quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2011 - ANO DA SOBERANIA EMOCIONAL




Que venha o ano novo – Nele eu direi e viverei a promessa que faço a minha pessoa:

Eu sou mais eu! Sou meu rei e vassalo.

Estar soberano com relação às emoções implica em desenvolver a capacidade de discernir e de aprender a separar o que é teu do que é dos outros.

O que é soberania emocional?

Nada complicado; nós temos soberania emocional eficiente com relação às pessoas de quem não gostamos ou que imaginamos como nossos adversários: - Escolheu assim, bem feito, é pouco, precisava passar mais para aprender, pois parece que ainda não aprendeu a lição...
Não que esse sentimento seja correto; embora seja claro; o que é básico. Não conseguimos ser muito claros sobre o que sentimos com relação ás dificuldades de vida, criadas pelas pessoas que achamos que nos pertencem, que imaginamos ser nossa posse; isso dificulta que possamos ajudá-las, no mínimo a compreender a origem do problema; participar da solução, nem em sonho.

Na relação entre as pessoas é preciso que estejamos sempre em condições de ajudar, de colaborar sem trazer para nós os problemas dos outros. Deu, deu; não deu paciência, fica para a próxima. Mestre Jesus foi mais drástico: Não dê pérolas aos porcos...
Quando não é possível fazer algo pelas outras pessoas, viva de forma saudável e não as atrapalhe.
Não chore por outrem, nem com as outras pessoas, apenas console-as e anime-as a buscar forças para prosseguir; caso seja capaz; do contrário: para não falar as paranóias costumeiras; fique presente e quieto. Um abraço sempre vai bem.

Como ajudar pessoas que não querem ser ajudadas?

Primeiro é preciso analisar se vale a pena o tempo e o esforço investido. O passo seguinte: aprender a esperar o momento certo de ajudar com eficiência.
Um momento especial de aprendizado é a dor, o sofrer.
Saiba aguardar o momento certo, para aprender a ajudar as pessoas quando elas estão abertas ao aprendizado: na vigência, ou melhor, passada a dor, nós estamos mais aptos a perceber a responsabilidade que temos sobre o que estamos vivenciando.

Entre nós ainda é natural que, ao acharmos que está tudo bem; não nos atrevemos a mudanças ou a permitir sugestões de transformação.

Queres estragar toda intenção de ajudar?

É simples:
Diz as coisas no momento errado.
Torna-te repetitivo.
Cobra do outro todas as tentativas que já fizeste para ajudá-lo, em vão; e depois fica magoado quando ele te jogar na cara que não te pediu ajuda. Fizestes porque desejaste...

Um detalhe importante:
Não adianta muito que sejas soberano com relação às tuas emoções se as pessoas com quem vives não o são ainda. Elas vão te derrubar dia menos dia. Então: exemplifica para ajudar as pessoas que te cercam a obter soberania emocional; pois num lugar onde alguns não são soberanos com suas emoções; acaba sempre sobrando para os outros, algum rescaldo de seus sofrimentos.

Estuda as pessoas sem cair no engano do julgamento, para que possas mostrar com clareza a cada uma delas que te procura com problemas; onde foi desencadeada a ação que se manifesta neste momento como reação.
Tenta sempre mostrar que qualquer problema tem solução desde que bem interpretado e estudado.

A armadilha da conquista da soberania emocional para quem pensa pouco; é a frieza, o distanciamento, a vingança dissimulada; pouco ou nada a ver com amor...

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo