quinta-feira, 21 de abril de 2011

CODEPENDÊNCIA - UMA DAS MAIS GRAVES DOENÇAS DA HUMANIDADE



Somente a verdade vos libertará (Jesus):
Esse feriadão é mais uma das nossas deslavadas mentiras de codependência de interesses.
Nós somos codependentes desses inventores de datas falsas; interesseiras; hoje, deliciosamente achocolatadas.
Sexta feira da paixão?
Sábado de aleluia?
Louvar a Jesus e malhar o Judas?
Pedir perdão apenas gastando uma fortuna comendo bacalhau e peixes da hora e da moda; para logo a seguir encher a cara de vinho e outros acessórios da comemoração a Baco e seus fabulosos asseclas (nada contra; desde que não usemos o santo nome de Deus e de Jesus de forma tão acintosa).
Chega de frases lindinhas, vazias, desculposas e interesseiras, do tipo: Jesus salva e outras codependências cruéis usadas pelos da sombra para dominar os pobres em pensar de forma crítica: libertadora.
Lá no fundo da consciência: a ocasião do feriadão da “farra” da semana santa é pior do que a do natal.
Material para reflexão:
Somos células de um corpo chamado humanidade, interdependentes, cooperativas, integradas – no estado de sanidade.
No reino vegetal é a simbiose; no animal o comensalismo; no candidato a humano: a codependência que é a matriz do vampirismo e da obsessão, que se origina da preguiça de pensar – a mais grave infecção humana.
Quero me livrar – mas não consigo!
Codependência é uma doença emocional que foi "diagnosticada" nos Estados Unidos por volta das décadas de 70 e 80, em uma clínica para dependentes químicos, através do atendimento a familiares. Porém, com os avanços dos estudos das causas e dos sintomas, que são vários, chegou-se à conclusão de que esta doença atinge não apenas os familiares dos dependentes químicos, mas um grande número de pessoas, cujos comportamentos e reações perante a vida são um meio de sobrevivência.

Os codependentes são, até, os pseudo bonzinhos; amorzinhos de criaturas; religiosos; crentes abusivos em Deus que fazem com que o Moisés se revolva no túmulo da história ao ver que mais de dez mil anos depois; raros cumprem seus primatas mandamentos; são os manipuladores do velho e decrépito testamento do Javé; e até mesmo os que fizeram uso de codependência da fala de Jesus; aqueles que vivem em função do(s) outro (os); anulando-se - fazendo destes a razão de sua felicidade e bem estar; mas apenas, tentando lucrar com isso de alguma forma; quase sempre de forma mentirosa e usando e abusando das coisas emocionais: fotos, poesias, falsas ideoplastias.
Os codependentes:
São pessoas que têm baixa auto-estima e intenso sentimento de culpa. Todos os depressivos; angustiados; e os quase em pânico; e semelhantes – todos nós somos o espelho dessa situação existencial.
Vivem tentando "ajudar" outras pessoas, esquecendo, na maior parte do tempo, de viver a própria vida, entre outras atitudes de auto-anulação.
O que vai caracterizar o doente é o grau de negligenciamento de sua própria vida em função do outro e de comportamentos primários insanos.

A codependência também pode ser fatal, causando morte por depressão, suicídio, assassinato, câncer e outros. Embora não haja nas certidões de óbito o termo codependência; muitas vezes ela a atitude de depender do outro; quando nós deveríamos nos capacitar á nossa condição de deuses (palavras de Jesus); essa atitude é o agente desencadeante de doenças muito sérias.
Mas pode-se reverter este quadro, adotando-se comportamentos mais saudáveis. Os profissionais apontam que o primeiro passo; em direção à mudança é tomar consciência e aceitar o problema.
Pensar não dói.
A melhor marca de ovo de páscoa e de pascoela é a reflexão:
Vigie muito; ore apenas o suficiente para manter a reflexão no foco correto.
Muito há que se dizer a respeito da codependência; em especial no terreno da obsessão.
O presente de Páscoa que peço a Deus?
Uma luz, uma oportunidade de refletir a respeito da VERDADE.
A vida é engraçada: meu amigo aqui ao lado que pede para não ser identificado; mas que é muito prático e brincalhão; Ele me diz o seguinte: Deixa de ser cretino; aceita, que, a partir da semana que vem; teu trabalho vai te render muito mais ao tratares da exacerbação das rinites siusites, pneumonias e coisa e tal: enfim; teu material de trabalho.
Poucas pessoas vão desejar realmente entender Jesus; raras vão querer comprar teu produto: saúde – a maioria vai quere comprar doença com perspectiva de cura sem dor e sem esforço.
Jesus?
O maior garoto propaganda que existe...
Namastê.

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo