domingo, 19 de dezembro de 2010

ESTRESSE INÚTIL DETONA A MEMÓRIA

Atualmente um novo problema parece estar associado ao desgaste da capacidade de fixação dos fatos acontecidos:
Excesso ou sobrecarga de notícias e informação.

As “novidades” dos tempos modernos chegam até nós através dos mais variados meios: jornal, revista, rádio, televisão, cinema, fax, carta, e-mail, internet, escola, cursos, etc.
Muitas vezes essa avalanche de diz que diz supera nossa capacidade de compreensão eficaz.

Essa dificuldade de apreensão e, conseqüentemente, de memorizar tem muito a ver com o estresse desencadeado com a ajuda do excesso de estímulos e solicitação; com maior dano quando acompanhado de medo e ansiedade.

Evidentemente que, em curto prazo, o estresse até habilita nosso cérebro a reagir mais prontamente aos estímulos, sendo essa a função primária da ansiedade do estresse.
Na evolução da espécie para acompanhar as transformações em Gaia; nossa mente analógica está sendo transformada em digital; é fácil perceber que boa parte das crianças da atualidade já vem com uma mente mais digital, de fábrica.

Em longo prazo, entretanto, o desgaste supera a eficiência.

Algumas pesquisas na área do estresse calculam que, ao fim de cerca de 30 minutos, os hormônios do estresse (adrenalina, cortisona e outros) começam a desativar as moléculas que transportam glucose para o hipocampo, deixando assim essa parte do cérebro com pouca energia.

Depois de períodos mais longos, os hormônios do estresse podem acabar comprometendo seriamente as ligações entre neurônios, fazendo o hipocampo reduzir ao máximo sua ação, tal como uma espécie de atrofia funcional.
Ela é reversível se o estresse for curto; mas um estado de estresse que demora meses ou anos, pode acabar inutilizando definitivamente neurônios do hipocampo – tornando as pessoas mais “esquecidas” e mais “burras”; daí, mais manipuláveis, verdadeiras cobaias sapiens - sapiens; pois, é vero que, quem garante a eficácia da memória em 3D, indiretamente da consciência que se tem do vivido, é o hipocampo; portanto, havendo dano dessa estrutura cerebral a capacidade de fixação da memória estará prejudicada.

Para preservar o Hipocampo – dentre outras coisas:
Selecione as informações.
Diminua o estresse inútil.
Seja honesto: não se aposse dos problemas dos outros; preocupe-se apenas com o que lhe pertence.
Viva uma situação de cada vez; um dia após o outro...

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo