domingo, 27 de fevereiro de 2011

CANSAÇO MENTAL - "ORA QUE MELHORA"

CANSAÇO MENTAL - ORA QUE MELHORA

Só percebemos o que nos interessa – mas essa percepção nem sempre é consciente. Muito mais vezes do que seria adequado o Foco da Atenção é posicionado pelo subconsciente; programação antiga da nossa alma; nem sempre adequada.

Nossos interesses subconscientes nem sempre são muito claros; costumam ser vagos, desordenados e até conflitantes – causa maior do mecanismo da auto-sabotagem.

Desperdiçamos muita energia mental quando vivemos sem foco definido ou num processo de espera; pior quando a expectativa é de acontecimentos negativos.
Nessas ocasiões, o foco da atenção ainda não se acha presente; provavelmente nunca surgirá de forma concreta; mas a energia psíquica foi gasta; desperdiçada.

Na atualidade estamos submetidos a uma enxurrada de informações, contra-informações, desejos de outrem misturados aos nossos antigos e novos.
A cada dia torna-se mais difícil manter a tenacidade do Foco da Atenção; essa sim, realizadora amplificando a consciência.
Em certo sentido podemos chamar a tenacidade de Fé.
Ela é a propriedade de manter a Atenção orientada de modo permanente e coerente em determinado sentido.

Para que desenvolvamos a tenacidade é preciso vigilância.
Que é a possibilidade de desviar a Atenção para um novo objeto, especialmente para um estímulo do meio exterior.

No sentido que lhe queremos dar a vigilância é a inteligência em atividade para que a escolha do Foco da Atenção seja no Bem que ilumina, energiza a mente, equilibra as emoções e os sentimentos.

Como fator capaz de manter uma linha de conduta dentro das Leis Divinas, agregando tenacidade e vigilância nós podemos lançar mão do recurso da meditação e da oração; até que consigamos executar nossas tarefas diárias em estado de paz e alegria constante.

Sem uma diretriz de vida escolhida; essas duas qualidades da Atenção comportam-se, geralmente, de maneira antagônica, ou seja, quanto mais tenacidade sobre um determinado objeto está se dedicando, menos vigilante estamos em relação a eventuais estímulos a serem apreendidos.

Na construção de nós mesmos o alicerce é o conhecimento de quem somos nós e o que fazemos aqui. Daí surge a diretriz capaz de alinhar tenacidade e vigilância conforme nos pediu Mestre Jesus quando nos exortou a vigiar e orar; pois manter o Foco da Atenção nesta vida cada vez mais agitada e rápida é tarefa cada vez mais difícil.
Quando sabemos quem somos e o que queremos como destino, nós economizamos energia psíquica. Evitando que a ansiedade e o medo tomem conta da nossa tela mental.

A aceleração do momento nos traz descobertas interessantes a respeito das colocações de Jesus e outros Mestres.
Praticar o Evangelho, por exemplo, sempre nos pareceu algo para usufruir os frutos da prática; depois do desencarne; hoje damos de cara com a Verdade que nos libertará: É preciso praticar o Evangelho para continuar encarnado e para manter a sanidade do corpo físico e a integridade, mental, emocional e afetiva.

Viver em grupo e com auxílio já está complicado; a sós conosco mesmo; e com o comando do subconsciente vai tornar a vida insuportável.

Costumo perguntar a meus pacientes:
Acredita em algo?
Possui uma religião?
Pratique-a.
Exercite sua fé.
Isso pode ser muito importante no seu processo de cura.

Namastê.

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo