sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CARACTERÍSTICAS CONFLITANTES DA PERSONALIDADE E AUTO-SABOTAGEM

Ao nascer trazemos um esboço da personalidade que, somadas ás influências do meio ambiente na infância, nos confere a personalidade com que nos apresentamos atualmente.
Nos primeiros anos absorvemos as posturas dos adultos; uma delas: tentar esconder dos outros, características que não são bem vistas pela sociedade. Dessa forma, criamos a auto-ilusão ou auto-imagem deturpada. De forma resumida, no dia a dia nos apresentamos perante a vida com duas personalidades: a real que representa nossa evolução e; a social, que representa aquilo que gostaríamos de ser, para sermos admirados, invejados.
O que denominamos personalidade social é um útil conjunto de “máscaras” que colocamos e tiramos segundo as conveniências do momento para que sejamos aceitos pela maioria; caso contrário, conviver seria complicado.
A doença física é uma forma de expressão corporal que deixa isso bem claro: Na criança pequena predomina a personalidade real, então ela exterioriza com mais transparência: febre, vômitos, diarréias, erupções de pele...; já no adulto predomina a personalidade social então ele interioriza suas moléstias: hipertensão, úlcera, diabetes, etc.
Reciclar nossa forma de ser é muito importante para manter a sanidade física e mental; pois quanto menos autênticos formos mais doentes e esgotados vamos ficar, devido a tantas solicitações e ocorrências ao mesmo tempo; além de deixarmos as máscaras cair uma atrás da outra, ainda nos “esgotamos” e adoecemos.

Algumas situações criadas e reforçadas pela educação atual que se baseia no medo, mentira, suborno e chantagem, contribuem para a auto-sabotagem:
- O pensamento mágico, que cria a auto-ilusão.
- Crises entre o ser e o parecer.
- Conflitos entre desejos e frustrações – quero; mas não posso; desejo; mas não sou capaz. O conflito entre frustração e desejo nos leva a tentarmos fugir da realidade e da felicidade, pois quem dela quiser aproximar-se há que ser realista, simples, lógico, inteligente e justo. Quem prefere optar por desejos que nunca serão concretizados sem esforço como sonha o imaturo (pensamento mágico), certamente vai criar em sua vida sofrimento e doença.
- Vida subconsciente – mesmo quando imbuídos em desejo de mudanças, repetimos o passado – pois, a maior parte de nós vive uma vida reativa e subconsciente, nosso estado de consciência é precário. Quem mais nos sabota é o subconsciente.
- Sistema de crenças e cultura. Somos treinados a nos sentirmos incapazes de resolver nossos problemas; e de ter desejos próprios; o que nos leva ao medo da mudança.
- CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE ANTAGÔNICAS – esse é nosso assunto do bate papo de hoje. Exemplo, pessoa bagunçada nas suas coisas pessoais e doentiamente arrumada para se apresentar aos outros. Indivíduo carinhoso e agressivo; estilo criança que, ao mesmo tempo em que acaricia a mãe a arranha, puxa os cabelos, morde; e depois, se torna um “psicopata” daqueles que vivem uma existência afetiva entre tapas e beijos.

EXEMPLO
Imaginemos uma pessoa bem comum dotada das seguintes características: impaciente, apressada, acha que é a dona do mundo – mas, ao mesmo tempo é muito preguiçosa.
Sua caótica existência já começa todo dia atrapalhada:
Acorda sempre tarde. Não curte o banho nem o café da manhã (come correndo e vive com dor de estômago). Cria desafetos no trânsito. Chega esbaforida ou atrasada no trabalho. Seu campo áurico está um desastre; daí só atrai problemas e pessoas mala. Vive infeliz. O sentimento de menos valia “pega-pesado”; daí, sobra prá sua tireóide. Depressão e angústia estão sempre batendo á porta. Adoece com freqüência. Nunca arruma tempo para cuidar do corpo. Candidata-se a usar drogas psiquiátricas.

Muitas das nossas características são conflitantes e se alternam.
Elas também são a matriz da BIPOLARIDADE – um dos itens mais importantes da auto-sabotagem.
Não é á toa que na acelerada vida contemporânea; a maioria das pessoas está apresentando no dia a dia; posturas bipolares quase psiquiátricas – para alguns é questão de dias, semanas ou poucos meses.

Convidamos o leitor a uma auto-análise mais apurada.
Leiam os artigos correlatos no bloog.

Alerta:
Boa parte das doenças físicas tem origem nesse processo.
A dificuldade de cura, também – Quem disse que queremos ser curados e perder a mordomia de estarmos dodói? Quer se curar ou ser curado? Quer ser uma pessoa por inteiro um um zumbi drogado?

Solução?

Namastê.

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo