. Estamos erradas, acho. Se o Sr. puder nos explique esta lição novamente...Um Beijão. Ah! ET, esse artigo sobre doença de hoje, 19 de maio, demais, já mandei prá todos amigos que tenho. Sensacional. Muito Obrigada pelos ensinamentos!!!

Américo Canhoto disse...

Daniela.
A caridade é o único caminho da paz de consciência e da felicidade. O mico da caridade é você receber ajuda e não praticar a caridade. Exemplo: frequentadores de Centro Espírita que recebem todo tipo de ajuda e não retribuem.
"Fora da caridade não há salvação" - esse é o maior lema a ser seguido.

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo